Continente vai integrar Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos filmes publicitários
Alinhada com a estratégia de comunicação ‘O Continente é de toda a gente’, lançada no início deste ano, a marca reforça o compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão.

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Em articulação com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), o Continente decidiu integrar Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em todos os seus filmes publicitários de conceito (spots cuja mensagem gira em torno de uma ou várias histórias) exibidos na televisão e nas redes sociais. A medida será assinalada com o lançamento, em novembro, de uma campanha publicitária especial, entretanto já produzida sob estes pressupostos.
“O Continente é de toda a gente e a integração da Língua Gestual Portuguesa nos nossos anúncios publicitários reflete bem a dedicação da marca a esse compromisso. É importante garantir que todos conseguem aceder às mensagens que recebem, para que tenhamos realmente uma sociedade mais justa e inclusiva. Para que todos possam participar e tomar decisões de compra úteis e esclarecidas. Isto significa mais uma etapa superada de um caminho de promoção da inclusão que o Continente já começou a trilhar há bastante tempo e que, naturalmente, é transversal a todas as áreas da empresa”, afirma Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente.
A Língua Gestual Portuguesa, reconhecida oficialmente pela Constituição Portuguesa em 1997, é a Língua materna da Comunidade Surda e a sua inclusão nos anúncios do Continente garante uma participação mais ativa na sociedade.
A Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) acredita que “este será um passo importante do Continente rumo a uma acessibilidade mais plena da Comunidade Surda através da Língua Gestual Portuguesa (LGP), no sentido de promover uma maior igualdade de oportunidades na comunicação/informação”.
Esta nova medida, a favor de uma comunicação mais inclusiva, integra um plano concertado de iniciativas do Continente que concorrem para o mesmo objetivo: aproximar ainda mais a marca de toda a gente, garantindo que todos se sentem verdadeiramente representados.
A retalhista avança que durante o próximo ano, serão lançadas várias medidas que materializam e reforçam este mesmo desafio. Como exemplo, a marca tem previsto incorporar nos seus canais digitais de comunicação – cada vez mais procurados e usados pelos consumidores – várias funcionalidades que garantem maior facilidade de acesso às comunidades excluídas por diferentes tipos de incapacidades.
Já em fase de implementação, o projeto loja inclusiva para pessoas singulares lançado no Continente Modelo em Leça do Balio, reforça este compromisso. Com o objetivo de proporcionar conforto e autonomia crescente, a loja disponibiliza um serviço de apoio à compra, caixas e carrinhos adaptados, abafadores de som para crianças e adultos, uma planta sensorial que identifica os locais onde pode ser mais provável existirem sobre-estímulos de ruído, cheiro ou térmicos e ainda uma sala de conforto disponível em caso de necessidade.
Esta loja está adaptada para que pessoas com incapacidade, nomeadamente no espectro autista, possam fazer as suas compras com autonomia e maior tranquilidade. O objetivo é estender este projeto para mais lojas do país e continuar a apoiar com formação especializada os colaboradores da marca para poderem responder de forma adequada às necessidades dos clientes mais singulares.