Ministro da Agricultura marca presença em conferência da CAMB
A conferência insere-se no programa de comemorações dos 70 anos da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos e contará com a presença do ministro da Agricultura e Pescas na sessão de abertura.

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Destinada apenas a sócios e parceiros da Cooperativa, a conferência realiza-se a 27 de setembro no Cineteatro Caridade, em Moura. José Manuel Fernandes vai marcar presença na sessão de abertura da conferência que contará também com a intervenção de Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura, e José Duarte, presidente da CAMB.
Segue-se uma apresentação sobre a ‘Evolução do Mercado do Azeite em Portugal’, por Pedro Santos, da Consulai.
O programa da manhã fica completo com a realização de uma mesa redonda sobre ‘A Dinâmica do Preço e Mercado do Azeite em Portugal’, moderada por Helder Transmontano, diretor geral da Cooperativa. Conta com a presença de Bruno Cantinho, da Olivogestão, Mariana Matos, da Casa do Azeite, Marta Silva, da Jerónimo Martins, Pedro Pimentel, da Centromarca e Nuno Alarcão, da Sovena.
Os trabalhos da tarde iniciam-se com uma apresentação sobre ‘A Certificação do azeite’, feita por Luísa Bastos, da Kiwa Sativa. Henrique Herculano, da Casa Relvas irá, logo de seguida, moderar a mesa redonda centrada no tema ‘A Excelência do Azeite de Moura: a Importância da Certificação DOP’ que terá a presença de João Gomes, da CAMB, Luísa Bastos, da Kiwa Sativa, José Venâncio, da Herdade dos Cotéis, Francesco Montanari, da Arcadia International e José Domingos Velez, vice-presidente CCDRA.
Ainda na parte da tarde, haverá uma conversa improvável sobre saúde e nutrição, em que se irá debater o papel do azeite. Moderada pela jornalista Joana Petiz, conta com os contributos da nutricionista Inês Garcia, do cardiologista António Mata Antunes, de Francisco Pavão, da Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), e do atleta Diogo Navas Garcia.
A sessão de encerramento será feita por Álvaro Mendonça Moura, presidente da CAP e José Manuel Duarte, presidente da CAMB. No final, haverá um Azeite d’Honra na sede da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos para assinalar os 70 anos da organização.
Com início previsto para as 9h30, prolonga-se durante todo o dia. Os sócios poderão assistir ao evento mediante inscrição prévia, informa a CAMB.
Fundada em 1954 por um grupo de agricultores que pretendiam transformar o azeite das suas produções de azeitona, a Cooperativa é, hoje, a maior do país em produção de azeite. Tem 1300 sócios olivicultores, 50 trabalhadores e produz em média, seis mil toneladas de azeite por ano.