Sabe bem neste verão: a sugestão de Nicole Santos, diretora criativa e de marketing da Fábrica de Cervejas Portuense
A diretora criativa e de marketing da marca portuguesa de cervejas premium acredita que “neste verão, não precisas de um cenário ideal. Seja em casa, na praia ou num piquenique” a Nortada é a opção perfeita, por ser “uma cerveja que homenageia o jeito atrevido de encarar a vida. Aqui, o sabor vem não só dos ingredientes, mas da vontade de enfrentar qualquer tempestade com bravura e alegria”.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
“O vento sopra forte, o mar agita-se e o nevoeiro cai sobre a costa. Mas somos feitos para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Crescemos com a bravura de quem desafia a natureza, abraçando cada dia com uma determinação inabalável. É esse espírito que celebramos a cada brinde com uma Nortada”, refere Nicole Santos.
A diretora criativa e de marketing da Fábrica de Cervejas Portuense, que detém a marca de cerveja Nortada, garante que “uma experiência gastronómica memorável vai além do paladar, é um encontro com as nossas raízes” e que “ao abrir uma Nortada, não estás apenas a saborear uma cerveja fresca, estás a brindar à coragem que define quem somos”. “Esta cerveja é um tributo àqueles que cresceram a enfrentar as nortadas na praia, de camisola vestida, determinados a tirar o máximo de cada dia, não importa o tempo”, salienta.
“Neste verão, não precisas de um cenário ideal. Seja em casa, na praia ou num piquenique, esta é uma cerveja que homenageia o jeito atrevido de encarar a vida. Aqui, o sabor vem não só dos ingredientes, mas da vontade de enfrentar qualquer tempestade com bravura e alegria”, sugere.
Para Nicole Santos “a harmonização não é mero capricho, mas sim uma viagem de descobertas sensoriais onde alimentos e bebidas dialogam, cada um ressaltando o melhor do outro”. “A harmonização eleva as experiências gastronómicas, transformando cada refeição num momento memorável. É uma celebração dos sentidos que tanto enriquece a degustação, como aprofunda a apreciação pelas nuances entre comida e bebida. Esta é uma forma de explorar o equilíbrio entre as características da bebida, sejam elas frutadas, amargas, doces ou ácidas, e os sabores dos alimentos”, acrescenta.
E porque acredita que nas experiências gastronómicas, harmonizar é criar, esta deve ser encarada como uma extensão da paixão pela cerveja.” Os sabores devem ser intensificados e conjugados com elementos que fortaleçam a harmonia entre cerveja e comida”, diz ainda.
A responsável da Fábrica de Cervejas Portuense deixa algumas sugestões de como deve apreciar as seguintes cervejas neste verão:
Numa cerveja IPA, temos uma marcante presença do lúpulo e de notas cítricas. Esta cerveja pode ser harmonizada com pratos picantes, como um caril de camarão. O contraste entre o amargo da cerveja e o picante do prato cria um equilíbrio perfeito. Vai ainda realçar os sabores, enquanto refresca o paladar.
Se na anterior usamos a técnica de harmonização de contraste, na Lager, podemos usar a técnica da semelhança. Assim, esta cerveja pode ser combinada com frango assado, por exemplo. As suaves notas caramelizadas da cerveja vão espelhar os sabores tostados do frango. Esta combinação vai oferecer uma experiência harmoniosa onde os sabores maltados são celebrados em conjunto, ampliando a satisfação em cada garfada.
A complementação surge quando elementos diferentes em cada componente se unem para criar um perfil de sabor totalmente novo. Por exemplo, a complexidade de uma Dark Lager, com as suas notas de chocolate e café, combina com a riqueza de um queijo azul. A cerveja introduz um contraponto às notas intensas do queijo, enquanto adiciona uma camada extra de profundidade ao paladar.
Para a Märzen, a harmonia entre os sabores maltados e os pratos mais ricos cria uma experiência sensorial completa. Com notas de biscoito e caramelo, é ideal para acompanhar pratos de carne grelhada, onde cada gole amplifica os sabores da refeição.
“Com estas dicas de harmonização, é possível transformar o teu verão numa experiência sensorial e imersiva. A cerveja pode ser muito mais do que uma bebida; ela pode criar histórias, onde cada gole não só acompanha como proporciona experiências que se tornam um escape da rotina e um ponto de conexão entre pessoas que partilham os mesmos interesses”, conclui.