ANIL abriu as inscrições para o Concurso Queijos de Portugal 2024
As inscrições para a edição de 2024 do Concurso Queijos de Portugal decorrem até 25 de setembro.

Hipersuper
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Com o objetivo de estimular a produção, de promover e divulgar os queijos de qualidade elaborados em Portugal, a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) está a organizar a edição de 2024 do Concurso Queijos de Portugal.
“O Concurso reafirma a sua importância e compromisso com a promoção e estímulo ao desenvolvimento da indústria de lacticínios, destacando a excelência na produção de queijos em Portugal”, sublinha a ANIL na divulgação da competição.
A ALS Life Sciences Portugal foi designada pela organização como coordenador do concurso e terá como missão de garantir o cumprimento do regulamento, velar pelo perfeito desenvolvimento, preparação, exame organolético das amostras e pela comunicação dos resultados.
O Concurso Queijos de Portugal está aberto a todos os fabricantes de queijo no território nacional e podem ser candidatados, os queijos elaborados em Portugal “procedentes de estabelecimentos devidamente autorizados, de acordo com o estabelecido nos Regulamentos (CE) n.º 852/2004 e 853/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho e que correspondam a um lote destinado à comercialização”, indica o regulamento.
“Estão expressamente excluídos os queijos Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e as marcas de distribuidor (MDD)”, lê-se ainda.
Cada fabricante poderá concorrer em quantas categorias queira, mas no máximo com duas referências por categoria.
Segundo a ANIL, o júri será composto por 16 a 24 elementos, consoante o número amostras submetidas, provenientes de diferentes meios, nomeadamente, representantes do setor, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e gastronomia, distribuição, meios de comunicação e demais especialistas.
A participação no concurso obriga ao completo preenchimento e envio da ficha de inscrição até às 18h do dia 25 de setembro. Os queijos a concurso deverão ser entregues a 08 e 09 de outubro e as provas realizam-se a 10 e 11 desse mês.
O regulamento de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da ANIL
Em 2023, o Concurso Queijos de Portugal premiou 23 queijos portugueses. Concorreram 172 queijos nacionais de diferentes categorias, naquela que é a principal competição técnica de queijos a nível nacional.
Dos mais comuns, e mais presentes na mesa dos portugueses, como o curado, o amanteigado, o flamengo, o fresco ou o requeijão, passando pelos menos usuais como o atabafado ou de culturas de superfície, todas as categorias foram premiadas com um vencedor e menções honrosas, num total de 23 vencedores e 45 menções honrosas.