CCIP é parceira da UE no programa ‘EU Business Hub – Japão e República da Coreia’
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa organiza nesta terça, 09 de julho, um evento para apresentar este programa de apoio às PME.

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
O Programa ‘EU Business Hub – Japão e República da Coreia’, tem por objetivo apoiar e promover as exportações europeias para estes dois mercados. A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) é a entidade parceria do programa, em Portugal.
Lançado pela Comissão Europeia, visa ajudar as pequenas e médias empresas (PME) da União Europeia, que atuam nos setores das tecnologias verdes e sustentáveis, soluções digitais e saúde, equipamentos médicos, “a entrar em dois mercados de elevado potencial da Ásia – Japão e República da Coreia”, informa a CCIP num comunicado.
O programa vai atuar como ligação das empresas da UE a potenciais parceiros naqueles dois países da Ásia, através da organização de 20 missões empresariais e da participação em feiras nos próximos quatro anos. Até 2027, o projeto pretende facilitar a participação de 1.000 empresas inovadoras.
“Os participantes, nas missões ou em feiras setoriais, terão a oportunidade de estabelecer contactos com potenciais parceiros através da participação em sessões de matchmaking B2B, acesso a análises setoriais aprofundadas e ainda apoio com serviços de tradução”, informa a CCIP no comunicado.
“A promoção do comércio, das empresas e das parcerias está no cerne das políticas e estratégias da UE. O programa EU Business Hub é um instrumento importante neste sentido: ajudará as nossas PME e as nossas empresas em fase de arranque a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Acordo de Comércio Livre entre a UE e a República da Coreia e as parcerias Verde e Digital”, refere a embaixadora da União Europeia na República da Coreia, Maria Castillo-Fernandez, citada no comunicado.
“Enquanto segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia, o Japão apresenta um mercado lucrativo para as PME europeias, prevendo-se que a sua resiliente economia sustente um crescimento de 1% do PIB para além de 2023, impulsionado principalmente pela procura interna robusta, oferecendo amplas oportunidades para as empresas da UE aproveitarem”, sublinha, por sua vez, o embaixador da UE no Japão, Jean-Eric Paquet.
Para explorar os principais objetivos do programa, os serviços oferecidos e partilhar informações sobre as missões empresariais e os critérios de elegibilidade e seleção das empresas participantes, a CCIP vai realizar o evento de lançamento do programa nesta terça-feira, 09 de julho, a partir das 9h30, na sua sede em Lisboa.
A apresentação tem entrada gratuita, mediante inscrições, com preenchimento de um formulário, em https://survs.com/survey/x6yyp1p0w8