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Inscrições para a Fruit Logistica 2025 estão abertas até 31 de julho

A última edição do certame reuniu 2.700 expositores de 91 países e recebeu 66 mil visitantes de 145 países. Portugal esteve representado por 21 empresas, incluindo um stand coletivo organizado pela Portugal Fresh, com uma área total de exposição 556 m2.

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Inscrições para a Fruit Logistica 2025 estão abertas até 31 de julho

A última edição do certame reuniu 2.700 expositores de 91 países e recebeu 66 mil visitantes de 145 países. Portugal esteve representado por 21 empresas, incluindo um stand coletivo organizado pela Portugal Fresh, com uma área total de exposição 556 m2.

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A Fruit Logistica, uma das feiras internacionais mais importante para o setor da fruta fresca, regressa a Berlim, Alemanha, de 5 a 7 de Fevereiro de 2025. As inscrições para as empresas que queiram apresentar produtos, maquinaria e soluções naquele certame, estão abertas até 31 de julho no site da Fruit Logistica.

A edição de 2024 do certame reuniu 2.700 expositores de 91 países e recebeu 66 mil visitantes de 145 países. Portugal esteve representado por 21 empresas, incluindo um stand coletivo organizado pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, com uma área total de exposição 556 m2.

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A presença em feiras internacionais do setor agroalimentar é uma das ações chave da Portugal Fresh no âmbito do seu Projeto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025.

Prevê ainda a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados – Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (neste último caso, em 2025) – e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor.

Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663€, financiado em 48,8% pelo FEDER. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030. Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados e a União Europeia absorve 81% do valor exportado.

As exportações portuguesas de frutas, legumes, flores e plantas ornamentais atingiram um novo recorde em 2023 e somaram 2300 milhões de euros. Em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento de 11,4% em valor, revelou o INE em fevereiro deste ano. Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados e a União Europeia absorve 80% do valor exportado.

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Águas de Carvalhelhos fazem par com os vinhos para promover o Alto Tâmega e Barroso

Marca centenária nacional, a Águas de Carvalhelhos é uma das aliadas do Aqua Wine Fest, que dinamiza a economia de produtos endógenos transmontanos e dezenas de marcas

Depois da estreia em Valpaços, no ano transato, o Aqua Wine Fest assenta desta vez arraiais em Chaves, esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29, para promover a água e o vinho, dois produtos endógenos do Alto Tâmega e Barroso.

Marca centenária nacional, a Águas de Carvalhelhos é uma das aliadas do Aqua Wine Fest, que dinamiza a economia de produtos endógenos transmontanos e dezenas de marcas e tem a decorrer, complementarmente, uma mostra gastronómica e animação musical nos dois dias.

“A participação da Carvalhelhos é duplamente estratégica, isto porque a neutralidade no palato da nossa água gaseificada, por exemplo, e o baixo nível de sódio tornam-na perfeita para limpar o paladar e realçar as harmonizações vínicas às refeições”, explica Daniel Soares, administrador da empresa.

A decorrer na Alameda do Tabolado, a iniciativa, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, tem por objetivo ajudar as empresas a comercializarem os seus produtos através de cadeias curtas de distribuição e mercados de proximidade, ao visar a valorização da excelência de produtos locais. O acontecimento tem uma mostra gastronómica a decorrer complementarmente e animação musical nos dois dias.

Na edição deste ano marcam presença 27 produtores e engarrafadores de vinhos de Denominação de Origem Protegida de Trás-os-Montes e Regional Transmontano, bem como de referências produzidas na região sob o selo dos vinhos verdes.

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World Cheese Awards 2024 serão em Portugal e as inscrições já estão abertas

Considerados os Óscares do Queijo, os World Cheese Awards decorrem este ano em Portugal. A cidade de Viseu recebe o evento entre 15 e 17 de novembro e vai reunir em competição mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países.

A cidade de Viseu recebe, em novembro, os World Cheese Awards 2024. Portugal sucede assim a países como o Reino Unido, Itália, Espanha ou Noruega e vai ser palco, pela primeira vez, da maior competição mundial de queijos.

Considerados os Óscares do Queijo, os World Cheese Awards decorrem este ano em Portugal. A cidade de Viseu recebe o evento entre 15 e 17 de novembro e vai reunir os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países, em competição.

As inscrições para os prémios estão abertas até ao dia 16 de setembro, a todos os produtores que desejem participar, .

A avaliar os queijos em competição estará um juri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades, entre os quais 35 profissionais portugueses – o maior contingente de jurados nacionais na história da competição.

O evento, organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food, vai trazer ainda a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores e contará com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público.

Viseu: “cultura gastronómica rica”

Bruno Filipe Costa é o impulsionador da vinda do evento para Portugal, num esforço conjunto com o jornalista gastronómico Paulo Salvador. “Sonhar ter o evento em Portugal, especialmente em Viseu, representa uma aposta de potenciar a imagem internacional do melhor que temos em Portugal, as suas gentes, e descentralizar a escolha dos locais para os grandes eventos mundiais a ocorrer no nosso país, num evento que pretendemos verdadeiramente inclusivo, envolvendo a região e as comunidades, e capaz de elevar o nome dos nossos queijos mundialmente”, explica Bruno Filipe Costa.

“Portugal e a região da Serra da Estrela escondem verdadeiras joias gastronómicas que vão surpreender produtores, comerciantes e apreciadores de queijo”, acrescenta o jornalista gastronómico Paulo Salvador.

John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, explica a escolha de Viseu com o facto de ter “uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”.

Fernando Ruas, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, sublinha que a região é conhecida “por ser o território por excelência do queijo em Portugal, pela gastronomia e vinhos, mas também pelas magníficas paisagens e pela qualidade dos seus produtos, está preparada para acolher produtores, especialistas e entusiastas do queijo com a hospitalidade que nos caracteriza”.

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Wells abre nova loja no Loures Shopping

A Wells acaba de chegar ao Loures Shopping com o conceito beauty.

A nova loja reúne num único espaço parafarmácia, perfumaria e maquilhagem, onde se encontram disponíveis mais de 200 marcas, como a Lancôme, Lancaster, Carolina Herrera, Boss, Clarins, Maybeline, 3ina, e as recém-chegadas Aura e Freshly Cosmetics.

Situada no piso 0, a nova loja conta com espaços dedicados ao aconselhamento personalizado e possibilidade de experimentar maquilhagem de marcas como 3INA, Mabeylline, Catrice e muitas mais.
Além das já habituais marcas de dermocosmética, como Novex, Lola, Evoluderm, Revuele, Ziaja, Babaria, também é possível encontrar o WOW!Market, uma zona com centenas de produtos de beleza com preços baixos, que inclui produtos de maquilhagem, cuidados labiais e formatos de viagem.
A Wells criou também o Mask Bar, um espaço com uma ampla oferta de máscaras de rosto e corpo.

Para celebrar a abertura desta loja, até ao dia 30 de junho é possível encontrar centenas de produtos de perfumaria, saúde, beleza e bebé com preços até 50% de desconto.

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Grey Goose Altius chega a Portugal

Grey Goose Vodka acaba de apresentar no mercado nacional a Grey Goose Altius, inspirada nos Alpes franceses e filtrada a temperaturas abaixo de zero para captar as raras maravilhas naturais […]

Grey Goose Vodka acaba de apresentar no mercado nacional a Grey Goose Altius, inspirada nos Alpes franceses e filtrada a temperaturas abaixo de zero para captar as raras maravilhas naturais das montanhas em cada garrafa.

“Sendo a vodka francesa por excelência, foi óbvio para nós procurarmos inspiração para a nossa próxima grande inovação numa das maravilhas terrestres mais admiradas do país e do mundo”, afirma Fraçois Thibault, master distiller da Grey Goose. “Em Altius, trabalhámos para desenvolver um produto com processos que lembram os raros fenómenos que ocorrem naturalmente nas altas temperaturas dos Alpes, de forma a conseguirmos engarrafar a suavidade glacial com que as montanhas nos abraçam.”, acrescenta.

O lançamento desta vodka ultra-premium em Portugal foi celebrado num final de tarde no exclusivo Praia no Parque, espaço que reuniu centenas de pessoas.

Grey Goose Altius estará disponível nas versões de 700ml e 1,75l exclusivamente nos melhores bares, discotecas e restaurantes do mundo nos hotspots de verão da Europa, incluindo Mykonos, Saint Tropez, Porto Cervo e também Lisboa, e no outono chegará a Londres, Paris e aos EUA.

 

 

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Bebidas

Liga Portuguesa Contra o Cancro e Fortimel colaboram para identificar risco nutricional em doentes oncológicos

Vão ser promovidas ações de identificação do risco nutricional a nível nacional, abrangendo o território de norte a sul, ilhas e também em formato online.

Com 20 a 70% dos doentes oncológicos a sofrer de malnutrição e perda de peso, a LPCC e a Fortimel vão ajudar a identificar o risco nutricional destes pacientes. O projeto decorrerá durante o mês de julho, em mais de 50 núcleos da LPCC em todo o país, onde nutricionistas realizarão avaliações do risco nutricional.

Reconhecendo a importância de uma boa nutrição para que os doentes oncológicos tolerem melhor e respondam mais eficazmente aos tratamentos, serão promovidas ações de identificação do risco nutricional a nível nacional, abrangendo o território de norte a sul, ilhas e também em formato online.

“Para obtermos uma visão geral sobre o estado nutricional dos doentes oncológicos em todo o país, a LPCC, com o apoio do Fortimel, promoverá consultas gratuitas de identificação do risco nutricional em cerca de 30 localidades, destinadas a doentes oncológicos em fase ativa ou sobreviventes até cinco anos. Numa segunda fase, poderão ser realizadas consultas online”, explica Natália Amaral, ginecologista com subespecialidade em Oncologia e coordenadora nacional do Apoio Social da LPCC.

Para a Danone Nutricia, sublinha Paulo Maçãs Santos, diretor da empresa, “é um orgulho fazer parte desta iniciativa que chega como mais uma forma de concretizarmos o nosso compromisso com a sociedade portuguesa. É importante para nós sabermos que conseguimos fazer a diferença, apoiando a identificação do risco de malnutrição em doentes oncológicos para que estes possam ter uma qualidade de vida aumentada, a partir desta identificação. Estamos orgulhosos e com esperança de que esta iniciativa seja um sucesso”, aponta o responsável.

Reiterando que “um bom estado nutricional dos doentes oncológicos é essencial para tolerar os tratamentos”, o que justifica a importância da “sensibilização e avaliação do estado nutricional destes doentes o mais precocemente possível”, Paulo Maçãs Santos lembra que “a marca acredita no poder da nutrição clínica na gestão nutricional de algumas patologias. A Nutricia tem um papel fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas. Com mais de um século de investigação em nutrição, a Nutricia continua a transformar vidas através do poder da nutrição”.

Natália Amaral acrescenta ainda: “Sabemos que a malnutrição pode afetar 20 a 70% das pessoas com cancro, dependendo do tipo de tumor, idade e doença. Durante toda a jornada da doença, é crucial que o doente esteja bem nutrido, procurando sempre a ajuda da sua equipa de saúde quando necessário”.

A avaliação nutricional é gratuita, mas é necessária inscrição prévia disponível em www.ligacontracancro.pt/nutricao

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Montiqueijo lança rotulagem em braille

O cesto de Três Queijos Curados, composto por Queijo de Vaca sabor Simples, Queijo Apimentado e Queijo de Tomate & Manjericão, é um dos produtos da marca nacional a receber o sistema Braille.

A Montiqueijo introduziu códigos Braille na rotulagem dos seus queijos.

O cesto de Três Queijos Curados, composto por Queijo de Vaca sabor Simples, Queijo Apimentado e Queijo de Tomate & Manjericão, é um dos produtos da marca nacional a receber o sistema Braille.

Também a embalagem de 200g do Queijo Fresco passou a ter rotulagem em Braille.

“A rotulagem em Braille reflete o nosso compromisso com a responsabilidade social e comunidade, procurando sensibilizar para a independência e autonomia de todos os consumidores, em especial de quem é portador de deficiência visual, para que possam tomar decisões de compra mais informados”, sublinha Dina Duarte, diretora-geral da empresa.

Este novo packaging foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

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Shopping Cidade do Porto investe 1 milhão de euros na sua modernização

O Shopping Cidade do Porto, que está prestes a comemorar o seu 30º aniversário, iniciou um projeto de substituição e modernização das suas infraestruturas de elevação, representando um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

As obras de requalificação, que estão previstas até ao final do ano, pretendem tornar os meios de elevação no centro comercial mais rápidos e eficientes, incluindo a substituição integral de 9 escadas rolantes, distribuídas por 4 pisos, e a modernização de 7 elevadores, bem como a substituição completa de 2 elevadores que percorrem 8 pisos do centro comercial.

“O Shopping Cidade do Porto reafirma o seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua das suas infraestruturas, assegurando assim uma experiência de compra mais eficiente e confortável para os visitantes, mas também para os lojistas que utilizam diariamente estes equipamentos. Trabalhamos diariamente para que o nosso centro seja um exemplo de inovação e bem-estar, sendo que este investimento é uma parte essencial desta missão”, sublinha Luís Sousa Ribeiro, diretor-geral da Imobiliária Névoa.

Esta requalificação representa a primeira fase de um conjunto de melhorias programadas para o centro comercial, que incluirá a abertura de novas lojas e outras mudanças significativas.

 

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Cabaz de bens essenciais atinge o valor mais baixo de 2024

O cabaz de 63 produtos alimentares essenciais monitorizado pela Deco Proteste custa 227,73 euros. Comparando com o início deste ano, o cabaz está 8,31 euros mais barato, mas se for comparado com o período homólogo do ano anterior, há uma subida de preço em 11,23 euros.

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O cabaz de 63 produtos alimentares essenciais monitorizado pela Deco Proteste custa 227,73 euros, menos 4,99 euros do que na semana passada e menos 8,31 euros do que no início do ano, sendo mesmo o valor mais baixo de 2024.

Comparando com o início deste ano, o cabaz está 8,31 euros mais barato, mas se for comparado com o período homólogo do ano anterior, há uma subida de preço em 11,23 euros. A subida é ainda mais acentuada se compararmos com o preço do cabaz antes do início da guerra na Ucrânia:  44,1 euros. Os maiores aumentos percentuais verificaram-se nos produtos de mercearia, que aumentaram 30,59% e no paixe, que está 27% mais caro.

Produtos com maior variação de preço de 28 de junho de 2023 a 26 de junho de 2024:
Iogurte Líquido – 34%
Azeite Virgem Extra – 32%
Pescada Fresca – 27%
Atum posta em azeite – 26%
Atum posta em óleo vegetal – 22%
Carapau – 21%
Novilho Carne para cozer – 17%
Alho Seco – 16%
Maçã Gala – 16%
Laranja – 13%

Os dados são da Deco Proteste que com o início da guerra na Ucrânia e a escalada da inflação, realiza todas as semanas uma análise dos preços de um cabaz constituído por 63 produtos alimentares essenciais que inclui carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como perú, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre  outros.

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Renova lança campanha global de digital street art

A Renova acaba de lançar uma campanha digital em múltiplos mercados com digital street artists internacionais, que irá desenvolver-se até ao final de agosto. A campanha, composta por vídeos de […]

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A Renova acaba de lançar uma campanha digital em múltiplos mercados com digital street artists internacionais, que irá desenvolver-se até ao final de agosto.

A campanha, composta por vídeos de curta duração, assenta no conceito Fake Out of Home Advertising e Paris é a primeira cidade global em foco que inclui imagens inéditas em locais emblemáticos de várias cidades mundiais. Londres, Nova Iorque, Seoul ou Shanghai, são algumas das outras cidades que incorporam inesperadamente elementos relativos à marca Renova na paisagem urbana.

A comunicação da campanha inicia-se com uma estratégia de media em França, que pretende maximizar a visibilidade e o envolvimento com os produtos Renova, através da instalação de mupis digitais, geografia onde a marca é a segunda no setor dos produtos de grande consumo em papel.

Com esta campanha, a Renova reforça, uma vez mais, o seu vínculo à arte e ao design, onde se incluem edições gráficas, residências artísticas ligadas à fotografia e ao vídeo, bem como através de instalações desenvolvidas a partir dos seus produtos, celebrando a criatividade em Portugal e no Mundo. Simultaneamente, permite impactar e potenciar a presença e o posicionamento da marca nos mercados internacionais.

O seu vídeo já está disponível no Instagram da marca. Até agosto, outros vídeos de outras cidades serão publicados faseadamente nas redes da marca, nomeadamente Instagram, Tik Tok, Facebook e Linkedin.

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Alterações no estilo de consumo moldam inovação nas águas

De que forma as novas tendências estão a moldar o investimento nas marcas de águas minerais naturais e de nascente? Ao Hipersuper, várias empresas referem o acompanhamento atento das tendências de consumo, mas também a importância de comunicar “as credenciais de naturalidade” das águas nacionais.

Na Água Monchique, se a tecnologia é uma presença natura no dia-a-dia da empresa, o uso de ferramentas de IA é uma realidade vista com grande potencial no setor em que está inserida. Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique, refere que o Top Global Consumer Trends 2024 aponta a sustentabilidade, a acessibilidade, o bem-estar e a inteligência artificial como as áreas que ganham mais destaque nas escolhas dos consumidores. “Na Água Monchique, orgulhamo-nos de sermos pioneiros na antecipação dessas tendências e na resposta às necessidades dos consumidores, o que nos posiciona na liderança do mercado”, afirma, apontando as áreas de inovação e da digitalização como aquelas nas quais a Sociedade da Água de Monchique já está a incorporar a IA, “nomeadamente em tarefas como atendimento ao cliente (em teste), business development e análise de dados”.
“Esperamos em breve disponibilizar algumas experiências aos nossos consumidores com o especial cuidado de não perder a ligação humana nos processos e na relação com o consumidor”, avançou o CEO ao Hipersuper, que apresenta ainda as questões relacionadas com a sustentabilidade, como uma prioridade para a empresa algarvia. “Os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental e ao fenómeno do greenwashing, procurando seriedade e transparência. Atualmente, para que uma empresa seja considerada sustentável e possa sobreviver num mercado tão dinâmico e competitivo, precisa de implementar ou melhorar as suas práticas ESG”, sentencia.
A Água Monchique lançou o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, que estabelece quatro grandes ambições até 2025m desdobradas em 36 metas específicas: o desenvolvimento da pessoas, a ação pelo clima, a inovação para impactar e ser uma organização transparente e justa. Até ao final do primeiro semestre estará disponível a segunda edição que vai refletir os avanços alcançados.
“Para manter o sucesso no mercado atual, é crucial adotar uma visão global e integrada das tendências de consumo. Na Água Monchique, estamos comprometidos em continuar a liderar com inovação, sustentabilidade, e um forte vínculo com nossa comunidade e consumidores, rumo a um futuro mais sustentável e tecnológico”, assegura Vítor Hugo Gonçalves.

Hábitos alimentares equilibrados
Na Central de Cervejas, os responsáveis pela categoria das águas minerais naturais e de nascente têm acompanhado a tendência crescente do consumo de bebidas saudáveis, mas aliadas a um estilo de vida cosmopolita e com preocupação para com a redução da pegada ambiental.
Em resposta à questão apresentada pelo Hipersuper, a empresa refere que os consumidores estão cada vez mais conscientes da adoção de hábitos alimentares equilibrados, optando, no caso das águas, por produtos “com propriedades específicas, como minerais, ph equilibrado, baixo sódio”, além de procurarem “variedade e formatos que se enquadrem no seu estilo de vida”.
No caso da Água de Luso, “tem investido, ao longo do tempo, em diferentes formatos, como é o caso da garrafa de vidro retornável, um formato pioneiro, que pode ter até 19 vidas, e no Ecopack 10lt”, explica Sara Ornelas, responsável de marketing desta marca da Central de Cervejas.
Em relação à Castello, Martim Manoel, responsável de marketing da marca, destaca que as tendências do mercado de águas gaseificadas e os comportamentos dos consumidores têm evoluído, “bem como o crescimento do turismo, e o facto dos estrangeiros serem apreciadores de Castello, devido às suas semelhanças com o tipo de águas que estão habituados a consumir”. “Vemos aqui uma oportunidade para mostrar que Castello vai muito para além dos momentos após as refeições e do lado funcional/terapêutico, que é o mais associado ao consumo de uma água gaseificada em Portugal”, revela.
Já a Águas de Carvalhelhos, empresa monoproduto e exclusivamente dedicada ao universo da água, nas variantes mineral natural e mineral natural gaseificada, apresenta “a estabilidade e qualidade dos aquíferos” como um dos seus “grandes trunfos” junto dos consumidores.
“A primeira apresenta-se equilibrada na sua mineralização e com pH neutro, um dos seus grandes argumentos”, enquanto a variante gaseificada “destaca-se pelo seu baixo nível de sódio, em comparação com as congéneres no mercado português”, explica José Castelo, responsável pelo departamento da Qualidade da Águas de Carvalhelhos.
“Assim sendo, o nosso conceito nunca surgiu nem surge compassado por produtos de moda e de tendência comercial”, assegura o responsável, assumindo que a inovação está presente “na envolvente do processo produtivo”.

Investimentos acompanham o consumo
Na Vinalda tem havido um acompanhamento constante das alterações do estilo de consumo. Prova dessa atenção será o lançamento em Portugal, já em 2024, da S.Pellegrino em lata, “disponibilizando em diversos locais de compra uma embalagem mais pequena, sustentável e altamente reciclável”, avança Sérgio Pereira, diretor de portfólio da empresa. Um formato que estará também disponível para a laranjada e a limonada Naturalli.
Também na Sumol Compal, o investimento em inovação na categoria das águas acompanha de perto as tendências de consumo. “A Sumol Compal como empresa centrada no consumidor e nas suas necessidades, está particularmente atenta às principais tendências da área da alimentação e bebidas e orienta os seus investimentos em inovação para dar as respostas mais competentes do mercado a essas mesmas oportunidades”, assume Ana Rita Martins, head of strategic category management soft drink and waters.
Para as marcas Frize e Água Serra da Estrela há projetos assumidos “que pretendem surpreender positivamente os consumidores” e que a empresa vai divulgar mais próximo do momento de lançamento.
No Super Bock Group a prioridade tem sido divulgar aos consumidores “as credenciais de naturalidade” da Pedras, água com gás, e da Vitalis, água lisa, o que “que as distingue no mercado e é cada vez mais valorizado, precisamente por existir uma maior preocupação com a saúde e o bem-estar”, diz Vasco Ribeiro, marketing manager de águas e sidras do grupo. “Mais do que tendência é a realidade com que sempre trabalhamos, sendo que, naturalmente, há investimento alocado para continuarmos a estar próximo dos consumidores em alinhamento com o posicionamento de cada marca”, acrescenta.
Investimento como o que está a ser realizado no centro de produção de Pedras Salgadas e que “ascende a 27,5 milhões de euros até 2026”, considerando o plano estratégico de desenvolvimento de negócio de Pedras e Pedras Sabores, revela Vasco Ribeiro.
Para além de vir a criar mais 30 postos de trabalho, o projeto vai tornar aquela unidade mais moderna e dotá-la de uma nova linha de enchimento e uma zona logística ampliada, que vai permitir uma capacidade instalada dos atuais 50 para os 70 milhões de litros, e um sistema de armazenagem de água 100% automatizado. “O um novo edifício social também foi criado para aumentar a comodidade, com a centralização do posto médico, restaurante, bar, área de lazer e áreas de formação”, revela ainda o responsável.

Entrevista publicada na edição 424

Sobre o autorAna Grácio Pinto

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