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“Matinal tem na sua génese a excelência e a inovação com propósito”

Chegou ao mercado a mais recente inovação da Matinal. A pensar no bem-estar digestivo e imunitário, com o apoio da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP), Matinal Livre apresenta-se como pioneiro pela adição de fermentado de bifidobactérias tindadalizadas, com recurso a uma tecnologia que preserva as suas propriedades benéficas em produto ambiente, prescindindo de refrigeração. O mote perfeito para uma conversa com Ana Dulce Ribeiro, gestora do projeto Matinal Livre.

Ana Rita Almeida
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“Matinal tem na sua génese a excelência e a inovação com propósito”

Chegou ao mercado a mais recente inovação da Matinal. A pensar no bem-estar digestivo e imunitário, com o apoio da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP), Matinal Livre apresenta-se como pioneiro pela adição de fermentado de bifidobactérias tindadalizadas, com recurso a uma tecnologia que preserva as suas propriedades benéficas em produto ambiente, prescindindo de refrigeração. O mote perfeito para uma conversa com Ana Dulce Ribeiro, gestora do projeto Matinal Livre.

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Ana Rita Almeida
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Logística

Livre de lactose e com benefícios ao nível do bem-estar digestivo e imunitário, o Matinal Livre é uma inovação que dá resposta à crescente procura de produtos benéficos para a saúde e bem-estar.

Quais foram as principais motivações e desafios no desenvolvimento do Matinal Livre?
Matinal Livre foi desenvolvido para dar resposta às preocupações atuais, focadas no immunity boosting & wellbeing. A marca Matinal segue um percurso de inovação seletiva, que resulta de estudo e avaliação contínua dos hábitos e tendências de um perfil de consumidor exigente, e a verdade é que 89% das pessoas priorizam a saúde e bem-estar como um dos critérios de escolha mais relevantes, com a saúde a ser o foco desde a covid-19. (Global Data 2022/23). E é neste contexto que desenvolvemos Matinal Livre, sem lactose, com bifidobactérias tindalizadas e com vitamina D, a oferecer todo o valor nutricional de um leite selecionado e com benefícios acrescidos ao nível do bem-estar digestivo e imunitário, da maior pertinência para o consumidor e importantíssimo na evolução do leite. A adição de fermentado de bifidobactérias tindalizadas, com recurso a uma tecnologia que preserva as suas propriedades benéficas em produto ambiente foi um enorme desafio e abre, sem dúvida, uma nova era no território do leite de longa duração, dotando-o de características até aqui inexistentes em leite ou num produto ambiente (UHT). Adicionalmente, o facto de ser um produto de consumo para toda a família, inclusive crianças, para intolerantes à lactose, conjuga a conveniência, a praticidade e a transversalidade do benefício.

Estamos a falar de uma inovação que pretende dar resposta à crescente procura de produtos benéficos para a saúde e bem-estar. Será sempre este o eixo da Matinal: inovar a pensar na saúde do consumidor?
Matinal tem na sua génese a excelência e a inovação com propósito, alinhada com tendências e necessidades, para que os seus produtos sejam soluções alimentares que simplifiquem as escolhas do consumidor, pensadas para um estilo de vida exigente, que se traduzem num portfolio diversificado, equilibrado e funcional. A marca apresentou em 1993, com sucesso indiscutível, o primeiro leite selecionado e, em 2017, lançou Matinal Leve, dando o primeiro passo na preocupação com o bem-estar digestivo. Para além do leite, Matinal faz a diferença em queijo fresco e manteiga magra, uma referência líder no segmento; um portfolio sempre orientado para o bem estar e para o lado mais holístico da saúde. A assinatura da marca é disso reflexo! Matinal#Desperto o melhor de mim para o mundo, procura refletir esta visão e determinação de inovação, evidenciando que através das nossas escolhas condicionamos o nosso bem-estar, dos que estão à nossa volta e cada vez mais do planeta.

Qual é a estratégia na base desta campanha “Dois cérebros, um destino” e como planeiam envolver os consumidores na relação entre o cérebro e o intestino na escolha de alimentos funcionais como o Matinal Livre?
A campanha “Dois cérebros, um destino” incide numa metáfora, que projeta a importância da sintonia entre cérebro e intestino (segundo cérebro), num círculo virtuoso, que promove o bem-estar digestivo e imunitário – um apelo a uma alimentação pensada, equilibrada e em sintonia.
Matinal Livre é apresentado ao mercado numa campanha 360, que iniciou já em televisão, digital e exterior e prossegue com um plano de comunicação continuado de awareness e pedagogia, sensibilizando para a importância do Segundo Cérebro e para os benefícios de uma alimentação preventiva e com impacto no bem-estar.
Nesta jornada de revelação de Matinal Livre contamos com o apoio da SPIMP – Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos, fundamental na componente pedagógica e no aval científico.

Como prevê a evolução da indústria de laticínios nos próximos anos e qual o papel da Matinal nesse futuro?
O último ano coloca em evidência dois factos importantes: um mercado estável em volume, e uma valorização da categoria superior a 18%, pelo desempenho dos segmentos de maior valor acrescentado, mais alinhados com os hábitos, tendências e modo de vida, e que conjugam diferentes benefícios. São bons exemplos os segmentos Sem Lactose com crescimentos superiores a 6% em volume e mais do que duplica quando falamos de valor, Proteína a chegar aos 90% de crescimento e Kefir a ultrapassar os 40% de crescimento. Este comportamento evidencia e antecipa uma evolução muito positiva na valorização da inovação no mercado lácteo, e este lançamento é uma demonstração concreta de que o leite é um alimento atual, relevante e com visão de futuro pela funcionalidade desenvolvida sob o cunho de Matinal. A inovação com um propósito e alinhada com as novas tendências e necessidades é poderosa na afirmação do leite e dos lácteos.

Entrevista publicada na edição 423 do Hipersuper

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Logística
Die ProWein in Düsseldorf ist die international führende Fachmesse für Weine und Spirituosen. Vom 10. bis 12. März 2024 präsentieren sich rund 5.400 Aussteller aus 65 Nationen. ProWein in Düsseldorf is the world’s leading trade fair for wine and spirits, and is the largest industry platform for professionals from viticulture, production, trade and gastronomy. From 10 – 12 March 2024 about 5,400 exhibitors from 65 Nations showcase their products.
Bebidas

Portugal presente na ProWein com 250 expositores em 2.700 m²

O espaço ‘Portugal Square’ vai incluir uma zona de free tasting com cerca de 200 vinhos e um programa extenso de seminários. A ProWein decorre decorre de 16 a 18 de março, em Dusseldorf.

A ViniPortugal marca presença na ProWein 2025, que decorre de 16 a 18 de março, em Dusseldorf, Alemanha, com um novo conceito que inclui um espaço central denominado ‘Portugal Square’, presente no Hall 9. “Com esta apresentação holística e intuitiva, queremos tornar ainda mais fácil para os convidados internacionais conhecerem o país do vinho e acederem à sua diversidade”, diz Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Com mais de 250 expositores e cerca de 2.700 m² de espaço ocupado, Portugal será o quinto maior expositor do evento, a seguir à Itália (775 expositores), França (485), Alemanha (643) e Espanha (566). A área destinada aos Vinhos de Portugal vai apresentar produtores de diferentes regiões vitivinícolas nacionais, “reforçando, assim, o seu compromisso de promover a qualidade e a diversidade dos vinhos portugueses, consolidando o país como um player de excelência na produção de vinhos de qualidade ímpar”, destaca a ProWein num comunicado sobre a presença de Portugal na feira em 2025.

“É importante que comuniquemos bem a nossa singularidade e os nossos pontos fortes para que a elevada qualidade e a relação preço-prazer fiquem bem presentes na mente das pessoas numa comparação internacional”, destaca Frederico Falcão.

O espaço ‘Portugal Square’ vai incluir uma zona de free tasting com cerca de 200 vinhos e um programa extenso de seminários com vários oradores de referência no mercado. Portugal vai dinamizar ainda um programa de 17 seminários (H9 / F39), reunindo oradores de referência no mercado para debater as principais tendências e o futuro do setor.

Para além de David Schwarzwalder, jornalista e especialista de vinhos portugueses no mercado alemão, da autora de vinhos Christina Fischer, do sommelier e jornalista Sebastian Bordthauser e de Carine Patricio, Best Sommeliere Portugal 2020, estarão presentes também os especialistas internacionais como o enólogo Tiago Macena, Rubina Vieira, do Instituto do Vinho da Madeira, e o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior.

Cerca de 46% dos vinhos portugueses já são exportados, sendo os EUA e a França os mercados mais importantes, seguidos de Brasil e Reino Unido. Em 2024, as exportações portuguesas de vinho atingiram os 965,8 milhões de euros em 2024, representando um crescimento de 4,46% em relação ao ano anterior.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Adega de Monção conquista Ouro e Prata nos Prémios Mundus Vini 2025

O vinho Alvarinho Deu-La-Deu Reserva 2022 foi distinguido com a Medalha de Ouro, enquanto os vinhos Alvarinho Deu-La-Deu 2023 e Muralhas de Monção Branco 2024 receberam Medalha de Prata.

A Adega de Monção volta a destacar-se no panorama vitivinícola internacional ao ser premiada na edição 2025 dos Prémios Mundus Vini. O vinho Alvarinho Deu-La-Deu Reserva 2022 foi distinguido com a Medalha de Ouro, enquanto os vinhos Alvarinho Deu-La-Deu 2023 e Muralhas de Monção Branco 2024 receberam Medalha de Prata.

“Estes prémios, neste contexto de competição mundial exigente e com um júri internacional conhecido por ser especialmente rigoroso é uma homenagem ao percurso e à exigência que todos os cooperantes e produtores colocam na uva que fazem nascer e à confiança que colocam na Adega de Monção para dela fazer um vinho de reconhecida qualidade e cuidar da sua venda e promoção nacionais e internacionais. É este caminho de aposta na qualidade e na afirmação no mercado global que continuaremos a traçar todos os dias, com todos os nossos cooperantes.”, sublinha Armando Fontainhas, presidente da Adega de Monção, em comunicado.

Fundada por 25 viticultores, a Adega de Monção tem sido um pilar do desenvolvimento vitivinícola da região, apostando no trabalho cooperativo e na valorização da produção local. O crescimento sustentado da cooperativa reflete-se também na sua aposta contínua na qualidade, inovação e valorização da produção, posicionando-se entre as que melhor remuneram os seus produtores. Nos últimos anos, a Adega de Monção investiu mais de 1,2 milhões de euros na modernização industrial e sustentabilidade ambiental, garantindo uma evolução sólida e reconhecida dentro e fora de Portugal.

Sobre o autorHipersuper

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Foto de arquivo
Retalho

Action abre novas lojas em Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo

A segunda loja Action em Vila Nova de Gaia e a primeira no distrito de Viana do Castelo são, respetivamente, a 11ª e a 12ª loja em Portugal.

A Action inaugurou, no passado dia 6 de março, a sua segunda loja em Vila Nova de Gaia, que está no Gaia Park, no distrito do Porto. E a 20 de março vai abrir a 12ª loja em Portugal, esta instalada em Viana do Castelo, no Lima Retail Park.

A partir de 20 de março, em Viana do Castelo, e desde 6 de março, em Vila Nova de Gaia, a discount store de produtos não alimentares, apresenta a sua fórmula de retalho centrada num portfólio de 6.000 produtos divididos por 14 categorias – entre as quais brinquedos, produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (do it yourself) e alimentação – com foco no preço. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas, garantindo uma vasta e relevante gama para responder às diversas necessidades e preferências dos clientes. O preço médio de todos os produtos é inferior a dois euros”, assegura a retalhista low-cost.

“Estamos muito satisfeitos por abrir a nossa primeira loja em Viana do Castelo e mais uma em Vila Nova de Gaia, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja em Vila Nova de Gaia tem mais de 1090 metros quadrados e a de Viana do Castelo terá 1069 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 22 colaboradores para gerir a loja de Vila Nova de Gaia e 20 para a de Viana do Castelo. Ambas estão abertas das 09h às 21h, de segunda a domingo.

Fundada em 1993 em Enkhuizen, Países Baixos, a Action é um retalhista low-cost não alimentar que recebe mais de 18.7 milhões de clientes todas as semanas em mais de 2.918 lojas em 12 países europeus.

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Retalho

A Padaria Portuguesa expande presença com três novas lojas

Com estas inaugurações, A Padaria Portuguesa atinge as 81 lojas no final de março, consolidando a sua presença na região de Lisboa.

A Padaria Portuguesa reforça a sua presença com a abertura de três novas lojas durante o mês de março. A primeira inauguração acontece já esta sexta-feira, 14 de março, no Estoril, na Av. Clotilde, nº 18, onde os clientes poderão desfrutar da habitual oferta da marca das 7 às 20 horas.

Seguem-se duas novas localizações: Lisboa, na Av. José Malhoa, nº 16, a partir de 18 de março, e Fórum Barreiro, a 25 de março, este último com um horário alargado das 8 às 22 horas.

A expansão traduz-se também num impacto positivo no emprego: em cada uma das novas lojas foram criados 14 postos de trabalho, totalizando 42 novos empregos entre transferências internas e novas contratações.

Com estas inaugurações, A Padaria Portuguesa atinge as 81 lojas no final de março, consolidando a sua presença na região.

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Compal Origens lança o novo sabor Goiaba Rosa do Brasil

A Compal Origens apresenta um novo sabor que promete conquistar os amantes de fruta: Goiaba Rosa do Brasil. Esta novidade transporta os consumidores para um universo tropical autêntico, onde a […]

A Compal Origens apresenta um novo sabor que promete conquistar os amantes de fruta: Goiaba Rosa do Brasil. Esta novidade transporta os consumidores para um universo tropical autêntico, onde a frescura e a doçura da goiaba rosa se destacam numa experiência sensorial única.

Para assinalar este lançamento, a marca aposta numa campanha de comunicação 360º, que decorre de 10 de março a 14 de abril de 2025, com presença em televisão, digital, outdoor, pontos de venda e rádio. Com criatividade assinada pela VML, a campanha leva os consumidores numa viagem ao coração do Brasil, destacando a intensidade da goiaba rosa e a riqueza cultural do país.

“A Compal Origens tem como missão trazer o melhor da fruta de diferentes partes do mundo, e a Goiaba Rosa do Brasil é um exemplo perfeito dessa viagem de sabores. Queremos proporcionar uma autêntica imersão na energia tropical do Brasil, através de um néctar fresco, intenso e autêntico”, afirma Mariana Tropa, brand manager Compal.

“Este lançamento é uma verdadeira celebração dos sabores tropicais. Queremos que os consumidores sintam, com cada copo a vitalidade do Brasil e a qualidade que define a Compal Origens. Com esta campanha, reforçamos o nosso compromisso de oferecer bebidas que vão para além do sabor e qualidade: são autênticas viagens sensoriais”, destaca.

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Bebidas

Adega Mayor lança edição especial de rótulos personalizados para o Dia do Pai

O Dia do Pai merece um brinde especial, e a Adega Mayor preparou uma edição única para celebrar a data.

A pensar nos momentos que unem pais e filhos, a marca alentejana lança rótulos personalizados para o seu Reserva Tinto, uma iniciativa que pretende proporcionar uma experiência memorável.

Com duas opções de customização – em português e inglês –, cada garrafa pode ser personalizada com o nome do pai, tornando este presente exclusivo e repleto de significado, refere a empresa. O vinho escolhido para esta edição especial, disponível na loja online da Adega Mayor, apresenta um perfil tipicamente alentejano, com aroma complexo, profundo e equilibrado.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto: equilíbrio entre o passado e o presente

O estágio de 12 meses em barricas mais antigas ocorreu mais tarde, conferindo uma maior complexidade ao vinho.

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A Quinta de Pancas, situada na região de Lisboa, a 35 quilómetros do Atlântico e protegida pela Serra de Montejunto, acaba de apresentar a sua nova referência: o Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto, um clássico que reflete a autenticidade e a elegância do terroir de Pancas.

Provenientes de solos argilo-calcário, as uvas que deram origem ao Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto 2021 vêm de vinhas velhas de Cabernet Sauvignon, com cerca de 30 anos, e de vinhas mais jovens da casta Touriga Nacional, com 18 anos de idade. De cor rubi intensa, com notas profundas de fruta preta, violeta, tabaco e café, complementadas por um ligeiro toque vegetal típico do Cabernet Sauvignon. Na boca, revela-se equilibrado, tenso e com grande frescura. O seu final é longo e persistente.

“Este vinho reflete muito bem o terroir único de Pancas. É essencial manter viva a história e tradição vinícola da região, respeitando o legado das vinhas velhas, enquanto se alia a técnicas modernas de vinificação. Este equilíbrio entre o passado e o presente resulta num vinho que combina tradição e inovação, preservando a essência de Pancas em cada uma das 6666 garrafas produzidas”, refere David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.

O processo de vinificação incluiu a fermentação malolática em cuba, o que ajudou a preservar os aromas intensos, a frescura e a suavidade dos taninos. O estágio de 12 meses em barricas mais antigas ocorreu mais tarde, conferindo uma maior complexidade ao vinho.

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Novo Impossible Coffee homenageia coragem de doze mulheres angolanas que se uniram para manter viva a produção de café

Com o café Amboim, a Delta reforça a sua ligação histórica a Angola, onde atua há 27 anos através da Angonabeiro, tendo já apoiado mais de 40 mil famílias produtoras e levando o café angolano a mais de 40 países.

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A Delta The Coffee House Experience acaba de lançar Amboim – “O café coragem das mulheres de Angola”, uma edição exclusiva que presta tributo ao café produzido por um grupo de doze mulheres empreendedoras da província de Cuanza Sul, em Angola.


Esta nova referência integra a iniciativa Impossible Coffees e resulta de uma parceria entre a Delta Cafés, a Associação das Mulheres Empreendedoras de Porto Amboim e o Instituto Nacional de Café de Angola (INCA). O objetivo é capacitar estas produtoras para garantir a continuidade da produção cafeeira na região, num contexto de desafios económicos e sociais. Parte das vendas do café – 20% – será revertida para fomentar o cultivo da variedade robusta Amboim, reforçando o compromisso da Delta com o desenvolvimento sustentável da fileira do café em Angola.

Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, esta edição limitada é mais do que um café: “Este novo lote é a prova de que, quando sonhamos e acreditamos, o impossível pode tornar-se possível. É com este espírito que continuamos, todos os dias, a apoiar o crescimento e o sucesso de pequenos produtores e, ao mesmo tempo, proporcionar aos nossos consumidores a oportunidade de desfrutar de cafés únicos, raros e de qualidade excecional”.

“O Café coragem das mulheres de Angola assume especial importância, particularmente, por ser lançado no mês da mulher, e é mais do que um café. É um símbolo do compromisso e um tributo a quem, todos os dias, trabalha para que o café continue a ser um pilar do desenvolvimento económico e social do seu país e da sua comunidade”, acrescenta.

O projeto Impossible Coffees já incluiu cafés raros, provenientes de micro produções de regiões como os Açores e São Tomé e Príncipe. Agora, com o café Amboim, a Delta reforça a sua ligação histórica a Angola, onde atua há 27 anos através da Angonabeiro, tendo já apoiado mais de 40 mil famílias produtoras e levando o café angolano a mais de 40 países.

O café Amboim está disponível exclusivamente nas Delta The Coffee House Experience e na loja online.

 

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ESG

Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE

Com um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira atingisse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas 9 unidades.

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tagsAIVE

A AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem) acaba de revelar os resultados finais do seu projeto piloto A Tip For Nature. Com um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira atingisse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas 9 unidades. O projeto foi financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e contou com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

A iniciativa demonstrou que é possível promover mudanças de comportamento no canal HORECA, onde existe maior potencial de aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, através de ações de comunicação digital interna e externa, bem como formação.

O impacto da campanha resultou no aumento significativo de 12% na taxa média de reciclagem de embalagens de vidro na cadeia de hóteis, comparativamente a 2023, atingindo os 80% no final da campanha.

A liderar o pódio está o The Editory by Sea Tróia/Aqualuz Tróia Mar & Rio by The Editory com uns surpreendentes 89%, vencedor do projeto que irá receber uma estrela adicional em vidro, seguido doThe Editory Boulevard Aliados com 88% e o Aqualuz Lagos by The Editory também com 88%.

Todos os hóteis do grupo atingiram taxas de reciclagem acima dos 70%, reciclando mais de 17 toneladas de embalagens de vidro, o que representa um aumento total de 30% quando comparado com 2023.

Paralelamente, também os hábitos e conhecimentos sobre as vantagens da reciclagem das embalagens de vidro melhoraram. O número de colaboradores que sabe que o vidro é infinitamente reciclável aumentou de 50%, em 2023, para 60% em 2024,  demonstrando um maior entendimento sobre as vantagens ambientais da reciclagem destas embalagens. Por outro lado, o número de colaboradores que afirma reciclar sempre as embalagens de vidro usadas aumentou de 61% para 79%, o que sugere uma adesão crescente às práticas ambientais recomendadas.Já os equívocos sobre as regras de separação para reciclagem, diminuíram de 41% para 25%.

Em relação à perceção sobre o projeto, 97% dos inquiridos consideraram-no muito útil, o que demonstra uma recetividade extremamente positiva à iniciativa.

Estas conclusões revelam que a campanha digital interna e externa promovida pela AIVE, não só conseguiu sensibilizar os funcionários para a importância da reciclagem de vidro, como também fomentou mudanças reais de comportamento, ajudando os The Editory Collection Hotels a dar um passo importante na sustentabilidade ambiental.

O objetivo é que o projeto possa ser replicado e escalado a todos os estabelecimentos do canal HORECA, aumentando a consciencialização sobre os benefícios e as vantagens da correta separação de embalagens de vidro depois de usadas.

“O projeto A Tip for Nature comprovou que o canal HORECA tem um enorme potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, em Portugal. Atingir um crescimento de 12% na taxa média de reciclagem, neste grupo hoteleiro, em apenas um ano é um resultado  expressivo que comprova  a eficácia deste tipo de campanhas para os estabelecimentos HORECA”, afirma Tiago Moreira da Silva, presidente da AIVE.

Miguel Evangelista, Diretor Geral de Operações da The Editory Collection Hotels, reforça: “Estamos muito orgulhosos por ter contribuído para o sucesso do projeto. A adesão dos nossos colaboradores foi extraordinária e mostra que com dedicação e formação, é possível adotar práticas mais sustentáveis. Esperamos que a nossa experiência inspire outros a fazerem o mesmo.”

O projeto reafirma o compromisso da AIVE, dos seus associados e parceiros com a economia circular, na promoção do aumento da taxa de reciclagem das embalagens de vidro e contribuindo para um futuro mais sustentável.

A AIVE representa um setor com um peso importante na economia portuguesa: 3 empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), 6 unidades fabris (Avintes, Figueira da Foz, Marinha Grande e Venda Nova), cerca de 3.500 trabalhadores e mais de 50% da produção  vendida diretamente para mercados externos. Anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de 6 mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.

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Fotografia de aquivo
Logística

Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto

A 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto regressa à Exponor, em Matosinhos, nos dias 9 e 10 de abril de 2025, reunindo mais de 70 players nacionais e internacionais da fileira da embalagem, intralogística, logística e transporte. 

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Com um espaço expositivo ampliado, a Empack e Logistics & Automation Porto 2025 aposta na diversificação da oferta e na criação de oportunidades de negócio. A edição anterior contou com mais de 3.000 decisores e profissionais do setor, incluindo CEOs, diretores de logística e gestores de embalagem. Este ano, o evento procura consolidar a sua relevância no ecossistema industrial, proporcionando um palco privilegiado para novas parcerias e negócios estratégicos.

Entre as empresas já confirmadas estão Auchan Retail, CTT, Bosch, Torsa, Euskopack, TGW, Rajá, FDI Quality, Ribawood, Anflor, Store & Go, NC Solutions, Panelchock, Signode, Craemer e Forankra, entre outras.

Programação dinâmica e foco na inovação

Além da exposição, a feira contará com um programa de debates e conferências, reunindo cerca de 30 especialistas para abordar tendências emergentes e desafios do setor. Em destaque estará a logística na indústria têxtil do futuro, em colaboração com a APLOG – Associação Portuguesa de Logística, bem como outros painéis focados na sustentabilidade, automação e transformação digital.

As duas salas para estas conferências serão patrocinadas pela DHL e Panattoni.

Para aproximar os visitantes das soluções mais inovadoras do mercado, a organização introduziu os Innovation Tours, visitas guiadas que permitirão um contacto direto com as principais inovações dos expositores.

Andrea Iorio é keynote speaker

Reconhecido internacionalmente pela sua abordagem à transformação digital, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo, Andrea Iorio irá intervir a 9 de abril, explorando o tema “Inteligência Híbrida: as novas competências profissionais na era da Inteligência Artificial”.

Com uma carreira consolidada em empresas tecnológicas e multinacionais – incluindo funções como Head do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal Brasil –, Andrea Iorio é hoje professor de MBA, colunista na MIT Technology Review Brasil e host do podcast “Vem A.I.”, da NVIDIA Brasil.

Na sua intervenção, Andrea Iorio destacará a necessidade de um novo perfil profissional na Era Digital, capaz de desenvolver competências que complementem a tecnologia. Para o especialista, características como pensamento crítico e capacidade de questionamento serão determinantes para que os profissionais consigam impulsionar negócios num mundo cada vez mais digitalizado. A apresentação irá explorar os fundamentos da “Inteligência Híbrida”, trazendo exemplos concretos de estratégias e ações que podem ser implementadas para alinhar o capital humano com os avanços da inteligência artificial.

 

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