Produtos portugueses brilham no Carrefour em França
A quinzena de produtos portugueses no Carrefour Villiers en Bière, em França, foi um sucesso. O Hipersuper falou com Eduardo Henriques, delegado da AICEP, que sublinha a importância do setor […]
Ana Rita Almeida
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
A quinzena de produtos portugueses no Carrefour Villiers en Bière, em França, foi um sucesso. O Hipersuper falou com Eduardo Henriques, delegado da AICEP, que sublinha a importância do setor alimentar e bebidas em França – exportamos mais de 500 milhões de euros anualmente – tendo no mercado francês um dos mais importantes a nível internacional.
Na sequência do êxito obtido na edição passada, o Carrefour França, com o apoio desde o início da AICEP, decidiu voltar a organizar uma nova ação “Bem-vindo a Portugal”, uma quinzena de produtos portugueses em mais de 120 hipermercados espalhados por todo o país. Realizada em parceria com a Agribéria, uma das maiores empresas de distribuição alimentar em França, dos portugueses Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, contou com a participação de cerca de 25 empresas portuguesas. O Hipersuper ouviu Eduardo Henriques, delegado da AICEP em França, que não tem dúvidas: o evento no Carrefour Villiers en Bière foi um verdadeiro sucesso e que, se tudo correr como planeado, o objetivo da AICEP será de continuar a tentar alargar a oferta de produtos portugueses propostos e fazer com que alguns desses produtos integrem a oferta standard do Carrefour.
Qual ou quais os critérios para a seleção dos fornecedores e produtos que participaram nesta edição da mostra no Carrefour?
A AICEP sugeriu uma série de produtos/ empresas dos diversos setores da alimentação com critérios de tipicidade e notoriedade, representativos da gastronomia portuguesa, tanto para os portugueses presentes em França como para os franceses que já conhecem especialidades alimentares portuguesas. Foram sugeridos produtos da especiaria doce e salgada, charcutaria, queijos, todo o tipo de congelados, confeitaria e pastelaria assim como as bebidas alcoólicas (vinhos, álcoois) e bebidas sem álcool (sumos, águas). Além dos produtos já trabalhados pelo Carrefour e os seus habituais fornecedores, a AICEP tentou sugerir novos produtos suscetíveis de “vingar” neste mercado. Depois, a decisão final coube naturalmente ao Carrefour.
Tendo em conta a importância e os números do setor, como é que a AICEP vê e avalia a contribuição de eventos como este para o crescimento destes números e para a imagem de Portugal e dos produtos portugueses em França?
É de realçar que o setor português do alimentar e bebidas (incluindo vinhos) exporta para França mais de 500 milhões de euros anualmente, tendo neste mercado um dos mais importantes a nível internacional, e a AICEP procura ativamente potenciar estes números, nomeadamente através de ações de promoção de Portugal. Esta iniciativa procurou promover a oferta portuguesa, através da venda de produtos emblemáticos da fileira agroalimentar, com o objetivo de aumentar a notoriedade de Portugal em França. Além da comunidade portuguesa e lusófona este tipo de animação realizada à entrada do hipermercado, alarga-se naturalmente à totalidade dos clientes. Deste modo suscita-se a curiosidade e o interesse em descobrir sabores de outros países e outras culturas. O consumidor francês é um cliente curioso que muito procura a originalidade gastronómica. Em termos comerciais este tipo de ação permite, por um lado, manter a saudade dos sabores “da terra” e, por outro lado, criar uma persistência das lembranças de férias que muito franceses passaram em Portugal ou de muitos outros que ouviram falar da gastronomia portuguesa. O evento de inauguração que teve lugar no dia 23 de abril, no Carrefour Villiers en Bière, e que contou com a participação do Embaixador de Portugal em França e de vários diretores do Carrefour França, foi um verdadeiro sucesso.
Qual a estratégia de comunicação e promoção implementada para esta mostra?
Por parte do Carrefour, a comunicação foi assegurada via os canais habituais da empresa, aplicações, redes sociais, site da empresa, com o slogan “Bem-vindo a Portugal” e o catálogo online dos produtos em promoção.
Utilizando a imagem do catálogo, a AICEP apoiou a ação através das suas habituais ferramentas de comunicação e redes sociais. Como é frequente nestes casos, os resultados quantitativos são ainda difíceis de avaliar (daqui a algumas semanas será mais claro), mas as reações recolhidas foram todas muito positivas. Notamos também o papel notável do catálogo de promoções que é uma ferramenta importante de alargamento da campanha nomeadamente via os numerosos sites que propõem online todas as promoções dos hipermercados.
Existem planos para expandir ou aumentar a frequência de eventos semelhantes?
Além da ação em si, o objetivo principal da AICEP é de fazer com que esta “ação Portugal” integre o ritmo anual da Carrefour no ciclo “Produits du monde”. Sendo esta a segunda edição do “Bem-vindo a Portugal”, e dado que os resultados financeiros c ontinuam muito satisfatórios, os nossos interlocutores mostraram-se dispostos em consolidar o ritmo anual desta ação. Desta forma, os produtos alimentares portugueses poderão continuar a marcar presença neste mercado e numa das maiores redes de hipermercados em França. Partindo do princípio de que esta regularidade estará adquirida, o objetivo da AICEP será de continuar a tentar alargar a oferta de produtos portugueses propostos e naturalmente fazer com que alguns desses produtos integrem a oferta “standard” do Carrefour.
Artigo publicado na edição 423