Concurso vai eleger o melhor mirtilo de Portugal
O concurso ‘Mirtilo de Portugal’, para eleger o melhor mirtilo nacional, vai decorrer durante a Feira Nacional do Mirtilo, que acontece de 28 a 30 de junho em Sever do Vouga. É organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), com o apoio do município.

Hipersuper
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
O concurso ‘Mirtilo de Portugal’, para eleger o melhor mirtilo nacional, vai decorrer durante a Feira Nacional do Mirtilo, que acontece de 28 a 30 de junho em Sever do Vouga. O evento insere-se no programa oficial da feira, sendo organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), com o apoio do município.
Ser produtor em Portugal, ter atividade aberta com CAE compatível com a produção de mirtilo e ter identificada a variedade a concurso, são os principais requisitos para participar.
Segundo a ANPM, na prova cega, o júri irá classificar as amostras segundo a sua experiência de consumo, tendo em consideração a avaliação visual, aspeto, cor, homogeneidade, sensações gustativas, sabor, textura, sensações táteis, firmeza e satisfação global. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados, respetivamente os troféus ‘Mirtilo de Ouro’, ‘Mirtilo de Prata’ e ‘Mirtilo de Bronze’.
O presidente da ANPM explica que o concurso tem por objetivo contribuir para a valorização dos produtores de mirtilo “pela distinção de qualidade da fruta produzida”, e para a promoção do mirtilo “estimulando o consumo e incentivando a escolha do pequeno fruto produzido em Portugal”.
“O município de Sever do Vouga é pioneiro na produção do fruto e, por isso, faz todo o sentido que seja o primeiro a receber um evento deste género”, salienta ainda Carlos Adão, acrescentando que “o acolhimento da sede da ANPM neste concelho, juntamente com outras iniciativas do executivo camarário, revelam uma estratégia para o setor e a intenção de revitalizar a marca ‘Capital do Mirtilo’”.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita online, sendo obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição”, disponível no site da ANPM.