Casa Mendes Gonçalves é a primeira empresa portuguesa a emitir obrigações sociais
2,5 milhões de euros é o valor emitido em obrigações sociais pela empresa agroalimentar portuguesa, sediada na Golegã. O valor será aplicado em programas sociais com impacto direto na comunidade, tais como a garantia de habitação a preços acessíveis.
Hipersuper
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
A Casa Mendes Gonçalves é a primeira empresa em Portugal a lançar obrigações sociais, instrumentos financeiros que podem ser emitidos por empresas, instituições financeiras ou entidades governamentais com o objetivo específico de financiar projetos sociais.
A cerimónia de admissão das obrigações sociais da Casa Mendes Gonçalves decorreu esta segunda-feira, em Lisboa, na Euronext, entidade que gere a Bolsa Portuguesa e que registou a admissão das obrigações no mercado Access Lisbon, com um valor de 2,5 milhões de euros, e uma maturidade de 5 anos.
Segundo a Casa Mendes Gonçalves, o investimento será aplicado em iniciativas e projetos com impacto direto e mensurável na comunidade, ao promover o bem-estar e qualidade de vida e ao contribuir para a resolução de questões sociais urgentes, tais como a garantia de habitação a preços acessíveis.
“Este é um direito fundamental que deve ser garantido em qualquer sociedade que se preocupe com a equidade e o bem-estar dos seus cidadãos, e é, atualmente, um dos principais desafios que o país enfrenta. Acreditamos que com estes recursos conseguiremos criar mais oportunidades para as famílias que tenham como objetivo viver e trabalhar nesta zona do país e, assim, continuar a acrescentar valor à região”, explica Bruno Amorim, CFO da Casa Mendes Gonçalves.
A operação foi estruturada pelo CaixaBI, o banco de investimento do Grupo Caixa Geral de Depósitos e subscrita pela Caixa Geral de Depósitos, tendo o Limited Assurance Report sobre o ”Social Bond Framework elaborado pela Casa Mendes Gonçalves sido emitido pela KPMG, refere ainda em comunicado.