Concurso de Azeite Virgem prolonga inscrições até 24 de abril
O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura teve as inscrições prolongadas até 24 de abril, anunciou o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do […]

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura teve as inscrições prolongadas até 24 de abril, anunciou o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
A iniciativa premeia “o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho dos produtores nacionais”, destaca a organização.
“Este concurso ganha particular relevo enquanto ferramenta essencial para a promoção de um sector primordial da economia portuguesa, num contexto em que desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado os 1.000 milhões de euros em 2023”, acrescenta.
O principal objetivo é distinguir a qualidade dos lotes homogéneos de azeite virgem extra produzidos na campanha 2023/2024 que sejam propriedade de produtores com lagar próprio sediado em Portugal, que recorram à prestação de serviços de extração de azeite a partir de azeitona própria e proveniente de olivais situados em Portugal. Adicionalmente, cada lote submetido a concurso deverá corresponder a uma quantidade não inferior a 1.000 litros de azeite de características homogéneas.
Esta iniciativa é anualmente realizada pelo CEPAAL em parceria com os municípios de Moura e de Valpaços, promotores conjuntos da Feira Nacional de Olivicultura.
Os vencedores serão revelados a 17 de maio, no decorrer da 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que terá lugar na Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços, certame que se realiza de 17 a 19 de maio. Mais informações e o regulamento estão disponíveis pelo email cepaal@azeitedoalentejo.pt