Continente assinala dois anos com certificação ‘resíduo zero de pesticidas’
O Continente completou dois anos da certificação ‘Resíduo Zero de Pesticidas’, que resulta da parceria entre o Clube de Produtores Continente (CPC) e a Zerya. A certificação tem como objetivo […]

Hipersuper
Diogo Barbot: “A inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”
Fruit Attraction 2025 reforça crescimento e liderança com nova organização de setores e pavilhões
IKEA lança em Portugal plataforma de compra e venda em segunda mão
Arena Shopping cria um jardim da Páscoa com várias atividades
Nestlé Lindahls Protein lança “Good Move” para inspirar estilo de vida mais ativo
Cerveja Sagres reforça presença em eventos de música em Portugal
CVRTM dá a provar vinhos de Trás-os-Montes em Vilamoura
Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
UBBO Shopping Resort dinamiza atividades de Páscoa
O Continente completou dois anos da certificação ‘Resíduo Zero de Pesticidas’, que resulta da parceria entre o Clube de Produtores Continente (CPC) e a Zerya. A certificação tem como objetivo “o desenvolvimento de sistemas de produção agrícola personalizados, com enfoque nas boas práticas agrícolas e produtos livres de resíduos”, explica o Continente. Atualmente 44 produtores associados do CPC têm esta certificação.
O Continente foi a primeira cadeia de distribuição em Portugal a apresentar a certificação ‘Resíduo Zero de Pesticidas’ para as frutas e legumes à venda nas suas lojas, com a garantia de alimentos sem resíduos e produzidos com recurso a práticas agrícolas sustentáveis. Todos esses produtos alimentares estão identificados com o respetivo símbolo ‘Resíduo Zero de Pesticidas’.
Para os produtores obterem esta certificação devem ter em conta a gestão técnica da cultura, já que este tipo de produção requer um nível alto de qualificação do técnico da exploração, bem como o uso racional de produtos fitofármacos, para se obter produtos livres de danos de pragas e doenças e, por sua vez, sem resíduos de pesticidas.
“Esta certificação tem como objetivo garantir que a produção de frutas e hortícolas, produzidas pelos produtores do Clube de Produtores Continente, tenha um impacto positivo na natureza, reforçando a biodiversidade e protegendo os solos. Os nossos clientes sabem que o Continente é o único retalhista em Portugal a oferecer nas suas lojas produtos com esta certificação”, afirma Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
A certificação é feita por entidades externas e imparciais ao Continente e que acompanham desde a colheita até à entrega da amostra. A ‘Resíduo Zero de Pesticidas’ é atribuída a 1.500 hectares da produção nacional, correspondendo a 20 mil toneladas de frutas e legumes vendidas em exclusivo nas lojas Continente.