Edição digital
PUB
Entrevista

“Portugal é um dos mercados-chave para a nossa organização”

Em entrevista ao Hipersuper, J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, sublinha a importância de Portugal como um dos países-chave para o certame tanto em expositores, como em visitantes, […]

Ana Rita Almeida
Entrevista

“Portugal é um dos mercados-chave para a nossa organização”

Em entrevista ao Hipersuper, J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, sublinha a importância de Portugal como um dos países-chave para o certame tanto em expositores, como em visitantes, […]

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
Delta The Coffee House Experience chega ao Amoreiras Shopping Center
Retalho
Caçarola apresenta os novos Pink Rice e Basmati Premium
Alimentar
Colheita 2021 do Segredo 6 chega como “a melhor de sempre”
Bebidas
Auchan marca presença na Expo Franchise
Retalho
Gama gourmet da Aldi de volta com novos produtos
Retalho
“A logística urbana é sem dúvida um grande desafio para todo o setor”
Entrevista
Makro Portugal presente no Chefs on Fire para celebrar a gastronomia
Retalho
Colheita de Pera Pocha foi a segunda pior da última década
Alimentar
CTE lança website para capacitação na transição energética
ESG
O Melhor Croissant da Minha Rua chegou à Bolt Food
Alimentar
PUB

Em entrevista ao Hipersuper, J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, sublinha a importância de Portugal como um dos países-chave para o certame tanto em expositores, como em visitantes, enaltecendo a presença da PortugalFoods e Inovcluster que voltam a ter um lugar de destaque no International Pavilions.

Quais são os principais desafios que a indústria enfrenta atualmente e como a Alimentaria&Hostelco aborda esses desafios?

PUB

Na Alimentaria&Hostelco, temos o privilégio de estar em contato com uma vasta lista de empresas, instituições, marcas de qualidade e associações líderes de todo o mundo, o que nos permite identificar novas tendências e adaptar-nos para dar ao setor uma resposta de acordo com as suas necessidades.

Os desafios que o setor enfrenta atualmente são a combinação de um ambiente económico volátil – devido principalmente aos conflitos bélicos e ao aumento generalizado dos preços – com uma série de mudanças mais profundas na indústria, desde a transformação digital à chegada da IA e da automação.

Na Alimentaria&Hostelco 2024, abordaremos todos esses desafios. Por um lado, mais uma edição em que a inovação representará um fator chave, tanto em alimentação e bebidas como em restauração e equipamento hoteleiro. Este conceito será principalmente materializado nos espaços de difusão de conhecimento Alimentaria Hub e The Horeca Hub. Por outro lado, a iniciativa Food & Hospitality Startups reunirá 14 startups e empresas inovadoras emergentes. Este projeto pretende mostrar as iniciativas mais transformadoras no mundo da alimentação, bebidas e equipamento para restauração, hotelaria e coletividades. Além disso, as startups selecionadas participarão nos Food & Hospitality Startup Awards, que vão premiar as iniciativas mais inovadoras e com maior projeção.

Nesta edição, a Alimentaria&Hostelco vai continuar a aposta na sustentabilidade. Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocaremos em marcha novamente a iniciativa Towards Zero Impact da Fira de Barcelona. Entre as medidas que levaremos a cabo encontra-se Zero Waste, que pretende reduzir o volume de resíduos gerados e garantir a seu reciclagem (recolha seletiva, recolha de entradas e lanyards à saída, uso de materiais reciclados, pontos de imprensa digital, etc.). Além disso, a iniciativa Zero Plastic eliminará os plásticos de uso único em todo o recinto.

Por outro lado, e para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e incentivar o uso do transporte público nos deslocamentos pela cidade, serão oferecidos descontos no uso de metro, comboios e autocarros.

Finalmente, na luta contra o desperdício alimentar e para a recuperação dos excedentes do salão, a Alimentaria&Hostelco irá colaborar, uma vez mais, com a Fundació Banc dels Aliments, uma ONG sediada em Barcelona criada para recuperar aqueles alimentos e bebidas que não são comercializáveis, mas sim consumíveis, e distribuí-los entre as pessoas que deles necessitam.

Para colocar todas estas medidas em marcha, a Alimentaria voltará a contar com parceiros como a AECOC, uma das maiores associações empresariais de Espanha que reúne a indústria e distribuição, e a Ecovidrio, uma das principais ONGs espanholas de reciclagem de vidro de uso único.

Quais são os benefícios para as empresas participantes, seja como expositores ou visitantes? Que oportunidades de networking e negócios estão disponíveis?

A Alimentaria&Hostelco oferece muitas razões para que os profissionais participem. A união de ambos os salões permite atender à demanda com uma oferta totalmente transversal. De facto, até à data, nenhum outro certame europeu de alcance internacional pode abarcar o espectro completo de produtos e serviços destinados tanto ao canal Horeca como à distribuição.

A nossa plataforma organizou mais de 350 atividades de dinamização para os profissionais com o objetivo de fomentar o negócio, o conhecimento e a inovação e, ao mesmo tempo, valorizar a gastronomia e promover a sustentabilidade como ferramenta chave para o crescimento.

O Alimentaria Hub, que vai ocupar um lugar de destaque na feira, propõe um olhar para o futuro da indústria alimentar. Este espaço de conhecimento e networking acolherá conferências, seminários e apresentações de estudos, bem como a mostra Innoval, que reúne os 300 produtos mais inovadores do ano. Tudo isto em torno de seis temas principais: Inovação (I+D+i) e o valor das marcas; Nutrição, Saúde e Bem-estar; Internacionalização e Globalização; Distribuição e Retail; Marketing e Comunicação e Sustentabilidade 3600, nos quais participarão mais de 200 oradores.

Por outro lado, no The Horeca Hub, uma área multidisciplinar e experiencial de nova criação, vão ser difundidos conteúdos chave para o canal Horeca, como a sustentabilidade, a digitalização, a atração do talento ou a internacionalização. Além disso, serão mostradas as últimas tendências com a participação de grandes chefs e especialistas em gastronomia e restauração.

Na Alimentaria&Hostelco, estamos focados no crescimento do caráter internacional do evento, atraindo visitantes profissionais altamente qualificados. Por isso, contamos com um relevante programa de hosted buyers, que nos permite convidar mais de 2 200 compradores nacionais e internacionais a visitar a nossa feira. Para a edição de 2024, convidamos dez compradores portugueses de alto nível, uma vez que Portugal é um dos mercados-chave para a nossa organização.

Hoje a Alimentaria&Hostelco é um evento referência no calendário internacional. Como olha para evolução ao longo dos anos?

Em 2024, a Alimentaria&Hostelco terá uma participação internacional recorde. Com um aumento de 15% na oferta internacional em relação à edição passada, esperamos este ano a participação de 3.200 empresas expositoras, que ocuparão 100.000 m2 líquidos e 7 pavilhões, praticamente a totalidade do recinto Gran Vía da Fira de  Barcelona. Esperamos, igualmente, receber mais de 100 mil visitantes profissionais, reafirmando a nossa liderança como principal plataforma impulsionadora de negócios, internacionalização e networking.

Estes dados são o auge de uma evolução constante que se acelerou na última década, na qual a Alimentaria tem-se aberto progressivamente ao mercado internacional, tanto dentro como fora da Europa, e tem abarcado cada vez mais segmentos para apresentar uma oferta autenticamente transversal e multidisciplinar.

Como vê a participação das empresas portuguesas na Alimentaria&Hostelco? Em que se diferenciam de outras empresas internacionais?

Portugal confirma-se como um dos países-chave para o certame tanto em expositores, como em visitantes. No que diz respeito às empresas e organizações portuguesas que irão marcar presença nesta edição, a sua presença será muito visível, uma vez que ocuparão o quinto lugar entre os países com maior número de empresas representadas e superfície expositiva. Assim, nesta edição, PortugalFoods e Inovcluster voltam como expositores no International Pavilions, agrupando várias empresas de todo o país com uma ampla oferta de produtos lácteos, cárneos, doces e conservas, principalmente. A estas somar-se-ão cerca de vinte empresas portuguesas que participam individualmente na Interlact, Snack, Biscuits & Confectionery, Grocery Foods, Intercarn e Restaurama&Hostelco, principalmente. No total, estima-se um crescimento de 20% em comparação com a edição passada, alcançando mais de 700m2 de presença portuguesa na feira.

Quanto aos visitantes, na edição de 2022, Portugal destacou-se como o terceiro país da Europa com maior número de visitantes à feira, o que comprova o interesse e a relevância que a Alimentaria tem para os profissionais portugueses. A nossa previsão é que esses bons resultados se repitam em 2024.

Sem dúvida, nas relações comerciais entre Espanha e Portugal, o setor agroalimentar tem um papel muito importante. Segundo dados fornecidos pela Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB), Portugal destaca-se como o segundo destino das exportações espanholas de alimentos e bebidas. Por sua parte, Espanha é o principal destino das exportações agroalimentares portuguesas, segundo dados da CaixaBank Research de 2022. Estes intercâmbios tão frutíferos marcam a diferença e facilitam o bom entendimento que culmina em negócios durante a celebração da Alimentaria&Hostelco.

O que nos pode dizer sobre os novos espaços e novas experiências?

Nesta edição, potenciam-se ainda mais as oportunidades de negócio para o canal Horeca no âmbito internacional, sobretudo europeu. Por isso, uma das principais novidades é a fusão da oferta expositiva de Hostelco, o Salão Internacional do Equipamento e Maquinaria para a Restauração, Hotelaria e Coletividades, e Restaurama, o salão da Alimentaria focado no food service, com o objetivo de multiplicar sinergias num dos âmbitos mais relevantes da economia ibérica e assim formar a maior plataforma internacional dirigida ao canal Horeca, com a participação de mais de 600 companhias expositoras.

Dentro de Hostelco&Restaurama incluir-se-ão, além disso, novidades como a área Coffee, Bakery and Pastry, que oferecerá uma completa seleção de produtos e equipamento para os setores de café, bar, padaria, pastelaria e geladaria. Além disso, este espaço contará com uma zona de atividades como oficinas, demonstrações, provas, palestras e concursos, com o objetivo de promover a interação e o contacto entre profissionais.

Hostelco&Restaurama albergará também The Horeca Hub, o espaço multidisciplinar e polivalente de nova criação que aglutinará as últimas tendências para o setor Horeca. Esta iniciativa contempla a celebração de mais de 150 iniciativas, como ‘showcookings’ e masterClasses; debates e divulgação de conhecimento; concursos e prémios, e apresentações.

O salão acolherá, assim mesmo, uma área exclusiva vinculada à restauração e coletividades com uma zona de atividades dirigidas aos profissionais deste segmento da indústria, na qual terá lugar o VI Congresso de Restauração Coletiva.

Por outro lado, reformulámos a composição das áreas de oferta presentes no setor The Alimentaria Trends, de maneira que Organic Foods (dedicado a alimentos e bebidas de produção ecológica) e Fine Foods (produtos gourmet, incluindo azeites de oliva virgem extra), que na última edição fizeram parte deste salão, agora adquirem categoria de setores próprios. Também terá o seu espaço diferenciado o setor FoodTech, que se apresentou em 2022 e que ampliará a sua oferta de soluções tecnológicas transversais para a indústria de alimentos e bebidas.

Em que países centraram a atenção para a edição de 2024?

No que diz respeito a visitantes, encabeçam a lista dos países prioritários Estados Unidos, México, China, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul, seguidos dos principais países destino das importações espanholas na América Latina e Europa, onde se inclui Portugal.

Quanto a expositores, o top 10 é encabeçado por Itália, seguida de Turquia, China&Hong Kong, Polónia, Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Países Baixos e Argentina. Cabe destacar também a notável presença de países asiáticos como Taiwan, Coreia do Sul, Tailândia e Indonésia.


Na sua opinião quais são as principais tendências de consumo que vão crescer com força nos próximos anos?

Nos próximos anos, vão continuar a ser uma tendência em alta a preocupação pela sustentabilidade dos consumidores (embalagem inteligente e sustentável, redução do gasto de água nos processos, normativa de bem-estar animal, economia circular), bem como a busca por uma alimentação saudável e produtos com informação clara e simples sobre a sua composição. Continuará também a tendência da busca por proteínas alternativas que completem as proteínas disponíveis na atualidade, os produtos à base de plantas e os produtos orgânicos.

Por outro lado, está claro que a chegada da automação e da inteligência artificial trará consigo mudanças substanciais no setor. Provavelmente poderemos ver produtos mais rastreáveis e seguros, novos ingredientes e novas maneiras de processá-los.

Por último, considero que a procura por produtos premium continuará a ser uma tendência estável dentro do setor. Os consumidores, cada vez mais informados e exigentes, vão continuar a procurar marcas e produtos da mais alta qualidade. H

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
Delta The Coffee House Experience chega ao Amoreiras Shopping Center
Retalho
Caçarola apresenta os novos Pink Rice e Basmati Premium
Alimentar
Colheita 2021 do Segredo 6 chega como “a melhor de sempre”
Bebidas
Auchan marca presença na Expo Franchise
Retalho
Gama gourmet da Aldi de volta com novos produtos
Retalho
“A logística urbana é sem dúvida um grande desafio para todo o setor”
Entrevista
Makro Portugal presente no Chefs on Fire para celebrar a gastronomia
Retalho
Colheita de Pera Pocha foi a segunda pior da última década
Alimentar
CTE lança website para capacitação na transição energética
ESG
O Melhor Croissant da Minha Rua chegou à Bolt Food
Alimentar
Retalho

Delta The Coffee House Experience chega ao Amoreiras Shopping Center

No âmbito do seu plano de expansão, a Delta The Coffee House Experience abriu uma loja no Amoreiras Shopping Center, mantendo o propósito de ser um espaço dedicado à cultura e valorização do café.

Esta é a primeira loja implantada num centro comercial em Lisboa. O espaço, localizado no piso 1 do Amoreiras Shopping Center, oferece uma vasta gama de cafés de extração lenta, “que realçam todas as notas e aromas desta bebida”, com diferentes sugestões para cada experiência e método de preparação, seja através de uma V60, Balão, Chemex , French Press ou Aeropress, apresenta a marca.

Para além do expresso ou de novos blends, será também possível provar cafés de origens exclusivas, como é o caso do lote dos Açores ou de São Tomé e Príncipe. Há ainda diferentes propostas gastronómicas, como pequenos almoços, brunches ou refeições ligeiras.

“É com grande orgulho que hoje celebramos mais um marco na estratégia de expansão de lojas Delta The Coffee House Experience. O conceito foi pensado para enriquecer a cultura do café e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência inigualável que vai para além do ritual habitual de beber café”, destaca Clara Melícias, diretora de lojas Delta The Coffee House Experience.

A Delta The Coffee House Experience do Amoreiras está aberta de segunda a domingo, das 07h30 às 23h00, e junta-se agora às localizadas na Avenida da Liberdade e Marvila (Prata Riverside Village), em Lisboa, e junto ao Mercado do Bolhão, no Porto.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Caçarola apresenta os novos Pink Rice e Basmati Premium

Com o lançamento do Pink Rice e do Basmati Premium, a marca de arroz da Valente Marques reforça a sua posição no mercado como uma marca inovadora e atenta às tendências globais.

A Caçarola revelou recentemente dois novos produtos que prometem trazer inovação e sabor ao mercado em Portugal: o Pink Rice e o Basmati Premium. A apresentação oficial decorreu no dia 26 de setembro, no restaurante La Panamericana by Chakall, em Lisboa, num evento que reuniu figuras da gastronomia e do entretenimento.

O lançamento contou com a presença de convidados como a humorista Ana Arrebentinha, num ambiente descontraído e animado, onde a música e os sabores inovadores estiveram em destaque. No centro das atenções estiveram dois nomes da gastronomia portuguesa: o Chef Chakall e Rui Marques, criador do popular blog e projeto culinário A Pitada do Pai.

Sob o lema “Amor em grão”, ambos os chefs surpreenderam os presentes com pratos sofisticados e criativos, destacando a versatilidade dos novos arrozes da Caçarola.

Com o lançamento do Pink Rice e do Basmati Premium, a marca da Valente Marques reforça a sua posição no mercado como uma marca inovadora e atenta às tendências globais, sempre com o foco na qualidade e na satisfação dos consumidores.

Fotografias: Brain Entertainment

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Colheita 2021 do Segredo 6 chega como “a melhor de sempre”

Ao mercado chegam cerca de 500 garrafas e, ainda, 30 estojos de edição colecionador com três garrafas. Além de Portugal, também o Brasil tem contribuído para aumentar as vendas.

Foi em Mirandela, Trás-os-Montes, que António Boal e Francisco Costa apresentaram o novo Segredo 6, produzido a partir das uvas colhidas em 2021, na Vinha do Professor.

Com assinatura do enólogo Paulo Nunes, este vinho é produzido a partir das castas autóctones da região, nomeadamente Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, Bastardo e Tinta Roriz, entre outras, “estagiou durante um longo período de meses em barricas de carvalho francês, selecionadas pela equipa de enologia da 2 CC em conjunto com a tanoaria para este perfil de vinho”.

De cor rubi intensa, aroma complexo com notas de fruta vermelha e balsâmico mentolado, este Segredo 6 revela-se na boca com um “equilíbrio harmonioso em todo o seu conjunto”, mostrando “um vinho de estrutura e carácter com grande persistência”, salienta Paulo Nunes, adiantando que esta colheita é, seguramente, “a melhor” de todas.

A Vinha do Professor, assim chamada por pertencer durante décadas a um professor, é uma vinha velha de 4,5 hectares e sem armação, existente há 68 anos. Ao mercado chegam 475 garrafas desta colheita, 400 das quais Magnum, 50 de 5 litros e 25 de 15 litros, pelos valores de 600, 1.800 e 8.000 euros, respetivamente. 20% da produção foi adquirida por membros do restrito clube de apreciadores dos vinhos da 2 CC, o Clube Gold, ainda antes do lançamento oficial. A pensar nos colecionadores, a marca lançou, ainda, uma edição especial, de 30 estojos, que lhes dá a oportunidade de usufruir de uma prova vertical das três colheitas disponíveis do Segredo 6 (2019/2020/2021).

O mercado nacional tem revelado particular interesse neste vinho, de segmento premium, a par do mercado brasileiro, que conquista, já, uma percentagem bastante significativa de vendas, revelam os dois sócios, António Boal e Francisco Costa. De acordo com os fundadores da 2 CC Produção de Vinhos LDA, a expectativa é que os dois mercados continuem em crescimento e que se entre, com esta nova colheita, em Angola.

A nova colheita do Segredo 6 está já disponível para os membros do Clube Gold 2 CC e chegará em breve ao mercado em quantidades muito limitadas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Auchan marca presença na Expo Franchise

Nos dias 18 e 19 de outubro, a retalhista irá fortalecer o compromisso com a rede de franquia e apresentar a sua visão de futuro

A Auchan Retail Portugal vai marcar presença na Expo Franchise, a maior feira de franchising da Península Ibérica, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa. Após a aquisição da Dia Portugal, e da rede de lojas Minipreço, esta será a primeira vez que a insígnia de retalho alimentar irá apresentar aos potenciais investidores, e empreendedores nacionais, a sua visão de futuro. Esta será também uma oportunidade para dar a conhecer os pilares de intervenção da Auchan na área da franquia.

“Com a aquisição da Dia Portugal, a Auchan assumiu a gestão da mais antiga e uma das maiores redes nacionais de franquia alimentar. Das mais de 480 lojas Minipreço adquiridas, mais de 50% operam em regime de franchising, o que traduz um novo foco estratégico”, afirma Pierre Olivier Delpierre, diretor de Franchising e Conceitos Comerciais da Auchan Retail Portugal.

“Atualmente, a rede de franquia da Auchan é um dos maiores ativos da nossa operação em Portugal, onde queremos fomentar o empreendedorismo através de parcerias sustentáveis e colocar os parceiros no centro das nossas ações. Vivemos um momento único no qual depositamos muita confiança nos nossos parceiros de negócio”, acrescenta.

Com a aquisição da cadeia Minipreço, em abril deste ano, a Auchan Retail Portugal passou a contar com 583 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais, e emprega  mais de 11.000 colaboradores. 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Gama gourmet da Aldi de volta com novos produtos

A Aldi Portugal volta a ter em loja a sua gama Gourmet Finest Cuisine, que, este ano, apresenta várias novidades.

A Aldi Portugal volta a ter em loja a sua gama Gourmet Finest Cuisine, que, este ano, apresenta várias novidades. Este sortido, que a ALDI refere ter sido pensado especialmente para a época festiva, combina a essência discount com produtos premium, “permitindo aos consumidores desfrutar de refeições sofisticadas e de elevada qualidade, a preços acessíveis”.

A Aldi refere que a Gourmet Finest Cuisine apresenta agora novas opções, que vão desde entradas a pratos principais e sobremesas, permitindo aos clientes preparar uma refeição completa com produtos selecionados e de alto requinte, como Pizza de Trufa e Presunto, Massa Tagliolini Fresca Gourmet, com sabor a Tinta de Choco, Trufa ou Pesto, Alheira de Leitão ou Cogumelos Shiitake, Frango Recheado, disponível nas variedades: Nozes, Presunto e Queijo ou Queijo de Cabra e Arandos, Cesto de Queijos Curados de Seia, Sobremesa Gourmet, com sabor a Amaretto e Ricotta ou Avelã e Chocolate, Cheesecake de Bolacha Caramelizada Belga ou com sabor a Chocolate com Turrão de Amêndoa e Massas Recheadas Gourmet, disponíveis em várias combinações de sabores: Queijo de Cabra e Cebola Caramelizada, Spianata (salame picante) e Grelos, e Abóbora com Queijo Mascarpone.

A Gourmet Finest Cuisine mantém alguns dos produtos como os célebres Macarons em diversos sabores, o Queijo de Ovelha com Trufa, a Paleta de Porco Preto e o Presunto de Porco Ibérico. A ALDI continua a apostar em sabores nacionais, especialmente no que respeita aos queijos, charcutaria e sobremesas, como os Queijos de Seia, a Alheira de Leitão ou Cogumelos Shiitake, e o Pudim de Ovos, acrescenta a retalhista em comunicado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Entrevista

“A logística urbana é sem dúvida um grande desafio para todo o setor”

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, define ao Hipersuper, Afonso Almeida, presidente da direção da APLOG.

Afonso Almeida, presidente da direção da APLOG, sublinha o desafio que a logística urbana representa para todo o setor.

A logística urbana é um dos grandes desafios para os players do setor? Na abertura da conferência Cidades & Logística, referiu que de 2022 para 2023, o tráfego aumentou 20% em Lisboa e Porto.
A logística urbana é, sem dúvida, um grande desafio para todo o setor. O aumento exponencial da entregas on-line, em especial nos últimos anos durante e pós pandemia, fez com os players do setor tivessem que se modernizar de forma muito rápida para poder responder às necessidades do mercado. Através da tecnologia, da digitalização, da automação, entre outras ferramentas, é possível hoje fazer entregas por todas as cidades em tempos muito reduzidos. Um estudo apresentado pela Inrix, uma consultora norte americana especializada em análise de dados de tráfego, mostra que a maioria das grandes cidades na Europa e no mundo tiveram um aumento de tráfego muito significativo. No caso de Lisboa e Porto os dados apresentados de 2023, mostram um crescimento do tráfego em mais de 20% em relação ao ano anterior. Esta situação deve mostrar-nos uma grande preocupação, sendo muito importante perceber as causas para este aumento e fazer com que as cidades possam tomar medidas urgentes para minimizar esta situação.

A logística urbana deve dar prioridade a conceitos como a habitabilidade e a sustentabilidade nas cidades? Nesse sentido, os lockers e as entregas de última milha com veículos alternativos deveriam ser priorizados?
As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado, e deve ser importante envolver todas as partes interessadas, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade, tendo uma visão de futuro mais sustentável. Existem já lockers a funcionar em alguns locais mas ainda estamos numa fase algo inicial. Devemos olhar para projetos noutras cidades e noutros países, que nos indicam caminhos interessantes. A forma como se faz as entregas da última milha deverá ser claramente otimizada com a implementação de hub´s em diferentes zonas da cidade, que permitam reduzir claramente o número de viaturas que existem hoje a efetuar entregas na cidade de Lisboa e Porto. A eletrificação das frotas deverá ser acelerada e também o uso de novos veículos de diversos tipos mais sustentáveis.

No global, para onde apontam as soluções? Como obter uma logística urbana eficaz e sustentável?
As soluções devem passar claramente por um trabalho sério das autarquias, alinhadas com políticas centrais, envolvendo especialistas e trabalhar em conjunto para arranjar soluções par este problema atual e real. É preciso investir neste tema com mais planeamento, rapidez e estratégia de médio longo prazo. Por esse mundo fora existem soluções interessantes e inovadores que podem ser analisadas e ver a possibilidade de poder aplicar nas nossas cidades as soluções que possam fazer sentido. Questões como dos horários de entregas, locais de descargas, hub´s estrategicamente locados em locais de Lisboa e Porto que permitam reduzir o tráfego, centralizando entregas com uma redução significativa do número de veículos em circulação. A questão dos lockers é fundamental, pois vamos ter que nos convencer que não é sustentável continuarmos a receber as nossas encomendas em casa. Se continuarmos neste caminho, a tendência será continuar a aumentar o tráfego e o congestionamento das cidades, entrando em contraciclo com o que se pretende para ter cidades mais sustentáveis.

Esta entrevista foi publicada na edição 426 do Hipersuper

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Retalho

Makro Portugal presente no Chefs on Fire para celebrar a gastronomia

Esta edição do Chefs on Fire promete ser mais imersiva e regresso às raízes primordiais da cozinha, onde o fogo é o protagonista e as paisagens naturais enriquecem cada prato.

A makro Portugal está de volta ao Chefs on Fire, nos dias 19 e 20 de outubro, no Museu do Côa. Esta iniciativa gastronómica com lugar marcado em Foz Côa irá combinar cozinha nacional com a envolvência do rio Douro e das gravuras rupestres, proporcionando uma experiência que junta gastronomia, arte e natureza.

Durante dois dias, a magia do fogo e os aromas autênticos da cozinha a lenha serão protagonizados por alguns dos chefs mais reconhecidos do panorama gastronómico português. Lídia Brás (Stramuntana), David Jesus (Seiva), Alexandre Silva (Loco) e Vítor Adão (Plano) irão estar presentes para demonstrar as suas iguarias, com música ao vivo.

“Participar em eventos como o Chefs on Fire é essencial para a makro porque são momentos que celebram a união da gastronomia e da cultura, que são o coração do que fazemos. Esta é uma oportunidade única para reforçar o nosso compromisso com os profissionais de cozinha e com a tradição enquanto apoiamos experiências gastronómicas únicas,” afirma Filipa Herédia, head of Communication & Public Affairs da makro Portugal.

Esta edição do Chefs on Fire promete ser mais imersiva e regresso às raízes primordiais da cozinha, onde o fogo é o protagonista e as paisagens naturais enriquecem cada prato.

“A presença da makro neste evento reforça o nosso compromisso com a gastronomia nacional e com os profissionais do setor, proporcionando aos chefs ingredientes de alta qualidade e soluções inovadoras”, destaca a retalhista num comunicado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Colheita de Pera Pocha foi a segunda pior da última década

Foi a segunda pior colheita da última década e do terceiro ano consecutivo com menos 50% de peras, muito abaixo do potencial produtivo. “Devido às condições climáticas e fitossanitárias registadas ao longo da campanha e principalmente na sua fase final, esperam-se quebras significativas”, informa a ANP.

A colheita de Pera Rocha dos associados da ANP em 2024 foi de 114.759 toneladas, o que representa um ligeiro aumento (5,7%) relativamente à colheita de 2023, mas cerca de metade da colheita de 2021.

Foi a segunda pior colheita da última década e o terceiro ano consecutivo com menos 50% de peras, muito abaixo do potencial produtivo.

“No entanto, o setor mantém o compromisso de fornecer prioritariamente os clientes habituais com a qualidade de sempre e a dignificação da Rocha do Oeste DOP”, sublinha a ANP.

“Devido às condições climáticas e fitossanitárias registadas ao longo da campanha e principalmente na sua fase final, esperam-se quebras significativas na fruta já armazenada nas Centrais Fruteiras. Na prática, é expectável que o aumento registado (5,7%) não seja efetivo e que a quantidade de pera rocha comercializável seja igual ou inferior à campanha passada”, informa a ANP.

Refira-se que o universo dos associados da Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha representam cerca de 90% da produção deste fruto em Portugal.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

CTE lança website para capacitação na transição energética

O website, agora lançado, é uma ferramenta voltada para empresas, profissionais e entidades que procuram formação e apoio técnico no contexto da transição energética e da ação climática.

Hipersuper

O Centro de Formação para a Transição Energética (CTE) acaba de lançar o seu website. A página oferece cursos e recursos para capacitar profissionais e empresas “na construção de um futuro energético mais sustentável”, informa a instituição.

O CTE tem como missão ser um agente dinamizador de novas competências, preparando os trabalhadores para os desafios do mercado de trabalho verde, em linha com a descarbonização da economia e com vista à promoção de uma transição justa e equitativa.

A criação do Centro de Formação para a Transição Energética surge da união de esforços entre a ADENE – Agência para a Energia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, “permitindo a requalificação em áreas como as energias renováveis, hidrogénio verde, eficiência energética e hídrica, e mobilidade sustentável”.

O website, agora lançado, é uma ferramenta voltada para empresas, profissionais e entidades que procuram formação e apoio técnico no contexto da transição energética e da ação climática.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

O Melhor Croissant da Minha Rua chegou à Bolt Food

A marca passa agora a estar disponível também através da aplicação de entrega de comida da Bolt.

Hipersuper

A marca está disponível em 17 espaços de norte a sul do país e agora é também possível fazer o pedido d’O Melhor Croissant da Minha Rua para ser entregue através da aplicação de entrega de comida da Bolt.

“A chegada d’O Melhor Croissant da Minha Rua à Bolt Food vem mostrar a nossa vontade de ter uma variedade de produtos cada vez maior na nossa aplicação de modo a conseguir agradar cada vez mais consumidores. Com a promessa de ter os melhores croissants da sua rua, queremos que estes cheguem a cada vez mais casas”, afirma Manuel Castel-Branco, responsável pela Bolt Food em Portugal.

A Bolt Food foi lançada pela primeira vez na Estónia em agosto de 2019 e atualmente o serviço está já se encontra disponível em 20 países de mais de 80 cidades. Tem 200 milhões de clientes em 50 países e 600 cidades em toda a Europa e África. 

A marca O Melhor Croissant da Minha Rua nasceu em 2014 e abriu a primeira loja em 2016,  no centro da Vila de Sesimbra

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.