INE confirma: inflação acelera para 2,3% em janeiro
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta segunda-feira que a taxa de inflação, em janeiro, acelerou para 2,3%, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês […]
Hipersuper
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta segunda-feira que a taxa de inflação, em janeiro, acelerou para 2,3%, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, confirmando o valor avançado na estimativa rápida divulgada no fim do mês passado. Esta é uma aceleração, em parte, motivada pela subida dos preços da eletricidade e o fim do IVA Zero.
Com base num exercício de natureza mecânica, estima-se que o impacto do fim da referida medida sobre a variação do IPC total tenha sido 0,7 p.p.. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,4% (2,6% em dezembro). A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,2% (-10,5% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,1% (2,0% no mês anterior), explica o instituto.
A variação mensal do IPC foi nula (-0,4% no mês precedente e -0,8% em janeiro de 2023). A variação média dos últimos doze meses diminuiu para 3,8% (4,3% em dezembro), pode ler-se ainda.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6 p.p. ao registado no mês anterior e inferior em 0,3 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em dezembro, esta diferença tinha sido 1,0 p.p.).
Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,7% em janeiro (3,1% em dezembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,6%).