LFA – Ministra da Agricultura
Maria do Céu Antunes: “Estamos a crescer cerca de 5% ao ano nas exportações”
“Estamos a crescer cerca de 5% ao ano nas exportações”, afirmou a ministra da Agricultura ao Hipersuper à margem da Lisbon Food Affair (LFA), que decorre na FIL, em Lisboa. Maria do Céu Antunes, que percorreu o certame nesta segunda-feira, elogiou a capacidade inovadora de produtores e empresas do agroalimentar nacional.

Ana Grácio Pinto
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
“Estamos a crescer cerca de 5% ao ano nas exportações”, afirmou a ministra da Agricultura ao Hipersuper à margem da Lisbon Food Affair (LFA), que decorre na FIL, em Lisboa.
Maria do Céu Antunes que percorreu o certame nesta segunda-feira, acrescentou que aquilo que sempre foi feito “foi estimular o mais possível a nossa capacidade de exportar”, dando como exemplo o apoio à promoção dos vinhos portugueses nos mercados externos, que viu este ano “o seu pacote financeiro aumentado para poder continuar, nomeadamente, à procura de novos mercados e fidelizar outros que já tenhamos, para garantir que possamos continuar a alimentar o nosso mercado exportador”.
Na visita à Lisbon Food Affair, a governante teve conhecimento de produtos que são considerados inovadores no setor agroalimentar, alguns dos quais foram premiados no âmbito do LFA Innovation, o espaço de divulgação e promoção dos mais recentes lançamentos de produtos considerados inovadores, bem como das tendências de mercado em que cada produto se destaca.
“Vemos a inovação a acontecer ajustando-se, por exemplo, e como aqui se viu, através de uma cidra de banana feita a partir de bananas que não têm valor comercial para venda em supermercado ou restaurante, mas são utilizadas para um produto transformado e, com isso, acrescenta valor”, destacou Maria do Céu Antunes.
Espírito empreendedor
A ministra da Agricultura sublinhou ao Hipersuper a capacidade inovadora de produtores e empresas do agroalimentar nacional, uma característica que a pandemia acentuou.
“Percebi que quando tivemos uma pandemia houve uma necessidade muito grande do setor se readaptar, se ajustar e inovar. Em março de 2020 eu tinha acabado de tomar posse e ainda fiz a primeira feira de queijos em formato presencial, em Oliveira do Hospital, mas um ano depois fizemos essa mesma feira de forma virtual. E isto é inovação, é adaptação”, recordou, acrescentando que essa necessidade de inovar e adaptar continua a ser colocada à prova. “Tudo o que sentimos que está no espírito empreendedor dos portugueses está a ser colocado à prova, está a ser colocado ao serviço da nossa economia”, sublinhou ao nosso jornal, lembrando que depois da pandemia, apareceram outras questões de ordem mundial.
“As condições que tínhamos há pouco mais de quatro anos são hoje completamente diferentes. Temos uma guerra sobre a Ucrânia, uma nova guerra no Médio Oriente, uma crise relacionada com as alterações climáticas. E tivemos uma pandemia. Tudo isso tirou-nos da nossa zona de conforto e mostrou-nos que é preciso fazer mais e melhor”, assinalou Maria do Céu Antunes.
Sobre a Lisbon Food Affair, que abriu portas na FIL no domingo e se prolonga até terça-feira, a ministra da Agricultura recordou que o certame reúne toda a fileira do setor agroalimentar. “E isto reveste-se de grande importância, aliando a isto toda a inovação que o setor tem vindo a aportar, acrescentando a produção nacional e indo ao encontro das preferências dos consumidores”.
A Lisbon Food Affair assume-se como a mais importante feira profissional do sector agroalimentar em Portugal, dirigida a fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas, de equipamentos, serviços e tecnologias para a distribuição e para o canal Horeca.