Dachser
Dachser reforça crescimento e expansão
A Dachser, multinacional alemã, iniciou o ano de 2024 numa posição consolidada enquanto líder mundial nos setores da logística e dos transportes. A ambiciosa estratégia de expansão da empresa ao […]
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Dachser, multinacional alemã, iniciou o ano de 2024 numa posição consolidada enquanto líder mundial nos setores da logística e dos transportes. A ambiciosa estratégia de expansão da empresa ao longos dos últimos anos reflete-se não só na abertura de novos escritórios e na aposta em aquisições estratégicas, mas, também, na consolidação da sua presença em mercados-chave. “Neste ponto, destacam-se dois marcos importantes, alcançados no final de 2022, ano em que a Dachser adquiriu 100 por cento das joint ventures na Hungria e em que assumiu uma participação maioritária no fornecedor de software alemão kasasi GmbH” destaca a empresa em comunicado..
Dando seguimento à linha de crescimento e expansão, a Dachser iniciou este ano a posicionar a filial holandesa de logística alimentar, Müller Fresh Food Logistics, como parceira da European Food Network (EFN). A multinacional alemã adquiriu a Müller Fresh Food Logistics no início de 2023 e, desde então, tem implementado, com sucesso, um caminho de colaboração e integração. “Este passo reforça consideravelmente a rede de distribuição alimentar à escala europeia, tendo em conta a presença forte da Müller nos países do Benelux”, avança.
Recorde-se que já em março de 2023, tinha adquirido também a ACA Internacional, com sede em Melbourne, na Austrália, e que com esta aquisição, a rede de transporte aéreo e marítimo de mercadorias da Dachser abrange, agora, a Austrália e Nova Zelândia, países economicamente fortes e que estão estreitamente interligados com a Ásia, Europa e América do Norte.
2023 foi aliás um ano de aquisições estratégicas. Em maio, a Dachser assinou um acordo de joint venture com a empresa de logística japonesa Nishi-Nippon Railroad Co., Ltd, parceria que levará à abertura do primeiro escritório da multinacional em Tóquio, no início deste ano. Foi em agosto, contudo, que se concretizou uma das aquisições mais importantes da história da Dachser. Nesse mês, foi anunciado que a italiana Fercam iria transferir as suas divisões de grupagem e de logística contratual para uma empresa comum criada com a Dachser, sob a designação Dachser & Fercam Italia. A partir do segundo trimestre de 2024, a multinacional alemã irá deter uma participação de 80 por cento na nova empresa, permanecendo os restantes 20 por cento na posse do grupo italiano.
Além disso, em dezembro de 2023, a Dachser reforçou a sua presença na África do Sul ao adquirir os restantes 30 por cento das ações DACHSER South Africa, tornando-se, assim, o único acionista da empresa sediada em Joanesburgo. O início desta operação remonta a 2011, quando a empresa alemã estabeleceu uma joint venture com a empresa Jonen Freight Pty. Ltd. e adquiriu uma participação maioritária com o objetivo de reforçar a sua rede global de transporte aéreo e marítimo de mercadorias.
Ainda em dezembro, a Dachser adquiriu a Frigoscandia, um fornecedor de serviços de logística de alimentos congelados e com temperatura controlada na região nórdica, com sede em Helsingborg, na Suécia. Com esta aquisição, sujeita à aprovação das autoridades europeias da concorrência, a multinacional alemã reforça a sua rede de logística alimentar na Europa. A Dachser espera que a transação seja concluída no primeiro trimestre de 2024.