Pingo Doce reduz 55% das emissões de CO2e e conquista quatro estrelas Lean&Green
O Pingo Doce conquistou quatro estrelas na iniciativa Lean&Green da GS1 Portugal, plataforma europeia para a redução de emissões de CO2, depois de ter diminuído a nível relativo 55% das […]
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O Pingo Doce conquistou quatro estrelas na iniciativa Lean&Green da GS1 Portugal, plataforma europeia para a redução de emissões de CO2, depois de ter diminuído a nível relativo 55% das emissões de dióxido de carbono equivalente nas suas operações logísticas desde 2018.
A cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins é a primeira empresa em Portugal e a quarta a nível europeu a conquistar esta distinção. Quando aderiu Lean&Green, em 2021, conquistou três estrelas pelo trabalho combate às alterações climáticas. Obtém agora quatro estrelas, o maior prémio atribuído por esta entidade em Portugal.
“Quando aderimos ao Lean&Green assumimos o compromisso de reduzir as emissões de carbono em pelo menos 20% no prazo de cinco anos. Valor que foi ultrapassado, o que demonstra que estamos no caminho certo”, sublinha o diretor executivo de logística do Pingo Doce, Ricardo Mestre.
As primeiras medidas do projeto de descarbonização da logística do Pingo Doce foram implementadas há mais de dez anos com o objetivo de contribuir para o combate ao fenómeno das alterações climáticas. Entre as medidas que contribuíram para esta distinção, a insígnia destaca a operação circular de transportes, em particular com o backhauling e o fronthauling, entre outras medidas colaborativas como a centralização de acessórios de transporte evitando deslocações de fornecedores de mercadorias e prestadores de serviço loja-a-loja.
No backhauling os veículos afetos à logística efetuam as viagens de retorno aos armazéns com produtos recolhidos nas instalações dos fornecedores e no fronthauling as viaturas dos fornecedores efetuam, quando possível, as viagens de regresso às suas instalações com mercadoria que entregam nas lojas.
Segundo a insígnia, entre 2018 e 2022, o backhauling evitou o cumulativo da emissão de cerca de 29.430t de CO2e (proporcional a uma poupança superior a 67 milhões de km e à recolha de cerca de três milhões de paletes), sendo que o fronthauling, mais recentemente, evitou a emissão cumulativa de 204 t de CO2e, desde 2019.
Para a redução das emissões de gases com efeito de estufa contribuiu, também, a criação do hub logístico de Lisboa, plataforma de crossdocking a partir da qual a marca abastece as lojas de proximidade na Grande Lisboa. O hub evitou a emissão de 560 toneladas de emissões de CO2e, em 2022.