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Hipersuper - Edição janeiro 2024

Hipersuper – Edição janeiro 2024

Distribuição

Leia a edição 419

“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir as exigências vai estar fora”. Quem o diz é Deolinda Silva, diretora executiva do PortugalFoods, na entrevista  que está em destaque na edição 419 do Hipersuper.  Capacitar as empresas para a sustentabilidade e o cumprimento das regras ESG é um grande desafio mas também um caminho sem retorno para a indústria agroalimentar nacional, alerta Deolinda Silva, que explica nesta entrevista quais os principais desafios a ultrapassar, fala sobre exportação e revela o plano de atividades da PortugalFoods para 2024.

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“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir as exigências vai estar fora”. Quem o diz é Deolinda Silva, diretora executiva do PortugalFoods, na entrevista  que está em destaque na edição 419 do Hipersuper.  Capacitar as empresas para a sustentabilidade e o cumprimento das regras ESG é um grande desafio mas também um caminho sem retorno para a indústria agroalimentar nacional, alerta Deolinda Silva, que explica nesta entrevista quais os principais desafios a ultrapassar, fala sobre exportação e revela o plano de atividades da PortugalFoods para 2024.

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Já pode ler a edição de janeiro do Hipersuper

Hipersuper - Edição janeiro 2024

“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir as exigências vai estar fora”. Quem o diz é Deolinda Silva, diretora executiva do PortugalFoods, na entrevista  que está em destaque na edição 419 do Hipersuper.  Capacitar as empresas para a sustentabilidade e o cumprimento das regras ESG é um grande desafio mas também um caminho sem retorno para a indústria agroalimentar nacional, alerta Deolinda Silva, que explica nesta entrevista quais os principais desafios a ultrapassar, fala sobre exportação e revela o plano de atividades da PortugalFoods para 2024.

Em destaque
“A IA generativa já está (e vai continuar) a impulsionar o setor de retalho”. Nesta edição falamos muito de Inteligência Artificial. Mostramos como está a mudar a forma de pensar o mundo dos negócios e como é que as empresas esperam que os seus serviços se tornem mais eficientes e inovadores.

Emoção
A 15 de janeiro, a Lusiteca celebrou 56 anos de fundação. O rótulo ‘marca de emoção’ adequa-se perfeitamente a esta empresa 100% portuguesa e familiar, responsável por duas marcas icónicas que acompanham os consumidores há gerações: as pastilhas Gorila e os caramelos Penha. “É importante que as pessoas olhem para as marcas e sintam um carinho por elas, como se fossem suas”, sublinha Luís Filipe Brandão, CEO da Lusiteca, em entrevista ao Hipersuper. E, claro, não podíamos deixar de visitar a fábrica da Lusiteca. Vale a pena ler.

Produção
Conheça os vencedores da nona edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. São produtos que comprovam a excelência, a inovação e a cada vez maior preocupação das empresas com a sustentabilidade na produção nacional.

Inovação
Inovar é, cada vez mais, um fator diferenciador. São incontáveis as áreas nas quais a inovação significa ganhos para as empresas. No caso da Yogoody, passou por desenvolver uma alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, como revela Anabela Ferreira, fundadora da empresa.

Exportação
A Lisbon Food Affair regressa à FIL de 4 a 6 de fevereiro e até ao fecho desta edição já tinha confirmada a presença de importadores de mais de 30 países de quatro continentes. A nível nacional, 48% das empresas inscritas participam pela primeira vez e representam vários setores. O Hipersuper conversou com Marina Calheiros, Gestora Coordenadora da Lisbon Food Affair, que faz uma antevisão da segunda edição do marketplace que agrega a oferta alimentar e bebidas.
Também fomos conversar com Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores, que volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024, em Berlim, que este ano acontece de 7 a 9 de fevereiro. “A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirma.

Panificação e padaria
A conveniência, a preocupação com a saúde, o preço e a sustentabilidade vão marcar o ano no setor da panificação e pastelaria, uma categoria onde a inovação marca a diferença. Fomos ouvir alguns dos principais players deste setor.

Sustentabilidade
A indústria transformadora é o alvo principal do roteiro para a descarbonização do setor agroalimentar que será apresentado em setembro de 2024 por um consórcio constituído pela PortugalFoods, a InovCluster e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. Apresentamos nesta edição os nove objetivos deste plano.

Comércio
A produção artesanal, a oferta internacional e o atendimento personalizado, são os argumentos diferenciadores da Queijaria do Monte. Diana Mello, co-fundadora da loja especializada em queijo, está à procura de um espaço para abrir mais uma loja em Lisboa. Fomos conhecer melhor este projeto.

Recrutamento
Procuram-se perfis empáticos, analíticos e tecnológicos. Estas são as tendências de recrutamento no retalho, as competências exigidas e as funções com mais vagas em aberto. Com a ajuda das consultoras de recursos humanos, juntámos ainda os ingredientes de uma boa estratégia de atração e retenção de talento. Não deixe de ler este artigo.

Opinião e tendências
Nesta edição pode ainda ler a opinião de Diana Neves Carvalho, head of industry practice da NTT DATA Portugal, Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo, Sara Monte e Freitas partner da Monte e Freitas Expense Reduction Analysts, Ricardo Henriques, José Maria Alves Pereira, Leonor Sá e Frade, sócio, associado sénior e advogada estagiária da Abreu Advogados, Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, Maria Dias, expert manager – sales & marketing at Randstad Portugal, Ricardo Galante, principal analytics & artificial intelligence advisor do SAS Portugal, José Pedro Fernandes, vice-presidente da SiSQUAL WFM, David Lacasa, partner da Lantern e Anders Billesø Beck, vice-presidente de estratégia e inovação da Universal Robots.
Também a habitual análise da Kantar por Andreia Carvalho, advanced analytics director.

Obrigada
Ainda nesta edição um momento feliz: festejamos mais um aniversário com uma boa notícia ao ser novamente distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas, na categoria “Comunicação Social: Comércio e Indústria”.
São 34 anos que merecem ser festejados. E este prémio, que chega depois de um ano desafiante como foi 2023, ainda nos dá mais força para o futuro. Ter objetivos claros, trabalhar de forma eficiente e manter o rigor, mesmo diante dos desafios, faz a diferença. Estamos a celebrar não apenas o resultado final que chega aos nossos leitores, mas também a determinação, a seriedade e o respeito que nos permitiram superar todas as dificuldades que surgiram no caminho. É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido.

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Whisky ‘The Deacon’ da Pernod Ricard premiado no New Zealand Spirits Awards 2024

The Deacon é uma das mais recentes inovações da Pernod Ricard a nível mundial, sendo a primeira marca criada 100% em conjunto com a Sovereign Brands, empresa presente no mercado há 25 anos.

O whisky tradicional escocês The Deacon foi distinguido com a medalha de ouro em whisky tradicional escocês, na sexta edição anual dos NZ Spirits Awards.

A cerimónia da sexta edição dos prémios NZ Spirits Awards teve lugar em Wellington. Vinte e dois juízes provaram e classificaram 451 candidaturas. No total, foram atribuídas 79 medalhas de ouro e ouro duplo, 201 medalhas de prata e 120 medalhas de bronze. Os prémios são organizados pela indústria do setor Spirits New Zealand e Distilled Spirits Aotearoa.

The Deacon é uma das mais recentes inovações da Pernod Ricard a nível mundial, sendo a primeira marca criada 100% em conjunto com a Sovereign Brands, empresa presente no mercado há 25 anos.

The Deacon é um blended scotch whisky de qualidade superior, produzido a partir de whiskies selecionados à mão, incluindo os das regiões históricas escocesas de Islay e Speyside. Os tradicionais alambiques de cobre utilizados no processo de destilação inspiram a garrafa de The Deacon.

“Fumado, doce e turfado o distinto sabor de The Deacon é melhor apreciado puro, com gelo ou no seu cocktail preferido”, apresenta a Pernod Ricard.

Em Portugal, The Deacon está disponível em todo o território, sendo possível pode encontrá-lo na restauração ou numa garrafeira de eleição.

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González Byass centraliza digitalmente os processos de despesas dos empregados do Grupo com SAP Concur

A adega González Byass continua a apostar nas soluções tecnológicas da SAP Concur para digitalizar o processo de despesas dos seus colaboradores, no âmbito da sua estratégia de transformação digital e inovação.

A solução fornecida pela SAP Concur permitiu a este grupo empresarial sediado em Jerez de la Frontera, Cádiz, na região da Andaluzia, e fundado em 1835 por Manuel María González Angel, a quem posteriormente se juntou o inglês Robert Blake Byass, que conta com 1.000 colaboradores espalhados pelos seus escritórios em Espanha, Reino Unido, EUA, México e Chile, converter uma tarefa rotineira que era feita, de forma manual, na tradicional folha de cálculo, num modelo digital, simples e rápido, que pode ser feito a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Graças a esta solução, os colaboradores do grupo deixaram de ter de pagar as suas despesas antecipadamente ou de solicitar adiantamentos.

Além da redução de tempo e de custos, a nova ferramenta está alinhada com o compromisso e com a aposta deste grupo no progresso sustentável. Este processo permitiu reduzir as faturas em papel, além de contribuir para promover viagens de negócios sustentáveis e eficientes, contribuindo para a promoção do meio ambiente.

“O sucesso de uma empresa familiar como a González Byass durante tantos anos tem sido oferecer experiências únicas aos colaboradores através da tecnologia, mantendo a essência e os valores da empresa. Na SAP Concur, apreciamos o facto de empresas como a González Byass terem depositado a sua confiança numa solução que simplifica e automatiza os processos diários e ajuda as empresas a poupar tempo aos seus funcionários, além de promover a sustentabilidade”, realça João Carvalho, diretor da SAP Concur para a Europa do Sul, Médio Oriente e África.

“Os benefícios são claros: economia de tempo administrativo e operacional, economia de custos de deslocação através da renegociação das tarifas com a agência de viagens e um ROI que é calculado com base na recuperação do IVA nos próprios recibos de despesas”, sustenta Elisabet Braza Valle, responsável pela Inovação SAP na González Byass. Para a González Byass, o resultado desta otimização foi a implementação deste processo em toda as suas sedes, aplicando as diferenças fiscais de cada país.

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Sidul reforça gama especial para compotas

O Açúcar para Compotas Sidul está disponível em super e hipermercados, sendo apto para vegetarianos e veganos, e tendo uma embalagem 100% reciclável.

Sidul está a reforçar a sua oferta com uma gama especial e renovada, especialmente criada para compotas. 

O Açúcar para Compotas Sidul contém pectina, um gelificante natural presente em muitas frutas, como maçãs e citrinos, que garante uma consistência espessa e uniforme a compotas, geleias e doces, “reduzindo o tempo de preparação e preservando o sabor autêntico da fruta”, apresenta a marca. “Ao reduzir o tempo de cozedura, a pectina preserva o sabor natural das frutas, tornando-se um ingrediente essencial na confeção de sobremesas à base de fruta”, acrescenta.

“O Açúcar para Compotas Sidul é um exemplo claro do compromisso da marca em inovar, oferecendo produtos que tornam a criação de doces caseiros mais rápida, prática e saborosa”, afirma Sandra Gonilho, head of Marketing Sidul.

O Açúcar para Compotas Sidul está disponível em super e hipermercados, sendo apto para vegetarianos e veganos, e tendo uma embalagem 100% reciclável.

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Alimentar

Mimosa lança novo leite sem lactose

A marca está a lançar o Leite Cálcio + Vitamina D magro com a opção sem lactose, desenvolvido para pessoas intolerantes à lactose, que procuram um leite funcional.

O Mimosa Cálcio + Vitamina D pretende reforçar o posicionamento da gama como proposta de valor diferenciado na categoria, evidenciar os benefícios naturalmente presentes no leite e a mais-valia do enriquecimento em cálcio e vitamina D.

“A gama Cálcio + Vitamina D, direcionada para todas as idades, vem reforçar a importância do cálcio e dos seus benefícios, tanto numa fase inicial da vida, para o bom desenvolvimento dos ossos e dos dentes, como numa fase mais tardia, para a manutenção de uma boa saúde óssea”, afirma Beatriz Ferreira, gestora da marca Mimosa.

A marca, que pertence ao universo do grupo Lactogal, está, assim, a lançar o Leite Cálcio + Vitamina D magro com a opção sem lactose, desenvolvido para pessoas intolerantes à lactose, que procuram um leite funcional.

Enriquecido em cálcio e vitamina D, garante os benefícios naturalmente presente do leite, incluindo o mesmo teor de outros nutrientes essenciais característicos destes alimentos como riboflavina, vitamina B12 ou iodo. Só não tem mesmo lactose. A gama Mimosa Cálcio + Vitamina D conta com o apoio da Associação Portuguesa de Osteoporose, com o objetivo de promover a saúde óssea dos portugueses.

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‘Os Lusíadas’ inspira novo packaging da Quinta do Portal

A Quinta do Portal vai passar a comercializar algumas das suas referências em caixas de madeira inspiradas na obra ‘Os Lusíadas’, de Luís de Camões.

As novas caixas de madeira acompanham um conceito que já tinha sido introduzido nos rótulos. “Uma epopeia a caminho de conquistar novos consumidores e novos mercados”, comunica a Quinta do Portal, que vai passar a comercializar algumas das suas referências em caixas de madeira inspiradas na obra ‘Os Lusíadas’, de Luís de Camões.

A primeira referência a avançar é o Portal Grande Reserva Tinto, “um vinho muito frutado e fresco, conferido pelos silvestres, pronto a consumir no imediato, mas com um potencial enorme de envelhecimento em garrafa”, apresenta o produtor.

As garrafas, no formato clássico borgonhês, já estavam rotuladas com design alusivo aos Lusíadas, tendo agora nas caixas um novo elemento para fazer perdurar a imagem da marca junto dos consumidores.

Esta alteração surge numa altura em que se aproxima a época de Natal, para a qual a Quinta do Portal prepara ainda outras alterações na forma como vai apresentar algumas das suas melhores referências, com uma aposta mais vincada nos grandes formatos.

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Bebidas

Torrié lança edição especial de pacotes de açúcar com provérbios portugueses

“Com esta coleção, quisemos reforçar a ligação emocional que os portugueses têm com o café. Cada provérbio não só desperta sorrisos, mas também proporciona momentos únicos de reflexão e diversão”, afirma Ana Montenegro, diretora de marketing da JMV.

É uma nova coleção de pacotes de açúcar, uma iniciativa da Torrié que combina duas paixões bem enraizadas na cultura portuguesa: o café de excelência e a sabedoria popular dos provérbios.

 Nesta edição especial, cada pacote apresenta um provérbio reinventado, onde o Café é protagonista, convidando os consumidores a completarem a frase. Esta campanha, sob o lema “Inspira a tua vida”, reforça o compromisso da marca de transformar o café em mais do que uma bebida – um verdadeiro momento de inspiração e partilha no dia a dia.

“Com esta coleção, quisemos reforçar a ligação emocional que os portugueses têm com o café. Cada provérbio não só desperta sorrisos, mas também proporciona momentos únicos de reflexão e diversão. É o reflexo do nosso propósito: proporcionar não apenas um café de qualidade, mas uma experiência que se prolonga para além da chávena”, afirma Ana Montenegro, diretora de marketing da JMV.

Os pacotes, decorados com frases como “Mais vale um café na mão que dois a…” ou “Grão a grão enche o café o…”, trazem um toque humorístico e desafiam os consumidores a completarem as ideias, tornando cada momento de café uma experiência criativa e personalizada, sublinha a marca do Grupo JMV.

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Retalho

Campanha da Associação Coração Delta quer chegar a 4500 idosos

‘É Tempo de Ajudar’ já apoiou cerca de 12.000 idosos. Esta 11ª edição está presente em 70 lojas Intermarché de 55 municípios e seis distritos.

A Associação de Solidariedade Social Coração Delta está a lançar a 11ª edição da campanha ‘É tempo de Ajudar’. Com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida à população sénior carenciada, a campanha decorre nos dias 26 e 27 de outubro, em 70 lojas Intermarché, nos distritos de Portalegre, Évora, Beja, Setúbal, Faro e Castelo Branco.

A parceria, que para além da insígnia de retalho envolve também o Corpo Nacional de Escutas e com 55 municípios, já impactou cerca de 12.000 idosos ao longo das edições anteriores e visa a angariação de produtos de higiene pessoal, para a população sénior em situação de vulnerabilidade económica.

Envolve mais de 1200 voluntários, entre o Corpo Nacional de Escutas e voluntários locais que aderiram à iniciativa para apoiar esta causa nas lojas Intermarché. A campanha tem o apoio da Fidelidade, que assegurará a cobertura e a proteção de todos os voluntários locais envolvidos, bem como da Stand digital da Epikart-Mr. Print, da IMACX, da Berma, displays internacional da Norprint, da Workjunior e da Finieco.

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Retalho

Portugueses vão antecipar as compras de Natal na Black Friday

Um estudo da Netsonda para a Worten indica que 90% dos inquiridos pretende comprar na Black Friday e antecipar as compras de Natal.

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O estudo avança que este ano há mais portugueses disponíveis para gastar mais na Black Friday. Realizado pela Netsonda para a Worten, releva que 31% tencionam despender mais este ano do que em 2023 (26%), sobretudo na faixa etária dos 25 aos 34 anos. Uma grande fatia dos inquiridos (38%) afirma que pretende gastar tanto como no ano passado. Por outro lado, desceu a percentagem de pessoas que preveem gastar menos nesta campanha (31%) em relação ao ano anterior (42%).

Produtos de tecnologia (54%) continuam a ser o alvo da maioria dos portugueses nesta altura, seguidos de moda e acessórios (38%), mas também de eletrodomésticos (36%) e livros (33%).

No cômputo geral, 90% dos inquiridos afirma a intenção de comprar na Black Friday e revela a intenção de gastar 330 euros, ou seja, 8% a menos do que no ano passado (359 euros). A previsão de compra para 2024 é omnicanal (online e loja física), sendo que quem prevê comprar na Worten comprará mais em loja física (43%). Ainda assim, 38% refere que vai fazer as compras de forma exclusiva online, o valor mais alto desde 2020, em plena pandemia.

47% deverá antecipar compras de Natal

Cerca de metade dos participantes, 47%, vê na Black Friday a possibilidade de antecipar as compras de Natal, ou simplesmente de poder comprar com promoções (55%), e um grande número (72%) assume aproveitar as promoções para si mesmo. Mais de 2/5 dos potenciais compradores na Black Friday costumam começar a acompanhar os preços com uma antecedência entre um a dois meses, enquanto cerca de um terço não faz qualquer tipo de preparação.

No inquérito realizado, a Worten continua a ser a loja mais recordada por uma larga maioria (85%), mantendo a trajetória de crescimento dos últimos anos. A Fnac (46%) e a Rádio Popular (31%) fecham o top três de notoriedade. Em linha com o que se verificou no ano passado, as categorias que os portugueses mais tencionam comprar é tecnologia (54%), moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%). Em 2023, a categoria mais comprada na Worten foram os eletrodomésticos (47%), seguidos de tecnologia (44%).

O estudo afirma ainda que a campanha de Black Friday é a que tem mais notoriedade junto dos inquiridos (100%), por comparação com campanhas como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou os Singles Day (37%). Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, as apps das marcas (82%) e a televisão (80%) são os canais com maior impacto junto dos participantes.

O estudo quantitativo foi realizado através da colocação de um questionário online junto do painel Netsonda. Com uma amostra representativa da população portuguesa entre os 18 e os 54 anos, residente em Portugal Continental, foram feitas 1.000 entrevistas entre os dias 2 e 9 de setembro de 2024. Esta dimensão de amostra corresponde a uma margem de erro de +/- 3,10%.

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Alimentar

Produtores de abóboras promovem Halloween sem desperdício

A Love Butternut e a Associação 5 ao Dia desafiam crianças a decorar e cozinhar abóboras butternut, enquanto promovem uma alimentação saudável e o desperdício zero.

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Transformar uma abóbora butternut na mais assustadora, mas depois cozinhá-la e contribuir para o desperdício zero é o desafio que a associação de produtores Love Butternut está a colocar aos mais pequenos neste Halloween.

A Love Butternut uniu-se este ano à Associação 5 ao Dia e organiza uma atividade com crianças de decoração deste vegetal no dia 31 de outubro, às 10h30, no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa.

Um concurso nacional vai eleger a abóbora mais assustadora e milhares de crianças vão decorar este vegetal com imaginação e sem cortes ou furos para promover a sua utilização posterior em receitas.

Em simultâneo, cerca de 5800 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo espalhados por várias escolas das zonas de Santarém, Torres Vedras, Lourinhã, Rio Maior e Lisboa também vão estar a pintar e a decorar abóboras butternut nas salas de aula, juntamente com os seus professores. Os alunos são, depois, desafiados a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita deliciosa e assustadora.

Uma das características desta variedade de abóbora é ter a pele dura e impermeável, o que permite às crianças decorarem com qualquer tipo de material sem que a sua polpa seja contaminada, desde que não haja cortes nem furos.

Até ao início de novembro, as abóboras butternut à venda nos principais hipermercados e

supermercados vão estar identificadas com uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso ‘A abóbora mais terrorífica’. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia deste alimento decorado da forma mais assustadora possível.

No fim, todas as abóboras decoradas podem ir a concurso e a que conseguir aterrorizar o júri neste Halloween, sem furos ou cortes, ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica, em Sevilha.

A Love Butternut é uma associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e tem como missão promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha.

Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. Estima-se que, desde o nascimento do projeto da Love Butternut, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas, aumentaram 20%.

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Bebidas

Sogrape apresenta ao mercado o Legado 2019

O Legado é uma homenagem a Fernando Guedes, que o idealizou como um tributo ao Douro, à tradição vitivinícola da família e à passagem de sabedoria entre gerações. 

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O Legado nasce numa encosta de vinhas centenárias da Quinta do Caêdo, com uma origem que remonta a 2008, mas as suas raízes vão muito além no tempo.

“Fernando Guedes simboliza a segunda geração da família Guedes na liderança da Sogrape, e com Legado quis corporizar valores e saber herdados ao longo de uma vida. Na qualidade de um dos três primeiros enólogos portugueses (1956), fascinado por tradições e narrativas, e plenamente devotado à família, sonhou com um vinho capaz de capturar a essência do Douro e transmitir os valores de um negócio familiar profundamente enraizado nesta terra. Assim nasceu Legado”, revela a Sogrape.

Anualmente, cavalos com arados percorrem os patamares, arejando o solo e eliminando ervas de forma totalmente biológica. A vindima, realizada inteiramente à mão, segue este mesmo respeito e cuidado, com colheitas realizadas em várias fases para garantir que cada variedade atinja o ponto ideal de maturação.

“Legado é um testemunho da visão do meu pai, dos seus valores e da sua paixão pela vida e pelo vinho. Com cada garrafa de Legado, celebramos o passado, vivemos intensamente o presente e inspiramos as gerações futuras a seguir este caminho de sabedoria e dedicação”, destaca Fernando da Cunha Guedes, atual presidente da Sogrape e filho do criador de Legado.

No coração do Legado está a Quinta do Caêdo, um verdadeiro tesouro vitícola com oito hectares de vinhas centenárias, plantadas em pequenos patamares de socalcos pré-filoxéricos que parecem desafiar o tempo e a gravidade. Neste anfiteatro natural coexistem mais de 25 castas diferentes, criando-se ali um museu vivo da viticultura duriense, onde cada videira conta uma história.

Com cor rubi profunda, a colheita de Legado de 2019 revela-se, no nariz, intenso e complexo, com notas de frutos pretos maduros entrelaçadas com toques balsâmicos, de urze e resina. Há ainda nuances de sous-bois e especiarias que falam da terra antiga onde as vinhas crescem. Na boca, é uma experiência de textura e sabor. Denso e volumoso, apresenta taninos de qualidade excecional equilibrados por uma acidez refrescante, apresenta a Sogrape.

O Legado 2019 chega ao mercado e apenas 2.600 garrafas.

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