Edição digital
PUB
Logística

Dachser lança serviço targo on-site fix na Europa

A Dachser lançou o serviço targo on-site fix no continente europeu que pretende dar resposta aos desafios dos conceitos de omnicanalidade

Hipersuper
Logística

Dachser lança serviço targo on-site fix na Europa

A Dachser lançou o serviço targo on-site fix no continente europeu que pretende dar resposta aos desafios dos conceitos de omnicanalidade

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Logística
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Retalho
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Bebidas
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Exportação
Festival da Comida Continente de volta em julho
Retalho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Logística
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Retalho
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Retalho
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
I&D
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
ESG
PUB

A Dachser lançou o serviço targo on-site fix no continente europeu que pretende dar resposta aos desafios dos conceitos de omnicanalidade.

“Atualmente, retalhistas e fabricantes têm de responder a todas as exigências de entrega dos consumidores. Para nós, enquanto parceiro logístico, esta necessidade significa que temos de evoluir continuamente no que se refere aos nossos serviços e processos da rede, acrescentando, simultaneamente, soluções mais simples e mais rápidas. Faz parte da estratégia de crescimento da rede europeia de grupagem”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser.

PUB

Os consumidores esperam ter a melhor experiência de retalho, realizando compras onde e quando pretendem e esperando receber as encomendas no local e hora mais conveniente.

O serviço  targo on-site fix permite ao consumidor escolher uma data de entrega fixa com o vendedor quando efetua a compra. Esta flexibilidade traz vantagens também para o operador logístico: a programação torna-se mais simples e as mercadorias passam menos tempo na agência recetora que realiza a entrega.

Artigos relacionados
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Logística
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Retalho
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Bebidas
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Exportação
Festival da Comida Continente de volta em julho
Retalho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Logística
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Retalho
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Retalho
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
I&D
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
ESG
Logística

HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns

Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Havi para receber este projeto-piloto, pela dimensão adequada e qualificação das suas equipas

A Havi, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento para o setor da restauração, está a implementar o primeiro sistema de gestão de armazéns (WMS) da Infor, no seu centro de distribuição do Porto. “Este projeto-piloto implementado em Portugal representa um marco significativo na estratégia de transformação digital global da empresa”, destaca a multinacional, que refere ser este “um sistema avançado que ajuda na standadização”. “Utiliza ferramentas para melhorar a precisão do inventário, maximizar a utilização do espaço disponível, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Para além disso, acompanha e controla o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações à medida que os produtos circulam pelo armazém”, explica.

As características do centro de distribuição do Porto levaram a que fosse escolhido como instalação pioneira para testar este sistema, já que tem capacidade de servir como modelo para futuras implementações. Para a empresa, a implementação deste sistema no centro de distribuição do Porto “é um marco fundamental na jornada de transformação da Havi, e resulta da colaboração excecional, dedicação e trabalho árduo de todas as equipas envolvidas”, sublinha Luís Ferreira, Managing Director da Havi Portugal. “Este é um passo estratégico para reforçar a segurança das TI, simplificar operações e continuar a definir os padrões de referência do setor. Para além disso, com esta solução colocamos Portugal na vanguarda da mudança e tornamo-nos um exemplo a seguir por outros países”, conclui.

Fundada em 1974, a empresa serve mais de 300 clientes em mais de 100 países, com soluções na aquisição, no armazenamento ou na entrega de produtos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

Hipersuper

As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Tetra Pak vence categoria de Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025

O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares. 

Hipersuper

A Tetra Pak foi distinguida na categoria Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025 pelo Plano de Proteção da Natureza. O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares.

Em 2024, a Tetra Pak lançou o Plano de Proteção da Natureza, uma estratégia abrangente para abordar os impactos relacionados com o ambiente em toda a cadeia de valor, que se baseia em mais de 20 objetivos mensuráveis e ações práticas, que definem a contribuição da empresa para travar e inverter a perda de natureza, apoiar a recuperação dos ecossistemas e melhorar a segurança da água.

O Plano de Proteção da Natureza aborda ainda os impactos relacionados com fornecedores e clientes, incluindo o fim da vida útil das embalagens.

A Tetra Pak sublinha, em comunicado, que já foram feitos progressos significativos. Nas próprias operações, a Tetra Pak tem como objetivo reduzir a extração total de água em 35% até 2030 (a partir de uma baseline de 2019). A fábrica da Tetra Pak em Kunshan, na China, é um exemplo de sucesso, com a recolha de água da chuva implementada para irrigar mais de 6000 m² de plantas verdes, reduzindo o consumo anual de água em mais de 120 toneladas, refere.

“É uma honra receber esta distinção dos SEAL Awards pelo nosso Plano de Proteção da Natureza. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso para reverter e travar a perda de biodiversidade, reduzindo os impactos negativos da nossa cadeia de valor no ambiente e apoiando a restauração das paisagens.” refere Francesca Priora, Vice President, Climate & Nature da Tetra Pak.

“Estamos orgulhosos de colaborar com clientes, fornecedores e parceiros na nossa jornada para restaurar os ecossistemas e melhorar a resiliência da água. Esta estratégia abrangente é uma das formas como estamos a trabalhar em conjunto para transformar os sistemas alimentares e garantir um futuro mais seguro, mais resiliente e mais sustentável para todos.”, acrescenta.

O Plano de Proteção da Natureza da Tetra Pak também foi reconhecido pela “It’s Now for Nature”, uma campanha global conjunta liderada pela Business for Nature, uma coligação que reúne mais de 100 organizações parceiras influentes e empresas com uma visão de futuro para “promover uma ação empresarial credível e ambição política para alcançar uma economia favorável para a natureza até 2030”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Smurfit Westrock reforça aposta no talento jovem com uma nova edição do Young Talent Programme

O Young Talent Programme é um programa de desenvolvimento profissional destinado a jovens profissionais com 1 a 3 anos de experiência nas áreas de Sales & Marketing, Operações e Finanças, que quer potenciar o talento através de projetos estratégicos que terão um impacto direto na operação global da Smurfit Westrock.

A Smurfit Westrock apresenta o Young Talent Programme, um programa de desenvolvimento profissional destinado a jovens profissionais com 1 a 3 anos de experiência nas áreas de Sales & Marketing, Operações e Finanças, e que quer potenciar o talento através de projetos estratégicos que terão um impacto direto na operação global da Smurfit Westrock.

“Programas como este não só representam uma oportunidade excecional para jovens com talento, como também são uma aposta estratégica para o crescimento e o sucesso de empresas como a nossa. Na Smurfit Westrock, queremos contratar hoje os líderes de amanhã. Por isso, cada fase do programa foi concebida para oferecer a estes jovens uma visão integral do negócio, disponibilizando-lhes as ferramentas e a experiência prática necessárias para se tornarem nos líderes do futuro. Exemplo disso é esta quarta edição, demonstrativa da aposta do Grupo na atração e desenvolvimento do talento”, sublinha Juan José Medina, diretor de RH da Smurfit Westrock Espanha, Portugal, Marrocos.

“Na Smurfit Westrock procuramos os melhores para fazerem parte das nossas equipas; mentes inquietas, comprometidas e determinadas a fazer a diferença. Esta nova edição do nosso Young Talent Programme mostra que é muito mais do que uma iniciativa; é um reflexo da nossa aposta no talento jovem como motor da inovação e da mudança. Promovemos o desenvolvimento destes jovens oferecendo oportunidades únicas num contexto que propicia o crescimento profissional e pessoal. Acreditamos convictamente que investir no talento jovem nos distingue e nos posiciona para construir um futuro mais brilhante”, acrescenta Ignacio Sevillano, CEO da Smurfit Westrock para Espanha, Portugal e Marrocos.

Em colaboração com a Adecco, haverá um processo de seleção que incluirá avaliações de competências, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais, e em que serão selecionados os profissionais aptos para a próxima edição Young Talent Programme.

A Smurfit Westrock avança que  os selecionados farão parte de um programa estruturado de 27 meses durante o qual participarão em três projetos rotativos, cada um com uma duração aproximada de 9 meses, destinados a desenvolver capacidades técnicas, de gestão e liderança, preparando os participantes para assumir lugares chave na empresa.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Fotografia Wizerunkowa.
Your Professional Image.
www.ArekMarkowicz.pl

Logística

GLS Group integra redes dos EUA e Europa

Esta nova ligação permite envios diretos entre os EUA e a Europa, em 40 países.

Hipersuper

A GLS reforça a sua presença internacional ao integrar os serviços da GLS US na sua rede europeia. Esta nova ligação permite envios diretos entre os EUA e a Europa, em 40 países, garantindo tempos de entrega mais curtos e uma experiência ainda mais eficiente para os clientes, sublinha a empresa em comunicado.

“A integração da GLS US com a nossa rede europeia é um marco na nossa estratégia global. Ao ligarmos diretamente os EUA à Europa, estamos a abrir portas a novos serviços e oportunidades para os nossos clientes.”, destaca Karl Pfaff, Chief Executive da GLS Group, em comunicado.

“A ligação direta com a nossa rede europeia representa uma evolução significativa. Esta integração fortalece a nossa presença transatlântica e oferece soluções de entrega aprimoradas, garantindo acesso direto a novos mercados. É mais um passo no nosso compromisso de proporcionar um serviço internacional superior e contínuo.”, sublinha Milo Kars, managing director da GLS International.

A GLS Group sublinha também em comunicado que se prepara para integrar também o Canadá na sua rede,
reforçando ainda mais a oferta de entregas internacionais.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Garland com nova linha de grupagem regular entre Maia e Casablanca

A empresa transitária volta a reforçar a sua presença em Marrocos, com uma linha de grupagem regular entre a Maia e Casablanca.

Hipersuper

A Garland Transport Solutions, empresa transitária que disponibiliza soluções de transporte rodoviário, marítimo e aéreo do Grupo Garland, criou uma nova parceria com a Transport et Conseil en Logistique (TCL), consolidando a sua presença no mercado marroquino.

A partir desta sexta-feira, 7 de fevereiro, a Garland passa a oferecer uma linha de grupagem regular entre a Maia e Casablanca. “Este novo serviço garante previsibilidade nas operações, com preços competitivos e um tempo de trânsito reduzido, entre dois a três dias”, informa a empresa que atua nas áreas de logística, transportes e navegação. Com saídas fixas às sextas-feiras, esta linha direta entre a Maia e Casablanca, tem chegada prevista entre segunda e terça-feira.

A solução permite que os clientes escolham entre o levantamento da mercadoria no Hub do parceiro em Casablanca ou a entrega direta ao destinatário final mediante solicitação. “O novo serviço beneficiara principalmente setores como a indústria automóvel e de componentes, o têxtil e moda, equipamentos eletrónicos, bens de consumo e grande consumo, assim como ma quinas e peças industriais”, conclui a Garland.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

InPost ultrapassa os dois mil lockers na Península Ibérica

Poucos depois de ter ultrapassado os 12 mil pontos de entrega em Portugal e Espanha, a empresa instalou o seu 2001º locker na região ibérica.

Hipersuper

“Chegar aos 2.001 lockers em Portugal e Espanha é uma notícia que nos deixa muito entusiasmados. É um marco que representa um grande passo em frente na nossa capacidade de oferecer um serviço mais eficiente e acessível aos nossos clientes. Este sistema inovador não só melhorará a experiência de entrega, como também permitirá aos nossos utilizadores levantar as suas encomendas de forma mais cómoda e segura, a qualquer hora do dia”, destacou Marc Vicente, CEO da InPost na Península Ibérica.

A empresa tecnológica especializada em entregas não domiciliárias tinha ainda anunciado, há poucos dias, que atingiu os 12 mil pontos pack e lockers. No final de 2024, havia em Portugal 107 lockers e 2.276 pontos pack.

A empresa ultrapassou os 82 mil pontos de recolha nos nove países europeus em que está presente. “Destes, quase 47 mil são lockers e mais de 35 mil são pontos pack, na sua maioria lojas de comércio local que recebem as encomendas dos utilizadores e as armazenam até à sua recolha”, revela. A InPost também presta serviços de correio e distribuição a empresas de comércio eletrónico, trabalhando com cerca de 100 mil retalhistas eletrónicos. Só em 2023, a empresa tratou 892 milhões de encomendas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Grupo Paulo Duarte investe 11M€ na renovação e ampliação da frota

O Grupo Paulo Duarte acaba de reforçar a aposta na modernização e sustentabilidade das operações com um investimento de 11 milhões de euros, realizado na aquisição de 120 novos veículos. 

Hipersuper

Os primeiros veículos já foram entregues e a previsão é que, até ao final do primeiro semestre deste ano, toda a nova frota esteja em circulação, refere a empresa em comunicado.

“A nossa ambição é seguir a rota de crescimento do Grupo e, para isso, assumimos o investimento na sustentabilidade como um fator de diferenciação e aumento de eficiência. Temos apostado significativamente em novas tecnologias, que já nos permitem monitorizar, gerir e tomar decisões mais eficazes na nossa operação e na renovação da nossa frota, tornando-a mais eficiente e com menor impacto ambiental”, destaca Gustavo Paulo Duarte, CEO do Grupo Paulo Duarte.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

South Entrance *** Local Caption *** South Entrance

Logística

DHL Supply Chain leva à Fruit Logistica novos serviços de logística alimentar 

A empresa está a apresentar na feira de Berlim a gama de serviços destinados a otimizar a cadeia de abastecimento de frutas e legumes.

Hipersuper

No certame que está a decorrer entre 5 e 7 de fevereiro em Berlim, Alemanha, a DHL Supply Chain está a mostrar o seu  portefólio específico para este setor, que gera cerca de 50% das atividades de transporte que a empresa desenvolve a partir da região ibérica.

A empresa, que está localizada no pavilhão 25, stand A-23, levou à Fruit Logistica 2025 uma gama de serviços concebidos para otimizar a cadeia de abastecimento de frutas e legumes, que incluem sistemas de planeamento avançados através da otimização de rotas, taxas de ocupação melhoradas e custos logísticos reduzidos, bem como métodos de rastreabilidade em tempo real e sensores IoT para monitorizar a temperatura e a humidade.

A DHL Supply Chain está agora também a expandir os seus serviços para este setor, incluindo Marrocos que, juntamente com Espanha e Portugal, completa o trio chave na produção de frutas e legumes para abastecer a União Europeia e o Reino Unido.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Delegações da Luís Simões recebem qualificações de 98% na IFS Logistics

Os centros de Guadalajara, Carregado e Azambuja alcançaram pontuações elevadas em segurança alimentar na norma IFS Logistics

Hipersuper

A Luís Simões submete-se anualmente a auditorias sem aviso prévio. Os últimos resultados obtidos destacam-se pelas “excelentes classificações em todas as avaliações de certificação de segurança alimentar realizadas nas suas instalações”, informa o operador logístico de referência na Península Ibérica.

Em 2024 quase metade dos serviços prestados pela Luís Simões estiveram ligados a produtos de consumo alimentar, um segmento sujeito aos mais rigorosos requisitos regulamentares. Estes são verificados regularmente por equipas independentes de Garantia de Qualidade, que validam o cumprimento e permitem reagir de forma ágil perante qualquer incidente ou desvio que possa pôr em causa a eficiência dos processos implementados.

“As auditorias de certificação realizadas tiveram em conta todas as operações – receção, armazenamento, preparação de encomendas, gestão de stocks, logística inversa, copacking, expedição e transporte – da Luís Simões relacionadas com os produtos alimentares incluídos na cadeia de abastecimento dos seus clientes”, indica ainda a empresa num comunicado onde revela que as instalações de Guadalajara, Azambuja, Carregado, e Castanheira do Ribatejo “obtiveram qualificações de 98%, e estão certificadas pela norma IFS Logistics”, enquanto as instalações de Leixões “conseguiram a classificação AA e estão certificadas pela BRC Storage & Distribution”.

“O cumprimento de normas como a IFS Logistics ou a BCR Storage and Distribution, juntamente com a implementação de sistemas de rastreabilidade robustos, asseguram que cada produto que passa pelas nossas instalações chega ao consumidor final nas melhores condições. Esta abordagem integrada não apenas protege a saúde pública, como reforça a confiança dos clientes e consumidores na marca”, assegura Sérgio Fernández, gestor ibérico de Process & Quality Assurance da Luís Simões.

A Luís Simões iniciou atividade em Loures, em 1948, e gere atualmente uma frota de 1.712 viaturas homologadas, próprias e subcontratadas. Conta com mais de 2.400 colaboradores e presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns implantados em 10 regiões diferentes da região.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.