A FNAC e a ENTRAJUDA, organização sem fins lucrativos dedicada à solidariedade social
Fnac e Entrajuda recolhem mais de 350 mil livros em campanha solidária
Foram recebidas 66 toneladas de livros de categorias diversas: infantis, escolares, adulto e enciclopédias.
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A Fnac e a Entrajuda, organização sem fins lucrativos dedicada à solidariedade social, acabam de anunciar que a campanha solidária ‘Dá um livro usado e muda um Natal para sempre’ foi a maior alguma vez realizada em Portugal, com os portugueses a doarem mais de 350 mil livros, num total de 66 toneladas, de diversas tipologias (infantis, escolares, romances, enciclopédias, etc).
Os livros recolhidos nas lojas Fnac foram entregues à Entrajuda, que procedeu a uma triagem criteriosa. Os exemplares em bom estado vão ser distribuídos por instituições de solidariedade de todo o país, de acordo com os pedidos efetuados pelas mesmas, e ainda a escolas que poderão renovar as suas bibliotecas. Por outro lado, os livros que não estavam em condições de doação – 37% do total – foram enviados para reciclagem através da campanha do Banco Alimentar ‘Papel por Alimentos’, em que o papel é convertido em bens alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
Recorde-se que esta iniciativa, que decorreu nas lojas Fnac entre 15 de novembro e 20 de dezembro, teve por objetivo democratizar o acesso a recursos culturais que contribuam para a inclusão social e o combate à pobreza cultural.
“Estamos muito contentes com o resultado desta campanha. Além de conseguirmos fortalecer as instituições de solidariedade social e promover a leitura e a educação, conseguimos chegar ao coração dos portugueses com o objetivo de mudar um Natal para sempre. A nossa meta era conseguirmos chegar aos 100 mil livros, objetivo que foi largamente ultrapassado graças à generosidade dos portugueses, que aderiram em massa a esta campanha, tornando-a na maior ação de recolha de livros usados de sempre em Portugal e isso só nos pode deixar orgulhosos”, refere Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac Portugal.
Marta Vinhas, diretora da Entrajuda, reforça que estava confiante no bom acolhimento e resultados desta campanha. “Sempre acreditei que esta seria uma iniciativa com muita adesão. Os portugueses são muito solidários e esta iniciativa tem uma dupla vertente ambiental e social, potenciada pela rede de lojas da FNAC que facilitou a entrega dos livros e a componente logística. Estamos muito satisfeitos com este resultado que ultrapassou as nossas expetativas”, salienta.
Ao dar uma segunda vida aos livros, a Fnac pretende transformar os livros usados em presentes que duram para sempre e reforçar, assim, o seu compromisso enquanto agente social cultural, abastecendo com livros as bibliotecas ao serviço de populações desfavorecidas. Em simultâneo, reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade com a campanha ‘Papel por Alimentos’.