Grupo Greenvolt vai instalar 1.580 painéis solares fotovoltaicos no Centro Champalimaud
A Fundação Champalimaud será a primeira instituição de saúde do mundo a consumir 100 por cento de energia limpa, fruto de uma parceria com o Grupo Greenvolt que vai instalar […]
Hipersuper
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Fundação Champalimaud será a primeira instituição de saúde do mundo a consumir 100 por cento de energia limpa, fruto de uma parceria com o Grupo Greenvolt que vai instalar 1.580 painéis solares fotovoltaicos no Centro Champalimaud. A instituição vaiu também consumir energia limpa e mais barata gerada pela Greenvolt Comunidades.
A parceria entre a Fundação Champalimaud e o Grupo Greenvolt objetiva a neutralidade carbónicana instituição. “Com a energia gerada pelos painéis solares no Centro Champalimaud, bem como com a energia que vier a ser partilhada por outras comunidades da Greenvolt, vai passar a ser a primeira instituição de saúde a nível mundial a consumir apenas energia limpa”, refere um comunicado.
Através da Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo Greenvolt, será criada na Fundação Champalimaud uma comunidade de energia renovável com uma capacidade de geração de energia a partir da irradiação solar de 861 kWp. Com os 1.580 painéis solares instalados na cobertura do Centro Clínico Champalimaud, que não terão qualquer impacto visual, será possível alcançar uma produção anual de 1.437 MWh de energia totalmente limpa, o que evitará a emissão anual de mais de 380 toneladas de CO2.
Além da energia gerada pelos painéis solares instalados no centro clínico, a Fundação irá consumir também energia limpa e mais barata gerada por outras comunidades localizadas num raio de cerca de quatro quilómetros, geridas pela própria Greenvolt Comunidades. Num prazo de cinco anos, a instituição liderada será a primeira a nível mundial a consumir 100 por cento de energia limpa.
“A Fundação Champalimaud, além da excelência do trabalho desenvolvido na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, pretende deixar a sua marca também na sociedade, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida de todos”, diz João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
“Esta parceria com o Grupo Greenvolt vai ajudar-nos a dar um passo importante para reduzir a zero as nossas emissões, tornando-nos num exemplo de sustentabilidade no setor da saúde”, diz Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud.
A operar no mercado desde abril de 2022, a Greenvolt Comunidades conta com cerca de 70 projetos de norte a sul do país, correspondendo a mais de 30 MWp.
Fotografia: Facebook Fundação Chapalimaud