Hipersuper 418
Leia a edição 418 do Hipersuper
“Continuamos a ser orgulhosamente O Licor de Portugal”. A frase é de Daniel Redondo, diretor-geral da J. Carranca Redondo que, em entrevista ao Hipersuper não esconde o orgulho na marca Licor Beirão.
Hipersuper
Vinhos da Península de Setúbal premiados em concursos nacionais e internacionais
Snack’In For You chega a Portugal
Bimbo lança a sua nova campanha de Natal sob o mote “Histórias que unem gerações”
Essência do Vinho de regresso ao Casino Madeira
Trás-os-Montes em Prova leva até ao Porto 27 produtores e 150 referências
Promoções vão dominar as compras de Natal
EUA Canadá e Brasil são mercados prioritários para a ViniPortugal em 2025
Campanha de Natal da Auchan celebra “a outra metade da história” por trás dos momentos mais especiais desta época
Renova celebra a arte e a criatividade no Museu Thyssen
Campanha da Roady apoia a Cruz Vermelha Portuguesa
O Hipersuper chega numa edição dupla (novembro/dezembro) ainda mais especial: a nossa edição de natal.
“Continuamos a ser orgulhosamente O Licor de Portugal”. A frase é de Daniel Redondo, diretor-geral da J. Carranca Redondo que, em entrevista ao Hipersuper não esconde o orgulho na marca Licor Beirão.. Criada e mantida por uma empresa familiar, é, há 80 anos, uma marca associada à qualidade, criatividade e inovação. Estivemos na Lousã e fomos também conhecer a fábrica onde são produzidas por ano cerca de quatro milhões de garrafas da bebida espirituosa mais vendida em Portugal.
Responder ao aumento de procura, pensar na melhor estratégia de marketing para chegar ao consumidor, numa altura em que o preço faz ainda mais diferença, e ter o retorno financeiro esperado pressionam ainda mais os retalhistas que vivem em novembro/dezembro um dos momentos altos da sua faturação. Fomos ouvir alguns para saber como preparam e quais os grandes desafios que enfrentam nesta época de festas.
E com janeiro a chegar, é praticamente certo que os preços dos alimentos essenciais vão subir, pelo menos 6%, com o fim da isenção do IVA zero. A expectativa é que os preços subam ainda mais, tendo em conta a atualização de preços que acontece a cada início do ano e a instabilidade nos mercados internacionais. Um artigo que vale a pena ler com o título “Crónica de uma subida de preços anunciada”.
A celebrar 25 anos, o Clube de Produtores Continente é considerado um modelo único de parceria entre produção e retalho a nível europeu. O mote perfeito para uma conversa com Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente. Fomos também conhecer as seis empresas que o Clube de Produtores Continente (CPC) galardoou pelo desenvolvimento de iniciativas que se destacaram pela excelência, a inovação e a sustentabilidade.
Também fomos conhecer a estratégia do Ikea para reforçar compra omnicanal. Cláudia Domingues, responsável de comunicação da Ikea Portugal, conta ao Hipersuper, em discurso direto, os investimentos em curso para dar resposta às novas formas de comprar.
Leia também o nosso especial sobre a Anuga onde a presença recorde portuguesa mostrou a aposta nos mercados externos. Durante cinco dias, 140 mil visitantes profissionais passaram pela Anuga 2023, evento bianual considerado a maior e mais importante feira do setor agroalimentar do mundo. Portugal participou no certame com mais de 70 empresas, na sua maioria presentes debaixo do chapéu da PortugalFoods e ainda da ALIF (Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtos Alimentares).
A ler ainda nesta edição:
Midsid redobra aposta em produtos alimentares e bebidas
A maior empresa do Grupo Logista investiu cerca de um milhão de euros no armazém de Alcochete e vai abrir seis lojas cash&carry este ano.
Produção de vinho em 2023 deve chegar a 7,3 milhões de hectolitros e será a maior desde 2006
São as previsões agrícolas de outubro do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em ano de safra, também a produção de azeitona deverá aumentar 20% em relação a 2022, enquanto a produção de arroz terá um aumento de 10%. A produção de maçã em Trás-os-Montes vai compensar a quebra no Oeste, e a de pera deverá cair pelo segundo ano consecutivo.
3º Congresso Europeu do Arroz juntou profissionais do setor em Lisboa
Inserido no projeto Sustainable EU Rice – Don’t Think Twice de promoção do arroz tipo japónica cultivado na Europa, o Encontro abordou as questões da sustentabilidade agronómica e ambiental da cultura do arroz e, em particular, a gestão eficiente dos recursos hídricos à luz das consequências das alterações climáticas.
“A certificação é muito barata se for aproveitada para melhorar a organização”
A Naturalfa esteve recentemente sob os holofotes da imprensa especializada por ter sido escolhida pela ViniPortugal para certificar o novo referencial de sustentabilidade do setor vitivinícola. O pretexto para uma conversa com Liliana Perestrelo, diretora executiva desta empresa com dez anos de atividade na área de certificação alimentar, que estima fechar o ano com um volume de negócios de 650 mil euros.
Grupo Celeste investe dois milhões para iniciar produção de ultracongelados em Guimarães
A panificadora do Norte está a automatizar o processo industrial para aumentar capacidade de produção de pão e bolos ultracongelados para crescer no retalho e na exportação.
As talhas voltaram a abrir-se
A Herdade de Rocim, em Cuba, recebeu a maior edição de sempre do Amphora Wine Day que, ano após ano, celebra o vinho de talha. Às 18 horas, no momento alto, foram abertas as talhas que, e como manda a tradição, acontece no dia de S. Martinho. O Hipersuper falou com Pedro Ribeiro que não escondeu a satisfação por mais uma edição de sucesso e que garantiu que toda “a equipa já está a pensar na próxima edição”.
“O PSVA mudou a forma de fazer vinho em Portugal”
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) congrega quase 650 membros, responsáveis por uma área de produção de 13.521 hectares que representa cerca de 60% da área de vinha do Alentejo. Já recebeu dez prémios e está a tornar o Alentejo num exemplo de sustentabilidade na vinha, a nível mundial. “O projeto tem adquirido tal dimensão e reconhecimento, que nos dá muito orgulho no que temos feito e permite ao Alentejo assumir-se como a região vitivinícola portuguesa sustentável”, diz João Barroso, diretor de Sustentabilidade, Investimento e Desenvolvimento dos Vinhos do Alentejo e coordenador do PSVA.
Dupla António Boal e Costinha lançam Vinha do Professor
Vinha do Professor é a mais recente aposta vinícola da 2CC, empresa de Costinha e de António Boal que, em 2022, lançaram o Segredo 6, e que agora volta ao mercado com uma nova colheita. Fomos conhecer esta nova referência, com o selo de qualidade Costa Boal e assinado pelo enólogo Paulo Nunes.
“Existe uma procura crescente do vinagre pelos benefícios reconhecidos para a saúde”
Estivemos à conversa com Diogo Castelo-Branco, responsável de I&D e Sustentabilidade da Mendes Gonçalves.
“É preciso consciencializar empresas e trabalhadores para a urgência da requalificação”
Quais são as competências do futuro? Que caminho deve fazer o ensino e as empresas para preparar os portugueses para o futuro mercado de trabalho? A Sonae promoveu o debate e partilha a sua experiência dentro de casa.
“Não se pode falar de retenção, sem uma boa atração de talento”
Salários competitivos, plano de carreira bem definido e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal devem fazer parte de uma eficiente estratégia de retenção de talento.
“Utilizamos papel 100% reciclado nos processos de fabrico”
Todas as embalagens feitas pela DS Smith nas fábricas em Portugal já são produzidas com recurso a papel 100% reciclado e de cadeias de custódia certificadas.
“O jogo do preço não é válido”
Real Food Kitchen, Torrestir e Eporifrutas estão a investir no mercado abastecedor de Lisboa. Quais os atrativos do Marl para atrair o investimento destas empresas da área da restauração, transportes e logística e importação e exportação de frutas?
Investimentos em tecnologia e inovação no horizonte da logística em 2024
Fomos falar com 11 responsáveis de empresas do setor da logística que operam em Portugal para saber como se preparam para esta época de maior volume de transportes e quais são os investimentos previstos para 2024. O reflexo do crescimento do comércio online nos negócios e a tendência da intermodalidade e multimodalidade foram outros temas abordados.