Continente lança projeto centrado na circularidade de artigos de bebé
“Este projeto visa dar uma segunda vida a artigos de puericultura e permite aos nossos clientes adquirirem artigos de marcas especialistas, com toda a confiança, e por valores apelativos e competitivos. Esta é uma forma de promovermos a utilização dos artigos durante o maior período possível, através da sua reutilização, dando-lhes uma nova vida”, explica Catarina Azevedo, responsável por novas oportunidades de negócios do bazar na MC.

Hipersuper
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
O [RE]Baby consiste na venda de carrinhos de passeio e cadeiras de refeição usadas, de marcas especialistas, e que são vendidas até 70% abaixo do PVP (preço de venda ao público) como artigo novo, completamente higienizados, testados e com garantia.
“Este projeto visa dar uma segunda vida a artigos de puericultura e permite aos nossos clientes adquirirem artigos de marcas especialistas, com toda a confiança, e por valores apelativos e competitivos. Esta é uma forma de promovermos a utilização dos artigos durante o maior período possível, através da sua reutilização, dando-lhes uma nova vida”, explica Catarina Azevedo, responsável por novas oportunidades de negócios do bazar na MC.
Depois de se estrear na venda de roupas em segunda mão, o Continente implementou agora este projeto piloto na loja do GaiaShopping, de venda de artigos de puericultura usados, reforçando a aposta na circularidade.
“Sendo a circularidade um conceito que faz todo o sentido nos dias de hoje, enquanto retalhista líder, sabemos que é nosso dever criar as condições para que todos possamos abraçá-lo e alargar cada vez mais o seu âmbito de atuação”, refere ainda Catarina Azevedo.
Desde setembro de 2022 que é possível comprar roupas de grandes marcas em segunda mão nas lojas Continente através do espaço [RE]Style, criado na área têxtil das lojas da marca, que pretende dar uma nova oportunidade à roupa, reforçando o compromisso de sustentabilidade da MC. Estes espaços estão disponíveis no Continente GaiaShopping, em Vila Nova de Gaia, e no Continente Colombo, em Lisboa.
Reaproveitar o desperdício
Para além destes projetos, em parceria com os fornecedores, o Continente aproveita também o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando-as em snacks de fruta desidratada ou em sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça.
Mais recentemente, através da ‘Feira do Desperdício’, uma plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar, dando uma segunda vida aos excedentes de produção, foram desenvolvidos dois produtos.
Um deles foi o vinagre de maçã de Alcobaça Continente seleção que juntou cinco organizações de produtores de maçã de Alcobaça, dois produtores de sumo fresco e um parceiro industrial. Esta iniciativa, contribuiu para evitar o desperdício de 50 mil quilos de maçãs, fora de calibre ou que, pelo seu aspeto, não seriam valorizadas em fresco, e resultou em 30 mil litros de vinagre.
Outro produto foi o folar de carne de fumeiro, feito com mais de duas toneladas de excedentes de enchidos e fumados, que juntou dois produtores, contribuindo para evitar o desperdício na produção.