Electrão cria projeto com freguesias para recuperar resíduos das papeleiras
‘Recuperação de resíduos da limpeza urbana’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos em parceria com duas freguesias de Lisboa para aproveitar resíduos […]

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
‘Recuperação de resíduos da limpeza urbana’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos em parceria com duas freguesias de Lisboa para aproveitar resíduos colocados nas papeleiras, que podem ser aproveitados.
Realizado nas freguesias de Santo António e Parque das Nações, no município de Lisboa, concluiu que a recuperação dos resíduos da limpeza urbana possibilitaria um aumento superior a 10% da reciclagem no município.
“Nas papeleiras de rua estão muitas embalagens de vidro, plástico, metal e papel/cartão que podiam ser encaminhadas para reciclagem, já que este material tem elevada qualidade, à semelhança dos materiais que são colocados no ecoponto”, refere um comunicado do Electrão, informando que esta é uma das conclusões do projeto piloto levado a cabo nas duas freguesias.
O projeto incidiu também nas varreduras manuais. O estudo tinha como objetivo aferir a quantidade de resíduos da limpeza urbana que podem ser recuperados, nomeadamente das papeleiras e varreduras manuais. No total, foram recolhidas 22 toneladas de resíduos de papeleiras e varreduras manuais, nas duas freguesias. Em Santo António foram recolhidas 10 toneladas, entre 4 e 15 de setembro, e no Parque das Nações foram reunidas 12 toneladas, no período de 11 a 22 de setembro.
Foram ainda encontrados nas papeleiras pilhas e equipamentos elétricos usados, a que o Electrão está particularmente atento, por ser uma entidade de gestão multifluxo que participa em três sistemas de reciclagem.
O projeto conclui que o potencial de recuperação de embalagens a nível nacional é significativo. “O encaminhamento de embalagens usadas provenientes das operações de limpeza urbana poderia ajudar a incrementar os números da reciclagem em Portugal, aproximando o país das metas exigentes que tem de alcançar nos próximos anos”, refere o comunicado do Electrão.
O projeto contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa e-Nova, juntas de freguesias de Santo António e do Parque das Nações e da empresa SGR.
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 11000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.