Electrão cria projeto com freguesias para recuperar resíduos das papeleiras
‘Recuperação de resíduos da limpeza urbana’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos em parceria com duas freguesias de Lisboa para aproveitar resíduos […]
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
‘Recuperação de resíduos da limpeza urbana’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos em parceria com duas freguesias de Lisboa para aproveitar resíduos colocados nas papeleiras, que podem ser aproveitados.
Realizado nas freguesias de Santo António e Parque das Nações, no município de Lisboa, concluiu que a recuperação dos resíduos da limpeza urbana possibilitaria um aumento superior a 10% da reciclagem no município.
“Nas papeleiras de rua estão muitas embalagens de vidro, plástico, metal e papel/cartão que podiam ser encaminhadas para reciclagem, já que este material tem elevada qualidade, à semelhança dos materiais que são colocados no ecoponto”, refere um comunicado do Electrão, informando que esta é uma das conclusões do projeto piloto levado a cabo nas duas freguesias.
O projeto incidiu também nas varreduras manuais. O estudo tinha como objetivo aferir a quantidade de resíduos da limpeza urbana que podem ser recuperados, nomeadamente das papeleiras e varreduras manuais. No total, foram recolhidas 22 toneladas de resíduos de papeleiras e varreduras manuais, nas duas freguesias. Em Santo António foram recolhidas 10 toneladas, entre 4 e 15 de setembro, e no Parque das Nações foram reunidas 12 toneladas, no período de 11 a 22 de setembro.
Foram ainda encontrados nas papeleiras pilhas e equipamentos elétricos usados, a que o Electrão está particularmente atento, por ser uma entidade de gestão multifluxo que participa em três sistemas de reciclagem.
O projeto conclui que o potencial de recuperação de embalagens a nível nacional é significativo. “O encaminhamento de embalagens usadas provenientes das operações de limpeza urbana poderia ajudar a incrementar os números da reciclagem em Portugal, aproximando o país das metas exigentes que tem de alcançar nos próximos anos”, refere o comunicado do Electrão.
O projeto contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa e-Nova, juntas de freguesias de Santo António e do Parque das Nações e da empresa SGR.
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 11000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.