Exportações de frutas, legumes e flores deverão alcançar 2200 milhões de euros em 2023
As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses deste ano. A Portugal Fresh estima que a fileira dos produtos hortofrutícolas e flores feche o ano de 2023 com exportações de 2200 milhões de euros
Rita Gonçalves
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses deste ano, em relação a igual período de 2022, para 1653 milhões de euros, segundo dados da Associação para a promoção das frutas, legumes e flores de Portugal), com base em estatísticas do INE (Instituto Nacional de Estatística). A Portugal Fresh estima que a fileira dos produtos hortofrutícolas e flores feche este ano com exportações de 2200 milhões de euros.
Gonçalo Santos Andrade atribui este resultado a “uma década de investimento em promoção internacional, em inovação, tecnologia e sustentabilidade”. O presidente da associação considera que, para manter o bom ritmo das exportações, é preciso “estratégia política de investimento em reformas estruturais”, chamando a atenção para a urgência de “apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água”. Sem esta prioridade, “dificilmente conseguimos superar metas e ganhar maior competitividade”, alerta.
As vendas de produtos hortícolas, o produto estrela da fileira no exterior, aumentaram 32% para 372 milhões de euros. As exportações de fruta, por sua vez, somaram 695 milhões de euros, o que representa um crescimento modesto de 1%.
Já em volume, as exportações de frutas, legumes e flores diminuíram 8,9% para 1269 milhões de quilos. Exceção feita para os hortícolas, que aumentaram as quantidades comercializadas para o estrangeiro em 15,6%, em termos homólogos.
A associação tem em curso o projeto de internacionalização com o horizonte 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados: Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia), assim como participação em seis feiras internacionais, entre as quais a Fruit Logistica (2024 e 2025) e a IPM Essen (2024 e 2025), ambas na Alemanha.
Apoiado pelo Portugal 2030, o plano de internacionalização tem uma dotação de 1,5 milhões de euros e é financiado em 48,8% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). A Portugal Fresh traçou como meta atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.