Exportações de frutas, legumes e flores deverão alcançar 2200 milhões de euros em 2023
As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses deste ano. A Portugal Fresh estima que a fileira dos produtos hortofrutícolas e flores feche o ano de 2023 com exportações de 2200 milhões de euros

Rita Gonçalves
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses deste ano, em relação a igual período de 2022, para 1653 milhões de euros, segundo dados da Associação para a promoção das frutas, legumes e flores de Portugal), com base em estatísticas do INE (Instituto Nacional de Estatística). A Portugal Fresh estima que a fileira dos produtos hortofrutícolas e flores feche este ano com exportações de 2200 milhões de euros.
Gonçalo Santos Andrade atribui este resultado a “uma década de investimento em promoção internacional, em inovação, tecnologia e sustentabilidade”. O presidente da associação considera que, para manter o bom ritmo das exportações, é preciso “estratégia política de investimento em reformas estruturais”, chamando a atenção para a urgência de “apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água”. Sem esta prioridade, “dificilmente conseguimos superar metas e ganhar maior competitividade”, alerta.
As vendas de produtos hortícolas, o produto estrela da fileira no exterior, aumentaram 32% para 372 milhões de euros. As exportações de fruta, por sua vez, somaram 695 milhões de euros, o que representa um crescimento modesto de 1%.
Já em volume, as exportações de frutas, legumes e flores diminuíram 8,9% para 1269 milhões de quilos. Exceção feita para os hortícolas, que aumentaram as quantidades comercializadas para o estrangeiro em 15,6%, em termos homólogos.
A associação tem em curso o projeto de internacionalização com o horizonte 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados: Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia), assim como participação em seis feiras internacionais, entre as quais a Fruit Logistica (2024 e 2025) e a IPM Essen (2024 e 2025), ambas na Alemanha.
Apoiado pelo Portugal 2030, o plano de internacionalização tem uma dotação de 1,5 milhões de euros e é financiado em 48,8% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). A Portugal Fresh traçou como meta atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.