Multinacional Enartis adquire empresa portuguesa que detém tecnologia inovadora Winegrid
Após um primeiro acordo de colaboração e de distribuição em fevereiro de 2023, a Enartis detém agora uma participação maioritária na empresa portuguesa Winegrid, fornecedor de soluções inovadoras para digitalizar a produção de vinho desde a uva até à garrafa.

Hipersuper
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A Enartis, multinacional italiana do Grupo Esseco, que opera no setor das bebidas alcoólicas e no mercado dos produtos e serviços vitivinícolas, finalizou a aquisição da maioria do capital da Watgrid (marca no mercado: Winegrid), empresa portuguesa que desenvolveu e patenteou uma tecnologia de ponta para monitorizar a produção de vinho através de sensores.
Com esta aquisição, a Enartis projeta-se como líder na digitalização e automatização das adegas modernas, em total sinergia com a oferta de produtos enológicos da empresa. “Este é um marco na evolução da Enartis, permitindo à empresa consolidar a sua posição global na indústria do vinho, oferecendo aos seus clientes uma gama integrada de produtos e serviços ainda mais abrangente e inovadora.” sublinha Samuele Benelli, diretor geral da Enartis, em comunicado.
A tecnologia da Winegrid baseia-se na utilização de sensores inteligentes que são aplicados em diferentes fases da produção de vinho, particularmente durante a fermentação. Estes sensores recolhem dados em tempo real sobre o progresso da fermentação e outros parâmetros importantes. Os dados recolhidos são processados por software de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos avançados num sistema de informação proprietário numa plataforma SaaS (Software as a Service), a qual fornece informações valiosas aos produtores de vinho sobre a fermentação e o afinamento do vinho, ajudando-os a tomar decisões de forma rápida e preditiva e a reduzir os custos de produção.
“Em linha com o objetivo da Enartis de trazer a ‘vinificação inteligente’ para apoiar as adegas em todo o mundo, a tecnologia Winegrid permitirá aos produtores aumentar a eficiência das suas adegas. Além disso, o software de IA permitir-lhes-á realizar análises preditivas da sua produção, minimizando a necessidade de amostragem e análise do produto durante o processo de vinificação”, refere Piermario Ticozzelli, diretor de negócios estratégicos da Enartis.
“A Enartis representa uma oportunidade para a Winegrid ganhar acesso direto ao setor da produção de vinho a nível global, devido à integração perfeita de competências entre os dois mundos, que são naturalmente complementares: juntos ouvimos a voz dos enólogos e damos resposta às suas necessidades”, disse Rogério Nogueira, cofundador e CEO da Winegrid. “Este é um marco importante para acelerar a adoção da nossa tecnologia para extrair todo o potencial da colheita para mais produtores de vinho”, confirmou Lúcia Bilro, co-fundadora e CTO da Winegrid.
Empenhada, através da I&D, em combinar inovação e qualidade nos produtos e serviços enológicos, a Enartis projeta agora a indústria para o futuro, tornando o conceito de “Smart Enology” uma realidade para aumentar a competitividade e a eficiência na adega, devido a uma abordagem proactiva e preditiva do processo de vinificação que respeita e valoriza constantemente a identidade do vinho.
A Enartis é uma empresa multinacional do setor das bebidas alcoólicas que oferece produtos inovadores, tecnologia de ponta, apoio técnico e um serviço ao cliente atento e consistente. Após um primeiro acordo de colaboração e de distribuição em fevereiro de 2023, detém agora uma participação maioritária na empresa portuguesa Winegrid, fornecedor de soluções inovadoras para digitalizar a produção de vinho desde a uva até à garrafa.