Tetra Pak e Lactogal reduzem em um terço a pegada de carbono das embalagens de cartão asséticas para leite
A nova embalagem é feita com, aproximadamente, 80% de cartão, aumenta o seu conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço e foi certificada como Neutra em Carbono pela Carbon Trust 2.
Hipersuper
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
A Tetra Pak e a Lactogal estão a reduzir em um terço a pegada de carbono das embalagens de cartão asséticas para leite, aumentando o seu conteúdo renovável.
Na sequência de testes comerciais em 2022, a Tetra Pak e a Lactogal lançaram a Tetra Brik Aseptic 200 Slim Leaf, uma embalagem de cartão para bebidas assética, com uma barreira à base de papel. Este lançamento faz parte de uma validação tecnológica em larga escala, envolvendo cerca de 25 milhões de embalagens, atualmente em curso em Portugal, informam as duas empresas.
A nova embalagem é feita com, aproximadamente, 80% de cartão, aumenta o seu conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço e foi certificada como Neutra em Carbono pela Carbon Trust 2.
Em 2015, a Tetra Pak foi a primeira empresa do setor a introduzir uma embalagem totalmente fabricada com materiais renováveis de origem vegetal – cartão e plástico proveniente da cana-de-açúcar. A multinacional sueca tem como ambição disponibilizar uma embalagem de cartão para bebidas feita exclusivamente de materiais renováveis ou reciclados de origem responsável, totalmente reciclável e neutra em carbono. E pretende ter esta solução em prolução à escala industrial até 2025.
Sobre a parceria com a Lactogal, Ola Elmqvist, executive vice president packaging solutions da Tetra Pak, diz que demonstra ser possível “progredir na sustentabilidade das embalagens de cartão para bebidas asséticas, sem colocar em risco a segurança alimentar ou o acesso aos alimentos”.
Por seu lado, José Capela, presidente da Lactogal sublinha que a colaboração com a Tetra Pak baseia-se “na convicção partilhada de que é possível um futuro mais sustentável”. “Estamos ambos focados numa ambiciosa transformação da sustentabilidade e a redução de 33% das emissões de gases com efeito de estufa desta nova embalagem, juntamente com a sua certificação Neutra em Carbono pela Carbon Trust, é uma conquista significativa para este objetivo”, acrescenta.