Tetra Pak e Lactogal reduzem em um terço a pegada de carbono das embalagens de cartão asséticas para leite
A nova embalagem é feita com, aproximadamente, 80% de cartão, aumenta o seu conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço e foi certificada como Neutra em Carbono pela Carbon Trust 2.

Hipersuper
Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano
Edição 432: Entrevista LTPlabs + Inovação portuguesa + Arroz + Queijos + Charcutaria + Sagalexpo + Barbot + Empack + Logística
Nassrin Majid é a nova diretora-geral da ConsumerChoice
75% das empresas veem agentes de IA como essenciais para ultrapassar a concorrência
Novos Vigor Latte chegam ao mercado
Edição 432 já está disponível em formato digital
Adyen lança ‘tap to pay’ no iPhone em Portugal
Lisbon Bar Show apresentou novidades
Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro
Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025
A Tetra Pak e a Lactogal estão a reduzir em um terço a pegada de carbono das embalagens de cartão asséticas para leite, aumentando o seu conteúdo renovável.
Na sequência de testes comerciais em 2022, a Tetra Pak e a Lactogal lançaram a Tetra Brik Aseptic 200 Slim Leaf, uma embalagem de cartão para bebidas assética, com uma barreira à base de papel. Este lançamento faz parte de uma validação tecnológica em larga escala, envolvendo cerca de 25 milhões de embalagens, atualmente em curso em Portugal, informam as duas empresas.
A nova embalagem é feita com, aproximadamente, 80% de cartão, aumenta o seu conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço e foi certificada como Neutra em Carbono pela Carbon Trust 2.
Em 2015, a Tetra Pak foi a primeira empresa do setor a introduzir uma embalagem totalmente fabricada com materiais renováveis de origem vegetal – cartão e plástico proveniente da cana-de-açúcar. A multinacional sueca tem como ambição disponibilizar uma embalagem de cartão para bebidas feita exclusivamente de materiais renováveis ou reciclados de origem responsável, totalmente reciclável e neutra em carbono. E pretende ter esta solução em prolução à escala industrial até 2025.
Sobre a parceria com a Lactogal, Ola Elmqvist, executive vice president packaging solutions da Tetra Pak, diz que demonstra ser possível “progredir na sustentabilidade das embalagens de cartão para bebidas asséticas, sem colocar em risco a segurança alimentar ou o acesso aos alimentos”.
Por seu lado, José Capela, presidente da Lactogal sublinha que a colaboração com a Tetra Pak baseia-se “na convicção partilhada de que é possível um futuro mais sustentável”. “Estamos ambos focados numa ambiciosa transformação da sustentabilidade e a redução de 33% das emissões de gases com efeito de estufa desta nova embalagem, juntamente com a sua certificação Neutra em Carbono pela Carbon Trust, é uma conquista significativa para este objetivo”, acrescenta.