Supermercado
INE confirma recuo da inflação para 2,1% em outubro
A taxa de inflação homóloga baixou para 2,1% em outubro, menos 1,5 pontos percentuais que em setembro, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Hipersuper
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
A taxa de inflação homóloga baixou para 2,1% em outubro, menos 1,5 pontos percentuais que em setembro, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O principal contributo para esta desaceleração provém do efeito de base associado aos aumentos mensais de preços registados em outubro de 2022 nos produtos alimentares (2,1%) e nos produtos energéticos (6,7%), com destaque para o gás natural (77,4%), avança o INE. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 3,5% (4,1% em setembro). A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -12,1% (-4,1% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 4,0% (6,0% no mês anterior).
A variação mensal do IPC foi -0,2% (1,1% no mês precedente e 1,2% em outubro de 2022). A variação média dos últimos doze meses diminuiu para 5,7% (6,3% em setembro), pode ler-se ainda.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 3,2%, valor inferior em 1,6 p.p. ao registado no mês anterior e superior em 0,3 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em setembro, esta diferença foi de 0,5 p.p.).
Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 4,8% em outubro (5,5% em setembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 5,0%).
O IHPC registou uma variação mensal de -0,4% (0,8% no mês anterior e 1,1% em outubro de 2022) e uma variação média dos últimos doze meses de 6,6% (7,2% no mês precedente).