Supermercado
INE confirma recuo da inflação para 2,1% em outubro
A taxa de inflação homóloga baixou para 2,1% em outubro, menos 1,5 pontos percentuais que em setembro, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Hipersuper
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
A taxa de inflação homóloga baixou para 2,1% em outubro, menos 1,5 pontos percentuais que em setembro, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O principal contributo para esta desaceleração provém do efeito de base associado aos aumentos mensais de preços registados em outubro de 2022 nos produtos alimentares (2,1%) e nos produtos energéticos (6,7%), com destaque para o gás natural (77,4%), avança o INE. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 3,5% (4,1% em setembro). A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -12,1% (-4,1% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 4,0% (6,0% no mês anterior).
A variação mensal do IPC foi -0,2% (1,1% no mês precedente e 1,2% em outubro de 2022). A variação média dos últimos doze meses diminuiu para 5,7% (6,3% em setembro), pode ler-se ainda.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 3,2%, valor inferior em 1,6 p.p. ao registado no mês anterior e superior em 0,3 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em setembro, esta diferença foi de 0,5 p.p.).
Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 4,8% em outubro (5,5% em setembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 5,0%).
O IHPC registou uma variação mensal de -0,4% (0,8% no mês anterior e 1,1% em outubro de 2022) e uma variação média dos últimos doze meses de 6,6% (7,2% no mês precedente).