Bimbo e Too Good To Go juntas no combate ao desperdício alimentar, com a iniciativa ‘Observar, Cheirar, Provar’
Bimbo e Too Good To Go juntas no combate ao desperdício alimentar
A Bimbo junta-se à iniciativa ‘Observar, Cheirar, Provar’, lançada pela Too Good To Go, com o objetivo de acabar com o desconhecimento que se verifica na leitura dos rótulos que […]
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A Bimbo junta-se à iniciativa ‘Observar, Cheirar, Provar’, lançada pela Too Good To Go, com o objetivo de acabar com o desconhecimento que se verifica na leitura dos rótulos que indicam as datas de consumo dos alimentos e, dessa forma, ajudar a reduzir o desperdício alimentar.
De acordo com a Comissão Europeia, 10% de todos os alimentos desperdiçados na Europa resultam da má interpretação em relação à sua data de validade. São quase 9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. E uma das principais causas é a confusão que ainda hoje se verifica entre os consumidores sobre o significado da data de validade e prazo limite de consumo. De acordo com um estudo realizado pela Too Good To Go em 2022, 34% dos portugueses não sabem exatamente o significado de “Consumir de preferência antes” ou “Consumir de preferência antes do fim de”. *
Com a iniciativa ‘Observar, Cheirar, Provar’, as duas marcas querem acabar com esta confusão e lembrar aos consumidores que a data de validade ‘Consumir de preferência antes’ indica apenas o momento até ao qual o alimento mantém a qualidade pretendida. Uma vez passada essa data, o alimento pode ter alterado ligeiramente a sua textura, aparência ou sabor, mas se o produto não tiver sido aberto, se se mantiver devidamente conservado, se a sua embalagem não apresentar quaisquer defeitos, e, quando aberto, cheirar bem, ter bom gosto e aspeto, pode ser consumido sem qualquer risco.
A peça central desta iniciativa é o rótulo ‘Observar, Cheirar, Provar’, criado pela Too Good To Go. Trata-se de um rótulo que é incorporado apenas nas embalagens que incluam a data de validade ‘Consumir de preferência antes’, isto, para incentivar os consumidores a, antes de deitar fora um alimento com uma data de validade expirada, verificar se ainda se encontra em boas condições e, assim, evitar um desperdício desnecessário.
Desta forma, a Too Good To Go continua a reunir grandes marcas do setor alimentar, que já estão a trabalhar para incorporar o ‘Observar, Cheirar, Provar’ nos seus produtos. É o caso da Bimbo que, em linha com o seu compromisso de luta contra o desperdício alimentar, já incorpora este rótulo em alguns dos seus principais produtos, como Bimbo Pão de Forma, Oroweat, Bimbo Artesano e Bimbo Wraps.
Além disso, a Bimbo dá mais um passo em direção ao seu objetivo de reduzir 50% do desperdício alimentar gerado nas suas operações até 2025, alinhando-se assim com o plano de sustentabilidade do grupo, que pretende ser uma empresa mais sustentável até 2030.
“No Grupo Bimbo temos como propósito alimentar um mundo melhor e, um dos nossos objetivos é educar os consumidores no que diz respeito a nutrição e hábitos saudáveis, mas também ao desperdício alimentar. A nossa colaboração com a Too Good To Go reflete esse nosso compromisso em lutar contra o desperdício alimentar e fazer perceber aos consumidores que os nossos produtos não têm necessariamente de ser deitados fora quando a data de validade termina”, sublinha Joana Marques da Silva, marketing manager da Bimbo Portugal, em comunicado.
‘Olhar, Cheirar, Provar’ é uma iniciativa global que a Too Good To Go encontra-se a desenvolver em 13 países, entre os quais, França, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Áustria ou Itália. Em Portugal, a iniciativa foi lançada em abril de 2021 e conta com a adesão de cerca de 40 marcas de FMCG, as quais até à data incorporaram este rótulo em mais de 848 referências de produtos.
“Estamos felizes por ver que, graças a esta iniciativa e em conjunto com o trabalho em equipa com grandes marcas alimentares, estamos a ajudar a criar uma maior consciencialização sobre o desperdício alimentar e a acabar com a confusão referente à data de validade. É nos agregados familiares que ocorre a maior parte deste desperdício e, através de iniciativas como esta, estamos a fornecer ferramentas que capacitam os consumidores a tomar decisões que lhes permitam acabar com o desperdício alimentar no seu dia-a-dia” sublinha Maria Tolentino, diretora geral da Too Good To Go em Portugal.
Os dados apresentados foram obtidos a partir de um inquérito realizado pela Epinion para a Too Good To Go junto de uma amostra representativa de 1.000 pessoas no mercado português em fevereiro de 2022