Formato de proximidade da Ikea chega a Lisboa e prossegue expansão
“Chegamos finalmente a Lisboa”, disse Cláudia Domingues, responsável de comunicação da Ikea Portugal, na cerimónia de inauguração.

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Ikea abriu esta quinta-feira as portas do primeiro Estúdio de Planificação e Encomendas na cidade de Lisboa. Localizado no coração da capital, na Avenida da República, é a primeira loja deste formato de proximidade a inaugurar fora de um centro comercial.
“Chegamos finalmente a Lisboa”, disse Cláudia Domingues, responsável de comunicação da Ikea Portugal, na cerimónia de inauguração do novo espaço alvo de um investimento cerca de meio milhão de euros. “Temos cerca de um milhão e meio de euros para investir nestes formatos todos os anos”, avançou Cláudia Domingues, em declarações ao Hipersuper. “É um formato eficiente porque é muito rápido de abrir. Conseguimos abrir em seis meses ou menos. E que pressupõe um menor investimento do que uma loja standard, o que nos dá flexibilidade”.
Com esta abertura, a insígnia eleva para dez o número de lojas deste formato em Portugal. Depois de Sintra, Cascais, Almada, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Seixal, Lagos, Setúbal, Leiria e, agora, o centro de Lisboa, segue-se o arquipélago da Madeira. Mais próximo do final deste mês, a marca vai abrir um Estúdio de Planificação no centro comercial La Vie Funchal, a primeira fora do continente. “Esta abertura é muito relevante, chegar a uma zona onde já tínhamos uma percentagem relevante de vendas online mas agora com proximidade física”.
“Este ano fiscal [até agosto de 2024], a nossa intenção passa por abrir mais quatro ou cinco lojas deste formato complementar. Vamos abrir em mais quatro ou cinco cidades. Não em Lisboa e Porto mas em cidades do interior, cidades mais pequenas, onde percebemos que é mais difícil aceder à Ikea fisicamente”, termina a responsável.
Nestas lojas, os consumidores podem planear as diferentes divisões da casa, especialmente cozinhas e soluções de arrumação, com a ajuda de especialistas, podem encomendar qualquer produto comercializado pela retalhista e podem recolher as suas encomendas.