Compras online dos portugueses deverão atingir 10,7 mil milhões de euros este ano
As compras online de bens e serviços somaram 10,2 mil milhões de euros em Portugal no ano passado, um crescimento de 1,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, segundo dados do CTT e-Commerce Report 2023. A facilidade de compra mantém-se como a principal razão de adesão ao canal online (69,5%). No entanto, o preço mais baixo foi o fator que mais cresceu em termos de importância para os portugueses.

Rita Gonçalves
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As compras online de bens e serviços somaram 10,2 mil milhões de euros em Portugal no ano passado, um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, segundo dados do CTT e-Commerce Report 2023.
Esta evolução é impulsionada pelo crescimentos da aquisição online de serviços, como são exemplo viagens, bilhetes e experiências, que cresceu 7,5% “compensando a redução de 2,8% que se verificou nas compras online de produtos”, explica o relatório.
As projeções para o final deste ano apontam para um crescimento das compras online de 4,3%, em relação a 2022, para 10,7 mil milhões de euros. As compras de produtos deverão crescer 2,7% para 5,53 mil milhões de euros e os serviços deverão crescer 6% totalizando 5,16 mil milhões de euros.
Segundo os dados apresentados esta quinta-feira na conferência “CTT e-Commerce Day”, o universo de portugueses que faz compras online cresceu 1,7% face a 2021, ultrapassando cinco milhões de e-buyers. Os dispositivos digitais, e em particular o telemóvel, são cada vez mais o suporte mais utilizado para comprar.
O valor médio gasto anualmente em compras online de produtos situa-se em 1073 euros (mais oito euros face ao ano passado). O gasto médio por compra, por sua vez, cifrou-se em 55,61 euros.
Segundo o estudo, a facilidade de compra mantém-se como a principal razão de adesão ao canal online (69,5%). No entanto, o preço mais baixo foi o fator que mais cresceu (61,6%, mais 5,8% face ao ano anterior) em termos de importância para os portugueses.
Entre os produtos adquiridos, ainda que vestuário e calçado se mantenham os produtos mais comprados online (70,2%), as categorias que mais cresceram em termos absolutos são acessórios de moda, produtos de higiene e cosmética e produtos e acessórios para animais.
Nota: Notícia corrigida às 9h40, do dia 10/11/23. Os CTT fizeram um correção ao comunicado inicial indicando que onde se liam pontos percentuais devem ler-se percentagens. Aos leitores, as nossas desculpas pelo sucedido