Edição digital
Ponto de Venda

Pick-a-Buy. A caixa de correio 4.0

O sistema da Intelligent Retail Solutions permite gerir a abertura e o fecho de qualquer tipo de armário, transformando-o numa caixa de correio inteligente. Sendo agnóstico, o Pick-a-Buy permite receber encomendas de qualquer operador logístico ou comerciante

Rita Gonçalves
Ponto de Venda

Pick-a-Buy. A caixa de correio 4.0

O sistema da Intelligent Retail Solutions permite gerir a abertura e o fecho de qualquer tipo de armário, transformando-o numa caixa de correio inteligente. Sendo agnóstico, o Pick-a-Buy permite receber encomendas de qualquer operador logístico ou comerciante

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto: equilíbrio entre o passado e o presente
Bebidas
Novo Impossible Coffee homenageia coragem de doze mulheres angolanas que se uniram para manter viva a produção de café
Bebidas
Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE
ESG
Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto
Logística
Nova loja Olá no NorteShopping
Retalho
Ford Trucks Portugal cresce 5% em 2024 e reforça presença no mercado
Logística
Mango reabre espaço no Centro Vasco da Gama com mais do dobro da área
Retalho
Sabores do Brasil regressam às lojas Aldi até 18 de março
Retalho
Grupo Lego alcança receitas e lucros recordes em 2024
Não Alimentar
“The New Strategic Drivers”: QSP Summit 2025 aborda cultura, estratégia, inovação e os novos motores do sucesso
BRANDED
PUB

Victor Gandarela Vasques, fundador da Intelligent Retail Solutions

O sistema da Intelligent Retail Solutions permite gerir a abertura e o fecho de qualquer tipo de armário, transformando-o numa caixa de correio inteligente. Sendo agnóstico, o Pick-a-Buy permite receber encomendas de qualquer operador logístico ou comerciante

PUB

 

Não é um cacifo nem uma infraestrutura. É uma solução tecnológica para gerir a abertura e o fecho de qualquer tipo de armário ou compartimento através de uma interface – aplicação em tablet, smartphone, webapp, teclado, QR Code e NFC, entre outros – transformando-o numa caixa de correio inteligente: um ponto de entrega, guarda e devolução de mercadorias.

“A principal diferença para outras soluções prende-se com o facto de ser um software-as-a-service, 100% livre de hardware ou infraestruturas e agnóstico na utilização”, explica, em entrevista ao Hipersuper, Victor Gandarela Vasques que abandonou uma carreira de 30 anos ligada ao marketing e à comunicação em agências multinacionais para explorar a sua veia empreendedora.

“Sendo agnóstico, o sistema permite receber objetos e encomendas de qualquer operador logístico, comerciante ou até de familiares e amigos – sendo necessária apenas a morada do destinatário para a entrega”, sublinha o fundador da Intelligent Retail Solutions, empresa que criou o Pick-a-Buy. A solução permite ainda fazer as devoluções da mesma forma, assim como guardar temporariamente objetos.

Outra vantagem é o custo. “O sistema tem aproximadamente um quarto do custo de soluções semelhantes”, garante Victor Gandarela Vasques.

A primeira instalação desta solução foi realizada em parceria com os CTT e a Teixeira Duarte, no condomínio Fábrica 1921, em Lisboa.

A solução é constituída por “três pedaços de software”. “O que está na cloud e funciona como um sistema de reservas, de pagamento e coordenação, uma interface que é efetuada, no caso da Fábrica 1921, através de um tablet, e o software instalado na fechadura que é controlado e parametrizado na cloud”, detalha.

“O Pick-a-Buy vem dar resposta às atuais necessidades da grande maioria dos cerca de cinco milhões de compradores online em Portugal, cuja principal dificuldade consiste em receber em casa as encomendas ou devoluções”, considera o gestor.

Por isso, o objetivo é ambicioso. A meta da Intelligent Retail Solutions, detida pela empresa de segurança e tecnologia Microsegur e por Victor Gandarela Vasques, é instalar o sistema Pick-a-Buy “em mais de cinco mil domicílios até ao final deste ano”.

“Estamos entusiasmados porque é uma solução única no mercado, que responde a uma necessidade deficientemente atendida, por ser totalmente agnóstica e não estar dependente de infraestruturas complicadas”, sublinha o responsável, colocando ainda a tónica na “conveniência da entrega de encomendas online” e na “facilidade de instalação”.

Para utilizar o serviço, é apenas necessário indicar a morada ao remetente e, quando a encomenda se encontra no espaço designado, o utilizador recebe um SMS com essa informação.

“Para a recolher basta aceder ao código na app do smartphone, abrir a porta e retirar a encomenda. Caso o utilizador deseje fazer uma devolução, o sistema emite um código ou QR Code que pode ser partilhado com o operador ou até com aquele amigo que se esqueceu do casaco”, exemplifica.

“Se os hubs de cacifos para receber encomendas são as caixas de correio 3.0, o Pick-a-Buy é a caixa de correio 4.0”, considera o gestor.

Como tudo começou

Aos 50 anos, Victor Gandarela Vasques deixa uma carreira de três décadas na área do marketing e comunicação e funda a empresa de consultadoria em gestão CO-UP | Business Activation.

A semente que levou à criação do sistema Pick-a-Buy começou a germinar na cabeça de Victor Gandarela Vasques por causa dum cliente na área da restauração que precisava de uma solução para dar resposta ao elevado fluxo de pessoas que congestionavam o restaurante para o serviço de take away. “A ideia era desenhar um sistema que permitisse não acumular os clientes de take away ao balcão. Se estava pago e encomendado, não fazia sentido estarem na fila. Assim, surgiu a ideia de um cacifo onde se colocava a comida uns minutos antes da recolha”, lembra o gestor, acrescentando que o projeto não foi à avante por falta de recursos.

“Fiquei com esta ideia encapsulada e, depois, quando chegou a pandemia, esta necessidade tornou-se premente para muitos operadores de restauração”, sublinha.

Na altura, a CO-UP estava a trabalhar com a Microsegur num processo de reestruturação, a ideia surgiu em conversa e a empresa de segurança mostrou interesse em investir no projeto. A partir daqui, foram praticamente dois anos a desenvolver a solução até termos a prova de conceito a funcionar.

“Procuramos os melhores parceiros para adaptarem soluções já existentes à nossa solução e desenvolvemos o software pivô que coordena as três componentes de software que constituem a solução. Genericamente, estamos a falar de uma parte mais ligada a booking ou reservas, outra à regulação de mecanismos de programação e outra à emissão de tokens e de ordens encriptadas para garantir a segurança do sistema”.

Os CTT e a Teixeira Duarte são parceiros da Intelligent Retail Solutions. A Teixeira Duarte trouxe a sua tecnologia de hardware para o projeto e comprou os direitos de utilização do sistema. E os CTT encontraram no sistema Pick-a-Buy uma solução para complementar a sua oferta.

Os sistemas Pick-a-Buy e os cacifos Locky, dos CTT, não concorrem entre si? “Não. Os CTT têm sistema proprietário assente num modelo de operação que tem a ver com cacifos metálicos, fechaduras instaladas nestes mesmos cacifos, um sistema de hardware e um tipo de parametrização, que não é 100% agnóstica, formatado para utilização em hubs de cacifos, essencialmente, em pontos de recolha coletiva. Está muito vocacionada para isso, até pela própria infraestrutura física”, sublinha Victor Gandarela Vasques. “O nosso sistema é precisamente o oposto no que diz respeito à liberdade. O nosso sistema tem como característica principal a liberdade total. Não precisa de nada para ser utilizado. Na fábrica 1921 está instalado em metal, mas pode ser instalado numa caixa móvel, se quisermos”.

O modelo de negócio da Intelligent Retail Solutions assenta em duas modalidades: um valor por cada abertura, “uma pequena percentagem com muita recorrência” ou um fee mensal por fechadura instalada.

3 perguntas a…

Victor Gandarela Vasques, fundador da Intelligent Retail Solutions

 

  1. Quais as vantagens da solução para os condóminos da Fábrica 1921?

Destaco, por um lado, o facto de a solução permitir que as pessoas que vivem neste condomínio não tenham de estar em casa para receber a encomenda. Ela é garantidamente sempre entregue. Depois, naturalmente, reduz drasticamente a circulação de pessoas dentro do condomínio. Com, obviamente, uma preocupação de segurança, mas também de conforto das próprias pessoas que fazem as entregas. Porque em lugar de estarem à procura do apartamento onde têm de fazer a entrega, dirigem-se ao local onde estão os equipamentos da Pick-a-Buy e a entrega está feita.

  1. Que é o público-alvo da solução?

Os utilizadores desta solução são os condomínios, os produtores imobiliários e as construtoras. Eles compram o sistema, o conjunto do hardware e software. No entanto, na realidade, aplicamos o nosso sistema em qualquer tipo de hardware. O hardware podem ser cacifos, como pode ser um armário construído de raiz. Essa é outra das vantagens do sistema, a liberdade. Um arquiteto, quando está a desenhar o wall de um prédio, pode fazê-lo como bem entender, no formato que quiser. É indiferente, desde que tenha uma porta, nós metemos uma fechadura.

  1. Que outras utilizações pode ter o sistema?

Estamos a testar duas possíveis modulações. A primeira é a guarda de bagagens em pontos de grande concentração de pessoas. O sistema funciona exatamente da mesma forma, só que serve para guardar bagagem. Neste caso, lê-se um código QR, escolhe-se o modelo onde se quer guardar a bagagem e paga-se. Vamos lançar um projeto piloto desta solução numa loja em Alfama.

Estamos ainda a desenvolver uma espécie de vending machine. O que fizemos foi transformar um armário tradicional do Ikea. Colocamos portas de vidro e uma fechadura, e o armário pode ser instalado por exemplo em apartamentos de alojamento local. Não necessita de energia elétrica, as fechaduras funcionam a bateria, não necessitam de fios, e a abertura é feita por bluetooth. O equipamento não faz barulho, adapta-se bem ao local uma vez que não é intrusivo do ponto de vista estético, não tem luz, não tem consumo. A pessoa só precisa de ter um telemóvel para ler o QR Code e um cartão de pagamento, como o Paypal. Este sistema pode ser mais uma fonte de receita para o negócio de alojamento local.

 

*Artigo originalmente publicado na edição 416

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto: equilíbrio entre o passado e o presente
Bebidas
Novo Impossible Coffee homenageia coragem de doze mulheres angolanas que se uniram para manter viva a produção de café
Bebidas
Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE
ESG
Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto
Logística
Nova loja Olá no NorteShopping
Retalho
Ford Trucks Portugal cresce 5% em 2024 e reforça presença no mercado
Logística
Mango reabre espaço no Centro Vasco da Gama com mais do dobro da área
Retalho
Sabores do Brasil regressam às lojas Aldi até 18 de março
Retalho
Grupo Lego alcança receitas e lucros recordes em 2024
Não Alimentar
“The New Strategic Drivers”: QSP Summit 2025 aborda cultura, estratégia, inovação e os novos motores do sucesso
BRANDED
Bebidas

Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto: equilíbrio entre o passado e o presente

O estágio de 12 meses em barricas mais antigas ocorreu mais tarde, conferindo uma maior complexidade ao vinho.

Hipersuper

A Quinta de Pancas, situada na região de Lisboa, a 35 quilómetros do Atlântico e protegida pela Serra de Montejunto, acaba de apresentar a sua nova referência: o Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto, um clássico que reflete a autenticidade e a elegância do terroir de Pancas.

Provenientes de solos argilo-calcário, as uvas que deram origem ao Quinta de Pancas Grande Reserva Tinto 2021 vêm de vinhas velhas de Cabernet Sauvignon, com cerca de 30 anos, e de vinhas mais jovens da casta Touriga Nacional, com 18 anos de idade. De cor rubi intensa, com notas profundas de fruta preta, violeta, tabaco e café, complementadas por um ligeiro toque vegetal típico do Cabernet Sauvignon. Na boca, revela-se equilibrado, tenso e com grande frescura. O seu final é longo e persistente.

“Este vinho reflete muito bem o terroir único de Pancas. É essencial manter viva a história e tradição vinícola da região, respeitando o legado das vinhas velhas, enquanto se alia a técnicas modernas de vinificação. Este equilíbrio entre o passado e o presente resulta num vinho que combina tradição e inovação, preservando a essência de Pancas em cada uma das 6666 garrafas produzidas”, refere David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.

O processo de vinificação incluiu a fermentação malolática em cuba, o que ajudou a preservar os aromas intensos, a frescura e a suavidade dos taninos. O estágio de 12 meses em barricas mais antigas ocorreu mais tarde, conferindo uma maior complexidade ao vinho.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Novo Impossible Coffee homenageia coragem de doze mulheres angolanas que se uniram para manter viva a produção de café

Com o café Amboim, a Delta reforça a sua ligação histórica a Angola, onde atua há 27 anos através da Angonabeiro, tendo já apoiado mais de 40 mil famílias produtoras e levando o café angolano a mais de 40 países.

Hipersuper

A Delta The Coffee House Experience acaba de lançar Amboim – “O café coragem das mulheres de Angola”, uma edição exclusiva que presta tributo ao café produzido por um grupo de doze mulheres empreendedoras da província de Cuanza Sul, em Angola.


Esta nova referência integra a iniciativa Impossible Coffees e resulta de uma parceria entre a Delta Cafés, a Associação das Mulheres Empreendedoras de Porto Amboim e o Instituto Nacional de Café de Angola (INCA). O objetivo é capacitar estas produtoras para garantir a continuidade da produção cafeeira na região, num contexto de desafios económicos e sociais. Parte das vendas do café – 20% – será revertida para fomentar o cultivo da variedade robusta Amboim, reforçando o compromisso da Delta com o desenvolvimento sustentável da fileira do café em Angola.

Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, esta edição limitada é mais do que um café: “Este novo lote é a prova de que, quando sonhamos e acreditamos, o impossível pode tornar-se possível. É com este espírito que continuamos, todos os dias, a apoiar o crescimento e o sucesso de pequenos produtores e, ao mesmo tempo, proporcionar aos nossos consumidores a oportunidade de desfrutar de cafés únicos, raros e de qualidade excecional”.

“O Café coragem das mulheres de Angola assume especial importância, particularmente, por ser lançado no mês da mulher, e é mais do que um café. É um símbolo do compromisso e um tributo a quem, todos os dias, trabalha para que o café continue a ser um pilar do desenvolvimento económico e social do seu país e da sua comunidade”, acrescenta.

O projeto Impossible Coffees já incluiu cafés raros, provenientes de micro produções de regiões como os Açores e São Tomé e Príncipe. Agora, com o café Amboim, a Delta reforça a sua ligação histórica a Angola, onde atua há 27 anos através da Angonabeiro, tendo já apoiado mais de 40 mil famílias produtoras e levando o café angolano a mais de 40 países.

O café Amboim está disponível exclusivamente nas Delta The Coffee House Experience e na loja online.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Taxa de Reciclagem de Embalagens de Vidro nos The Editory Collection Hotels atinge os 80% com projeto Projeto-piloto da AIVE

Com um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira atingisse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas 9 unidades.

Hipersuper
tagsAIVE

A AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem) acaba de revelar os resultados finais do seu projeto piloto A Tip For Nature. Com um ano de implementação nos The Editory Collection Hotels, a iniciativa permitiu que a cadeia hoteleira atingisse uma taxa média de reciclagem de embalagens de vidro de 80% nas suas 9 unidades. O projeto foi financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e contou com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

A iniciativa demonstrou que é possível promover mudanças de comportamento no canal HORECA, onde existe maior potencial de aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, através de ações de comunicação digital interna e externa, bem como formação.

O impacto da campanha resultou no aumento significativo de 12% na taxa média de reciclagem de embalagens de vidro na cadeia de hóteis, comparativamente a 2023, atingindo os 80% no final da campanha.

A liderar o pódio está o The Editory by Sea Tróia/Aqualuz Tróia Mar & Rio by The Editory com uns surpreendentes 89%, vencedor do projeto que irá receber uma estrela adicional em vidro, seguido doThe Editory Boulevard Aliados com 88% e o Aqualuz Lagos by The Editory também com 88%.

Todos os hóteis do grupo atingiram taxas de reciclagem acima dos 70%, reciclando mais de 17 toneladas de embalagens de vidro, o que representa um aumento total de 30% quando comparado com 2023.

Paralelamente, também os hábitos e conhecimentos sobre as vantagens da reciclagem das embalagens de vidro melhoraram. O número de colaboradores que sabe que o vidro é infinitamente reciclável aumentou de 50%, em 2023, para 60% em 2024,  demonstrando um maior entendimento sobre as vantagens ambientais da reciclagem destas embalagens. Por outro lado, o número de colaboradores que afirma reciclar sempre as embalagens de vidro usadas aumentou de 61% para 79%, o que sugere uma adesão crescente às práticas ambientais recomendadas.Já os equívocos sobre as regras de separação para reciclagem, diminuíram de 41% para 25%.

Em relação à perceção sobre o projeto, 97% dos inquiridos consideraram-no muito útil, o que demonstra uma recetividade extremamente positiva à iniciativa.

Estas conclusões revelam que a campanha digital interna e externa promovida pela AIVE, não só conseguiu sensibilizar os funcionários para a importância da reciclagem de vidro, como também fomentou mudanças reais de comportamento, ajudando os The Editory Collection Hotels a dar um passo importante na sustentabilidade ambiental.

O objetivo é que o projeto possa ser replicado e escalado a todos os estabelecimentos do canal HORECA, aumentando a consciencialização sobre os benefícios e as vantagens da correta separação de embalagens de vidro depois de usadas.

“O projeto A Tip for Nature comprovou que o canal HORECA tem um enorme potencial para aumentar os níveis de recolha de embalagens de vidro usadas, em Portugal. Atingir um crescimento de 12% na taxa média de reciclagem, neste grupo hoteleiro, em apenas um ano é um resultado  expressivo que comprova  a eficácia deste tipo de campanhas para os estabelecimentos HORECA”, afirma Tiago Moreira da Silva, presidente da AIVE.

Miguel Evangelista, Diretor Geral de Operações da The Editory Collection Hotels, reforça: “Estamos muito orgulhosos por ter contribuído para o sucesso do projeto. A adesão dos nossos colaboradores foi extraordinária e mostra que com dedicação e formação, é possível adotar práticas mais sustentáveis. Esperamos que a nossa experiência inspire outros a fazerem o mesmo.”

O projeto reafirma o compromisso da AIVE, dos seus associados e parceiros com a economia circular, na promoção do aumento da taxa de reciclagem das embalagens de vidro e contribuindo para um futuro mais sustentável.

A AIVE representa um setor com um peso importante na economia portuguesa: 3 empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), 6 unidades fabris (Avintes, Figueira da Foz, Marinha Grande e Venda Nova), cerca de 3.500 trabalhadores e mais de 50% da produção  vendida diretamente para mercados externos. Anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de 6 mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Fotografia de aquivo
Logística

Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto

A 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto regressa à Exponor, em Matosinhos, nos dias 9 e 10 de abril de 2025, reunindo mais de 70 players nacionais e internacionais da fileira da embalagem, intralogística, logística e transporte. 

Hipersuper

Com um espaço expositivo ampliado, a Empack e Logistics & Automation Porto 2025 aposta na diversificação da oferta e na criação de oportunidades de negócio. A edição anterior contou com mais de 3.000 decisores e profissionais do setor, incluindo CEOs, diretores de logística e gestores de embalagem. Este ano, o evento procura consolidar a sua relevância no ecossistema industrial, proporcionando um palco privilegiado para novas parcerias e negócios estratégicos.

Entre as empresas já confirmadas estão Auchan Retail, CTT, Bosch, Torsa, Euskopack, TGW, Rajá, FDI Quality, Ribawood, Anflor, Store & Go, NC Solutions, Panelchock, Signode, Craemer e Forankra, entre outras.

Programação dinâmica e foco na inovação

Além da exposição, a feira contará com um programa de debates e conferências, reunindo cerca de 30 especialistas para abordar tendências emergentes e desafios do setor. Em destaque estará a logística na indústria têxtil do futuro, em colaboração com a APLOG – Associação Portuguesa de Logística, bem como outros painéis focados na sustentabilidade, automação e transformação digital.

As duas salas para estas conferências serão patrocinadas pela DHL e Panattoni.

Para aproximar os visitantes das soluções mais inovadoras do mercado, a organização introduziu os Innovation Tours, visitas guiadas que permitirão um contacto direto com as principais inovações dos expositores.

Andrea Iorio é keynote speaker

Reconhecido internacionalmente pela sua abordagem à transformação digital, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo, Andrea Iorio irá intervir a 9 de abril, explorando o tema “Inteligência Híbrida: as novas competências profissionais na era da Inteligência Artificial”.

Com uma carreira consolidada em empresas tecnológicas e multinacionais – incluindo funções como Head do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal Brasil –, Andrea Iorio é hoje professor de MBA, colunista na MIT Technology Review Brasil e host do podcast “Vem A.I.”, da NVIDIA Brasil.

Na sua intervenção, Andrea Iorio destacará a necessidade de um novo perfil profissional na Era Digital, capaz de desenvolver competências que complementem a tecnologia. Para o especialista, características como pensamento crítico e capacidade de questionamento serão determinantes para que os profissionais consigam impulsionar negócios num mundo cada vez mais digitalizado. A apresentação irá explorar os fundamentos da “Inteligência Híbrida”, trazendo exemplos concretos de estratégias e ações que podem ser implementadas para alinhar o capital humano com os avanços da inteligência artificial.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Nova loja Olá no NorteShopping

O NorteShopping acaba de receber a mais recente loja da Olá, oferecendo aos visitantes uma experiência que pretende ser mais envolvente e personalizada.

Hipersuper

A marca, anteriormente presente no centro comercial com um quiosque, decidiu reforçar a sua presença com um espaço completo, localizado no Piso 0.

A nova loja da Olá permite aos clientes criarem o seu próprio gelado através do conceito “O Meu Olá”, escolhendo entre gelados de Scooping, Soft Ice e Frozen Yoghurt e combinando-os com uma ampla variedade de frutas frescas, coberturas crocantes e toppings líquidos, entre outras ofertas.

Além da nova loja Olá, o NorteShopping continua a apostar na modernização do seu espaço e na diversificação da oferta. Recentemente, a Nutry Store, marca especializada em suplementos nutricionais e desportivos, também renovou a sua loja, mantendo a mesma localização, mas com uma imagem mais moderna e atrativa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Ford Trucks Portugal cresce 5% em 2024 e reforça presença no mercado

A Ford Trucks Portugal registou um crescimento de 5% na faturação em 2024, alcançando um volume de negócios de 82 milhões de euros.

Hipersuper

A trajetória ascendente da Ford Trucks em Portugal tem sido impulsionada pela diversificação da sua oferta e pelo compromisso com a proximidade ao cliente. Em 2024, a marca matriculou 376 veículos e vendeu 446 unidades, elevando para 1.656 o número total de veículos entregues no país desde 2019.

Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, sublinha o sucesso da marca nos últimos cinco anos resulta da sua resiliência e compromisso com o mercado português: “tem sido um longo caminho nestes cinco anos. Implementar uma nova marca de veículos pesados em Portugal, um mercado altamente exigente, exigiu resiliência, proximidade com os clientes e um compromisso constante com a melhoria. O nosso sucesso está na força da nossa equipa, dos concessionários e na confiança que construímos diariamente com os nossos clientes. Adotamos uma estratégia de crescimento consolidado e constante, assegurando um nível reduzido de risco. O nosso compromisso com os nossos acionistas (shareholders) reflete-se na nossa abordagem financeira sustentável, garantindo um crescimento equilibrado e um posicionamento robusto no mercado a longo prazo.”.

Um dos marcos mais importantes do ano foi o lançamento da nova Gama F-LINE, que introduziu um motor e uma transmissão Ecotorq focados no equilíbrio entre desempenho, potência, durabilidade e eficiência de consumo.

Ainda em 2024, a Ford Trucks atingiu um feito significativo ao vender o seu 500.º camião a um único cliente, a TJA – Transportes J. Amaral SA, uma das principais empresas de transportes e logística em Portugal e na Europa.

Para reforçar o suporte aos clientes, a Ford Trucks Portugal conta atualmente com oito pontos de assistência em Alverca do Ribatejo, Albergaria-a-Velha, Loulé, Meirinhas, Vilar do Pinheiro, Viseu, Braga e Funchal (Madeira). Em julho deste ano, será inaugurado um novo centro em Vila Nova de Gaia, elevando para nove o total de unidades de assistência no país, avança a empresa em comunicado.

O crescimento da empresa reflete-se também no aumento da equipa, que já conta com 56 colaboradores, número que a marca pretende continuar a expandir.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Mango reabre espaço no Centro Vasco da Gama com mais do dobro da área

A Mango reforçou a sua presença no Centro Vasco da Gama, em Lisboa, com a reabertura da sua loja num espaço significativamente maior: localizada no Piso 2, a nova loja ocupa cerca de 685 metros quadrados, mais do dobro da área anterior.

Hipersuper
Retalho

Sabores do Brasil regressam às lojas Aldi até 18 de março

Até 18 de março, a Aldi convida os seus clientes a embarcar numa viagem gastronómica ao Brasil, com o regresso de uma seleção especial de produtos tradicionais da culinária brasileira, a preços acessíveis.

Hipersuper

Durante esta semana temática, vão estar disponíveis mais de 30 referências que prometem trazer o autêntico sabor do Brasil para a mesa dos consumidores portugueses, sublinha a Aldi Portugal em comunicado.

Entre as opções em destaque encontram-se clássicos como pão de queijo, tapioca, farofa e brigadeiro, bem como bebidas típicas, como sumo de goiaba e água de coco, refere.

Na secção de charcutaria, os clientes poderão encontrar salsichas de churrasco, linguiça e um misto de enchidos, ideais para preparar uma autêntica feijoada brasileira, acrescenta.

A Aldi destaca que as semanas temáticas são um sucesso entre os consumidores portugueses, oferecendo produtos típicos de diversos países com a promessa de qualidade e preços competitivos e que estas iniciativas permitem aos clientes explorar novos sabores e recriar experiências gastronómicas sem sair de casa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

©2025 The LEGO Group
Não Alimentar

Grupo Lego alcança receitas e lucros recordes em 2024

O Grupo Lego apresentou resultados financeiros recordes em 2024, reforçando a sua posição de liderança no setor dos brinquedos.

Hipersuper
tagsLego

 O crescimento foi impulsionado por uma forte procura global, um portefólio diversificado e investimentos estratégicos em sustentabilidade e tecnologia digital, sublinha a empresa em comunicado.

O CEO do Grupo LEGO, Niels B Christiansen, destacou o desempenho positivo da empresa em 2024 e a importância do investimento contínuo em inovação e sustentabilidade: “2024 foi um ano excecional para o Grupo LEGO, e estamos muito satisfeitos com o nosso forte desempenho. Atingimos resultados brutos e líquidos recordes, mesmo tendo acelerado os gastos em prioridades estratégicas, incluindo um aumento significativo nas compras de matérias-primas sustentáveis. Sentimo-nos encorajados por estes fortes resultados, pois vão permitir-nos continuar a chegar a mais crianças com experiências de brincadeira LEGO agora e no futuro”.

A receita do Grupo cresceu 13% face a 2023, atingindo 74,3 mil milhões de coroas dinamarquesas. As vendas ao consumidor aumentaram 12%, num contexto em que o mercado global de brinquedos registou um ligeiro declínio de 1%.

O lucro operacional subiu 10%, para 18,7 mil milhões de coroas dinamarquesas, apesar do aumento dos gastos em iniciativas estratégicas. Já o lucro líquido registou um crescimento de 5%, totalizando 13,8 mil milhões de coroas dinamarquesas.

O fluxo de caixa livre foi de 10,2 mil milhões de coroas dinamarquesas, com um crescimento de 24% no fluxo de caixa das atividades operacionais. Estes resultados reforçaram os investimentos em novas fábricas e infraestruturas, nomeadamente no Vietname e nos Estados Unidos.

O Grupo Lego lançou, em 2024, o seu maior portefólio de sempre, com 840 produtos destinados a todas as idades.

A empresa estabeleceu também novas parcerias com a Nike, Inc. e a Formula 1, com os primeiros produtos a chegarem ao mercado em 2025.

Investimentos estratégicos e crescimento sustentável

O Grupo Lego investiu na expansão da sua rede de lojas físicas e no desenvolvimento de experiências imersivas no retalho. Paralelamente, avançou na modernização da sua cadeia de abastecimento, aumentando a capacidade de produção nas fábricas do México, Hungria e China. A nova fábrica no Vietname entrará em funcionamento no início de 2025, enquanto a unidade nos EUA, localizada na Virgínia, tem inauguração prevista para 2027. Foram ainda concluídos dois novos Centros de Distribuição Regionais, um na Bélgica e outro no Vietname, que abrirá em 2025.

No setor tecnológico, o grupo continuou a investir na modernização dos seus sistemas, incluindo o uso de machine learning para otimizar previsões de procura e melhorias na conectividade digital das lojas.

Compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Lego reforçou o seu compromisso ambiental, aumentando de 18% para 47% a percentagem de materiais de balanço de massa certificados utilizados na produção, o que representa uma média estimada de 33% de materiais de fontes renováveis. Além disso, 3% dos materiais utilizados na produção vieram de outras fontes sustentáveis, como bio-PE e arMABS.

Para reduzir as emissões de carbono, a empresa avançou com a eliminação do aquecimento a gás natural nas suas fábricas na Dinamarca, instalou energia geotérmica na unidade da Hungria e aumentou em 43% a capacidade de energia solar na China, República Checa e Dinamarca.

Em termos de impacto social, o Grupo Lego beneficiou mais de 12 milhões de crianças carenciadas através de doações e programas de aprendizagem lúdica.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

BRANDED

“The New Strategic Drivers”: QSP Summit 2025 aborda cultura, estratégia, inovação e os novos motores do sucesso

A transformação do mundo empresarial é um fenómeno contínuo, que requer uma visão estratégica apurada e adaptável.

BRANDED

O QSP SUMMIT 2025, agendado para os dias 1 a 3 de julho, emerge como um espaço de reflexão e exploração dos novos motores que impulsionam o sucesso organizacional e pessoal, reunindo profissionais e líderes de diversas áreas.

O Tema: “The New Strategic Drivers”

A necessidade de repensar as estratégias empresariais é mais relevante do que nunca. A cultura organizacional, o talento humano, a tecnologia emergente, a comunicação eficaz, a estratégia adaptável, a educação contínua e a maximização da performance formam agora os pilares do sucesso moderno. Em 2025, o QSP SUMMIT convida líderes e profissionais a explorar as tendências e insights que moldam o futuro das organizações, com a participação de mais de 100 oradores e especialistas de renome nacional e internacional.

Conteúdos Exclusivos e Oradores de Referência

Com um programa cuidadosamente estruturado, o evento contará com sete palcos dedicados a diferentes perspetivas e desafios do tema central. No Main Stage, especialistas globais partilharão visões sobre os desafios e oportunidades da nova era empresarial. Além disso, espaços como os Worklabs, Special Sessions e Lab Stage promoverão momentos de partilha de conhecimento e debate. A Cerimónia de Abertura, que pela primeira vez terá lugar no emblemático Palácio da Bolsa, marcará o início de um evento que se promete inspirador e reflexivo.

Masterclass: Um aprofundamento Exclusivo

A par do ano anterior, o evento inclui novamente uma Masterclass exclusiva; este ano sobre “Next Generation Leadership and Organizational Transformation”, conduzida por Adam Kingl, um renomado especialista na área da liderança e inovação. Esta sessão, marcada para 1 de julho no Porto Palácio Hotel, proporcionará uma oportunidade única de aprendizagem e contacto próximo com um expert do setor.

Exposição com Mais de 130 Marcas

A par dos espaços de debate e aprendizagem, o QSP SUMMIT também se afirma como uma plataforma dinâmica de networking e inovação, com uma área de exposição que contará com mais de 130 marcas. Este espaço será uma oportunidade para os participantes conhecerem as mais recentes tendências e soluções do mercado, promovendo a interação entre profissionais e empresas.

O QSP SUMMIT destaca-se como referência incontornável para gestores e profissionais do tecido empresarial, constituindo um espaço de reflexão sobre os novos drivers estratégicos que moldam o futuro das organizações. Com novidades a serem reveladas nas próximas semanas, o evento promete ser uma fonte de inspiração e conhecimento no cenário empresarial contemporâneo.

Para mais informações ou aquisições de passes, pode consultar o website oficial do evento, em www.qspsummit.pt.

 

Sobre o autorBRANDED

BRANDED

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.