Mango assinala 30 anos em Portugal com plano para aumentar área comercial e renovar lojas
A retalhista opera atualmente 51 lojas em Portugal que somam 21.100 metros quadrados de área comercial. O canal físico representa 80% do volume de negócios da Mango em Portugal
Rita Gonçalves
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A Mango abriu em Portugal a primeira loja fora de Espanha há 30 anos. A marca de moda escolheu o mercado português para dar início à expansão internacional com a abertura de duas lojas em Coimbra e, posteriormente, uma no CascaiShopping, atualmente a loja mais antiga no país.
A retalhista opera 51 lojas em Portugal que somam 21.100 metros quadrados de área comercial. O canal físico representa 80% do volume de negócios da Mango no mercado nacional.
Alargar a oferta para as linhas masculina e infantil nas lojas que atualmente comercializam exclusivamente artigos de mulher, aumentar a superfície comercial no país, assim como renovar o parque de lojas, constituem objetivos da insígnia no mercado nacional para os próximos anos.
A loja do CascaiShopping é o mais antigo ponto de venda da insígnia em Portugal. Desde a abertura (2 de novembro de 1993), o espaço comercializou 2,6 milhões de peças de vestuário, calçado e acessórios e recebeu cerca de dois milhões de pessoas.
Para assinalar os 30 anos da loja de Cascais, a retalhista renovou a loja para o novo conceito que designa de new med retail. “A sustentabilidade e a integração arquitetónica desempenham um papel fundamental neste modelo que concebe a loja como uma casa mediterrânea com diferentes divisões em que predominam os tons quentes e as cores neutras, tudo combinado com materiais tradicionais, artesanais, sustentáveis e naturais, como cerâmica, tufo, madeira, mármore, esparto e pele”, descreve a empresa, em comunicado.
Provadores mais amplos, área de carregamento de dispositivos, zona para reciclagem de peças de vestuário e uma área de click & collect para o levantamento e a devolução de pedidos online, entre outros serviços, são algumas das novidades desta loja.
Expansão em Portugal
Três anos depois da estreia em Portugal, em 1996, a empresa deu os primeiros passos de um ambicioso plano de expansão para abrir 30 pontos de venda em dez anos de operações no país. Em 2014, estreia o conceito de macroloja em Setúbal. Com uma área de venda de 1.000 metros quadrados, é o primeiro espaço do país a integrar a linha infantil da marca.
Para assinalar o 25º aniversário em Portugal, a Mango inaugura duas flagship stores com as linhas de mulher, homem e criança. No início de 2017, a empresa abriu um ponto de venda com 1.700 metros quadrados, distribuídos por quatro pisos, em Lisboa, nos Armazéns do Chiado, e outro no centro da capital, na Praça dos Restauradores.
Operação em 115 mercados
França foi o segundo destino internacional da Mango e é atualmente um dos mercados mais relevantes para a marca. Em 1995, começou a expansão na Ásia, com pontos de venda em Singapura e na Formosa, mercados aos quais se juntariam, mais tarde, outros como Filipinas, Tailândia, China e Índia. Dois anos mais tarde, abriu a sua primeira loja na Turquia, em Istambul, e o volume de negócios gerado no estrangeiro ultrapassou, pela primeira vez, o do mercado espanhol. Atualmente, a Mango opera em 115 mercados.