Hipersuper 417
Leia a edição 417 do Hipersuper
“Há claramente um antes e depois da ViniPortugal” afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, numa conversa onde aborda as estratégias de promoção externa, lembra o seu primeiro mandato que coincidiu […]
Hipersuper
Vinhos da Península de Setúbal premiados em concursos nacionais e internacionais
Snack’In For You chega a Portugal
Bimbo lança a sua nova campanha de Natal sob o mote “Histórias que unem gerações”
Essência do Vinho de regresso ao Casino Madeira
Trás-os-Montes em Prova leva até ao Porto 27 produtores e 150 referências
Promoções vão dominar as compras de Natal
EUA Canadá e Brasil são mercados prioritários para a ViniPortugal em 2025
Campanha de Natal da Auchan celebra “a outra metade da história” por trás dos momentos mais especiais desta época
Renova celebra a arte e a criatividade no Museu Thyssen
Campanha da Roady apoia a Cruz Vermelha Portuguesa
“Há claramente um antes e depois da ViniPortugal” afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, numa conversa onde aborda as estratégias de promoção externa, lembra o seu primeiro mandato que coincidiu com os anos de pandemia, destaca a visibilidade dos vinhos portugueses nos vários mercados e a força de marca Wines of Portugal. Uma entrevista que pode ler na edição 417 do Hipersuper, que inclui também um especial sobre vinhos onde vários responsáveis sublinham que os vinhos portugueses são cada vez mais valorizados nos mercados internacionais e trazem ao nosso país cada vez mais compradores.
Do vinho ao azeite, pode ler também nesta edição uma entrevista com Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, que deixa o alerta “não há grande esperança que o preço do azeite possa baixar”. A produção de azeite caiu para metade em Espanha e os efeitos fizeram-se sentir em todo o lado. Em Portugal, o preço do litro de azeite já ultrapassou os oito euros e irá continuar a subir. “Espanha espirrou e ficámos todos constipados” sublinha a responsável.
“Em Portugal são desperdiçados 3.6 quilos de comida por minuto”. Quem o diz é Maria Tolentino, country director da Too Good To Go Portugal. O suficiente para irmos conhecer de perto a parceria entre Auchan e Too Good To Go que já salvou 250 mil quilos de alimentos do lixo em quatro anos e evitou a emissão de 617 toneladas. Rita Cruz, diretora de responsabilidade ambiental e social da Auchan, não tem dúvidas: “o impacto desta parceria tem sido muito relevante”.
E porque o Desperdício Alimentar é cada vez mais um problema com impacto económico, social e ambiental, estivemos na conferência promovida pelo movimento Unidos Contra o Desperdício. A mulher por detrás do movimento, a venda a granel, o papel da logística e a solução para combater este problema estiveram em discussão.
Também fomos conversar com Carlos Hipólito, head of Portugal da startup Phenix, que combate o desperdício alimentar e não alimentar, e que avança ao Hipersuper que têm aumentado os pedidos das instituições, mas também há mais empresas sensibilizadas para esta causa.
Dois enólogos. Um português e um austríaco. Pedro Ribeiro, da Herdade do Rocim, e Lenz Moser, da quinta geração da dinastia vinícola austríaca com o mesmo nome. Um projeto único, com claras preocupações ambientais. Fomos conversar com Pedro Ribeiro que sublinha “os padrões de consumo estão a mudar a uma grande velocidade”.
A ler também o especial charcutaria, como é que a origem dos produtos está a ganhar terreno na hora de escolher os alimentos, qual a nova estratégia de posicionamento da Montiqueijo que assinalou o seu sexagésimo aniversário.
A Delta apresentou o primeiro café português que vem dos Açores. Fomos conhecer esta novidade e conhecer a história de José Gabriel Ferreira que viveu 18 anos nos Estados Unidos até regressar à Ilha Terceira. Hoje é produtor de café. “Quando falamos no café dos Açores, estamos a falar do café em todas as ilhas, não é só o meu ou de fulano de tal. O café é das Ilhas dos Açores” afirma ao Hipersuper.
A Getir anunciou o desinvestimento nos mercados ibéricos e italiano e fomos perceber como estão posicionadas as empresas de q-commerce Glovo Express e Bolt Market para ocupar o espaço deixado. Até agora reportam crescimentos de 100% no mercado português.
O Portugal Exportador regressou ao Centro de Congressos de Lisboa, para dez horas consecutivas de negócios, empreendedorismo e consultoria, entre outras iniciativas dedicadas às empresas exportadoras ou em vias de iniciarem a sua presença nos mercados externos. O Hipersuper marcou presença e conta como correu a edição deste ano onde a grande novidade foi o Green Trade Lab dedicado à sustentabilidade das empresas e aos fatores ESG.
O mercado dos queijos tem tido uma evolução notável e este foi o mote para ouvirmos Liliana Pereira do Grupo Bel, Clarisse Marques da Lactimonte, Catarina Cruz e Pedro Cunha da Lactogal, Tânia Teixeira da Montiqueijo, Nuno Torgal da Queijos Santiago e com Cândida Marrameque da ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Laticínios), que traçaram um diagnóstico do mercado e dos desafios num ano de aumento da inflação e dos preços dos bens de consumo. Sublinharam ainda a preocupação com a sustentabilidade e a adaptação a novos comportamentos dos consumidores.
O Mercado dos Vinhos, que pretende dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, volta a 17 de novembro para a sua 10ª edição que tem como grande novidade a presença de aguardentes e gins de origem nacional. Falámos com Filipa Trigo, managing partner da House of Wines, que sublinha “as expetativas em relação a esta edição são a de dar continuidade ao projeto e à missão cujo lema está na frase: Pequenos Produtores, Grandes Descobertas”.
Estivemos a conversar com Afonso Pinheiro, um dos CEO da Pleez, que desde 2022 centra o seu negócio noutro produto inovador: um algoritmo que ajuda os restaurantes a otimizarem a sua presença nas plataformas de delivery.
A entrevista com Vítor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, empresa de gestão de compras e de contratos que trabalha para ajudar as empresas a serem mais eficientes, e que garante “se a prioridade de uma empresa é crescer a Pendular está cá para suportar esse crescimento” e um artigo sobre reciclagem de embalagens, onde apresentamos dados dos primeiros nove meses que mostram uma “estagnação” na reciclagem de embalagens, com a Sociedade Ponto Verde a alertar que Portugal tem de acelerar o ritmo, também merecem a sua leitura.
Também escrevemos sobre a iniciativa TransforMAr do Lidl Portugal e do Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a ONG Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da associação ambiental Quercus, recolheu este ano 47,2 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas e do mar e os resultados do relatório Shopping Index da Salesforce que conclui que os consumidores esperam pelo período de descontos para fazer as compras de natal.
Com a Black Friday a aproximar-se, vale a pena ler o artigo de Daniela Lourenço, brand leader da Manpower que aborda os desafios empresariais da corrida aos descontos.
A ler também os artigos de opinião de Sara Monte e Freitas, David Lacasa, David Perez del Pino, Jerôme Amoudruz e a habitual análise da Kantar, desta vez assinada pelo Eduardo Serra com o título Oferta cuidada em Higiene & Beleza.