Lidl empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor
O Lidl Portugal está a trabalhar com os seus produtores nacionais de frutas e legumes para que, até ao final de 2025, todos possuam a certificação no módulo SPRING (Sustainable Program for Irrigation and Groundwater Use) do referencial GlobalG.A.P, que inclui normas de água reconhecidas.
Hipersuper
PEPAC abre candidaturas para jovens agricultores no valor de 143,6 M€
Cinco mil maiores empresas portuguesas faturaram 293.250 M€ em 2024
Turistas brasileiros já podem pagar com PIX no El Corte Inglés
Cabaz de alimentos essenciais com ligeira subida de preço
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto
O Lidl Portugal está a trabalhar com os seus produtores nacionais de frutas e legumes para que, até ao final de 2025, todos possuam a certificação no módulo SPRING (Sustainable Program for Irrigation and Groundwater Use) do referencial GlobalG.A.P, que inclui normas de água reconhecidas.
“Sendo a agricultura responsável por 70% do consumo global de água, a indústria alimentar é particularmente relevante neste contexto e, por isso, o Lidl está empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor”, sublinha o grupo retalhista num comunicado.
O módulo Spring agrega vários critérios que permitem avaliar se está ou não a ser feita uma gestão sustentável da água no processo de produção, nomeadamente a conformidade legal das fontes de água e taxas de utilização, a monitorização do consumo, o impacto na gestão sustentável de bacias hidrográficas ou a proteção de fontes de água, entre outros.
“A proteção do planeta é um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade – ‘Mais Lidl – e, por isso mesmo, para nós é fundamental que haja uma consciência global do consumo de água, como forma de ajudar a endereçar a escassez de um recurso vital a todos”, destaca Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, acrescentando que não é outra forma de o fazer “senão em conjunto com os nossos parceiros, ao longo de toda a nossa cadeia de valor – neste caso a nível de frutas e legumes – pois só desta forma conseguiremos ajudar a marcar a diferença para o futuro”.
O Lidl é membro da Alliance for Water Stewarship (AWS), que tem como objetivo alcançar um uso de água socialmente justo, ecologicamente sustentável e economicamente benéfico.
A GLOBALG.A.P. é um referencial normativo que assegura uma agricultura segura e sustentável, reconhecido internacionalmente, no âmbito das boas práticas agrícolas, que resulta de anos de investigação intensiva e da colaboração com peritos da indústria, produtores e retalhistas em todo o mundo.
Há 28 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 270 lojas, de norte a sul do país. Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente KPMG, em 2022, o Lidl Portugal contribuiu com 3.100 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,3% do PIB nacional.