Lidl empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor
O Lidl Portugal está a trabalhar com os seus produtores nacionais de frutas e legumes para que, até ao final de 2025, todos possuam a certificação no módulo SPRING (Sustainable Program for Irrigation and Groundwater Use) do referencial GlobalG.A.P, que inclui normas de água reconhecidas.

Hipersuper
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
O Lidl Portugal está a trabalhar com os seus produtores nacionais de frutas e legumes para que, até ao final de 2025, todos possuam a certificação no módulo SPRING (Sustainable Program for Irrigation and Groundwater Use) do referencial GlobalG.A.P, que inclui normas de água reconhecidas.
“Sendo a agricultura responsável por 70% do consumo global de água, a indústria alimentar é particularmente relevante neste contexto e, por isso, o Lidl está empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor”, sublinha o grupo retalhista num comunicado.
O módulo Spring agrega vários critérios que permitem avaliar se está ou não a ser feita uma gestão sustentável da água no processo de produção, nomeadamente a conformidade legal das fontes de água e taxas de utilização, a monitorização do consumo, o impacto na gestão sustentável de bacias hidrográficas ou a proteção de fontes de água, entre outros.
“A proteção do planeta é um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade – ‘Mais Lidl – e, por isso mesmo, para nós é fundamental que haja uma consciência global do consumo de água, como forma de ajudar a endereçar a escassez de um recurso vital a todos”, destaca Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, acrescentando que não é outra forma de o fazer “senão em conjunto com os nossos parceiros, ao longo de toda a nossa cadeia de valor – neste caso a nível de frutas e legumes – pois só desta forma conseguiremos ajudar a marcar a diferença para o futuro”.
O Lidl é membro da Alliance for Water Stewarship (AWS), que tem como objetivo alcançar um uso de água socialmente justo, ecologicamente sustentável e economicamente benéfico.
A GLOBALG.A.P. é um referencial normativo que assegura uma agricultura segura e sustentável, reconhecido internacionalmente, no âmbito das boas práticas agrícolas, que resulta de anos de investigação intensiva e da colaboração com peritos da indústria, produtores e retalhistas em todo o mundo.
Há 28 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 270 lojas, de norte a sul do país. Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente KPMG, em 2022, o Lidl Portugal contribuiu com 3.100 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,3% do PIB nacional.