O potencial da visão computacional na logística: mais eficiência, segurança e sustentabilidade
A visão computacional é uma tendência e será parte integral das operações no setor da logística nos próximos cinco anos, avança o estudo “AIDriven Computer Vision” da DHL

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A visão computacional é uma tendência e será parte integral das operações no setor da logística nos próximos cinco anos, avança o estudo “AIDriven Computer Vision” da DHL.
Esta tecnologia é versátil e pode ser aplicada em diferentes setores, como no retalho e na produção, por exemplo, e em diferentes frentes, como na segurança, nas operações e nos processos de envio. Melhorar a eficiência, poupar tempo, aumentar a sustentabilidade e reduzir os custos, são algumas vantagens da tecnologia.
As vendas do mercado da visão computacional deverão quadruplicar: de 9,4 mil milhões de dólares em 2020 para 41,11 mil milhões de dólares em 2030, segundo dados do Allied Market Research.
A visão computacional é um domínio da inteligência artificial que permite aos computadores e sistemas extrair informações significativas de imagens digitais, vídeos e outros dados visuais. Estes sistemas podem atuar em conformidade ou fazer recomendações, recolhendo e reunindo dados visuais através de algoritmos.
“A visão computacional tem registado rápidos desenvolvimentos e todas as indicações mostram que se está a tornar numa tecnologia que molda a indústria e que é promissora ao longo de toda a cadeia de fornecimento – para clientes, colaboradores, parceiros e, certamente, para o ambiente”, afirma Katja Busch, chief commercial officer e head of customer solutions and innovation da DHL. “A visão computacional ajuda a alcançar processos mais eficientes, assim como operações mais seguras e sustentáveis”, garante.
“No setor da logística, estamos a assistir aos primeiros casos de utilização que demonstram a mais-valia da computação, incluindo várias aplicações na saúde e segurança, assim como o ajuste das medidas dos envios”, considera laus Dohrmann, vice-presidente e head of innovation and trend research da multinacional especializada em logística internacional e correio expresso. “À medida que a visão computacional evolui graças aos avanços tecnológicos na perceção de profundidade, reconstrução 3D e interpretação de imagens escuras e desfocadas, em breve irá desbloquear muitas outras oportunidades e trazer benefícios adicionais às empresas de logística”, conclui.