Confraria da Cerveja reúne confrades e amigos em Aveiro para celebrar o 20º aniversário
A cerimónia de entronização de novos confrades vai ser um dos pontos altos da celebração dos 20 anos da Confraria da Cerveja. As comemorações acontecem esta terça-feira, 17 de outubro, […]

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A cerimónia de entronização de novos confrades vai ser um dos pontos altos da celebração dos 20 anos da Confraria da Cerveja.
As comemorações acontecem esta terça-feira, 17 de outubro, e vão reunir perto de 200 amigos e confrades da cerveja em dois locais icónicos de Aveiro – o Teatro Aveirense e o Museu de Santa Joana.
Sobre a escolha da cidade, a confraria refere que “Aveiro, tal como a cerveja, congrega um património histórico, empresarial, gastronómico e cultural, a que se acrescenta uma elegância natural, marcada pela presença da ria”.
Os aveirenses vão poder assistir e interagir com os confrades da cerveja, nos seus tradicionais trajes, no habitual desfile, que ocorre em cada cidade que receber a Confraria.
Este ano, a primeira parte do percurso acontece nos característicos moliceiros. O cortejo pelo canal do Côjo vai incluir um brinde à cidade em frente à Antiga Fábrica de Cerâmicas, atual Centro de Congressos de Aveiro. O final do cortejo será feito a pé até ao Museu de Santa Joana, ao ritmo da Tuna Universitária de Aveiro.
Com séculos de história e a enriquecer tradições, a cerveja tem um papel irrefutável na sociedade portuguesa.
“Temos orgulho no nosso papel na sociedade e economia, já que a Cerveja sustenta negócios de várias dimensões, dinamiza o nosso turismo, e apoia a cultura, a música, e o desporto. Acima de tudo, alimenta convívios e amizade”, sublinha o Grão-Mestre da Confraria da Cerveja, em comunicado.
Rui Lopes Ferreira acrescenta que esta dinâmica “sobressai das mais de 100 cervejeiras e microcervejeiras distribuídas pelos 18 distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, o que demonstra bem a dimensão e diversidade da cerveja no país”.
José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que apoiou desde o início a realização da Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja em Aveiro, diz ser “uma honra receber a Confraria da Cerveja na sua festa capitular de 2023, assumindo a Câmara Municipal de Aveiro a condição de parceiro de um evento tão prestigiante como este”.
Desde 2003, já foram entronizadas pela Confraria da Cerveja mais de 850 pessoas, como Alberto João Jardim, Rui Miguel Nabeiro, Rui Rio, António Costa, António Lobo Xavier, Cardeal Américo Aguiar, Carlos Carreiras, Carlos Moedas, Fátima Campos Ferreira, Francisco Pedro Balsemão, Justa Nobre, Sónia Araújo, entre muitos outros.
Criada naquele ano, a Confraria da Cerveja é uma entidade sem fins lucrativos que promove a paixão pela cerveja em Portugal, entronizando anualmente colaboradores das cervejeiras (confrades mestres), personalidades/líderes de opinião (confrades de honra) e parceiros do setor cervejeiro português (confrades protetores). O intuito da entronização é tornar os novos confrades Embaixadores da Cerveja em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação.