No dia mundial do ovo a Phenix apresenta cinco dicas contra o desperdício
Celebra-se hoje o Dia Mundial do Ovo, um dos alimentos mais completos do mundo. Para além de ser rico em nutrientes, a sua casca pode ser aproveitada e várias maneiras, informa […]

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Celebra-se hoje o Dia Mundial do Ovo, um dos alimentos mais completos do mundo. Para além de ser rico em nutrientes, a sua casca pode ser aproveitada e várias maneiras, informa a Phenix. Para celebrar o dia, a start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, apresenta algumas sugestões de utilização da casca de ovo, algo que normalmente acaba no lixo.
A casca do ovo contém ácido hialurónico, um agente hidratante que contém cálcio confere elasticidade e um brilho natural. “Assim, na próxima limpeza de pele, adicione a casca de ovo triturada ao gel de limpeza que normalmente utiliza. Dessa forma, terá um bom aliado na limpeza e na boa aparência da pele”, indica a Phenix.
As cascas também podem ser utilizadas para branquear a roupa e ajudar a remover as manchas difíceis, bastando juntá-las com algumas rodelas de limão num saco de pano e colocar o saco de pano na máquina de lavar.
E para recuperar pratos e loiças escuras, “basta triturar as cascas de ovo com ajuda de uma liquidificadora até obter um pó. De seguida, este pó deve ser misturado com água e sabão e utilizado na lavagem da loiça”, revela a start-up.
Outra das maneiras de aproveitar as cascas de ovo é utilizá-las para fertilizar plantas, já que por serem ricas em cálcio, quando as entram em contacto com o solo, ajudam a aumentar o seu pH.
Por último, a start-up de combater o desperdício alimentar indica que a farinha de casca de ovo – a casca bem limpa e bem triturada até formar um pó – “funciona como antiácido para aliviar dores de estômago, azia ou má digestão”.