Projeto pioneiro do Electrão promove a doação entre empresas e instituições sociais
Eletrodomésticos, pilhas e mobiliário são alguns dos produtos sem uso que as empresas podem doar a instituições sociais, no âmbito de um projeto lançado pelo Eletrão, entidade gestora de embalagens, […]
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
Eletrodomésticos, pilhas e mobiliário são alguns dos produtos sem uso que as empresas podem doar a instituições sociais, no âmbito de um projeto lançado pelo Eletrão, entidade gestora de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. A plataforma, que serve de base a esta iniciativa de doação, está disponível em www.ondedoar.pt.
O projeto cruza os excedentes de stock das empresas com as necessidades de instituições que desenvolvem atividade nas áreas social, ambiental e educacional. Através da plataforma as empresas podem anunciar os bens que têm para doar e as instituições, por sua vez, identificam quais os produtos de que necessitam para melhor desenvolverem a sua atividade. A partir da criação de uma correspondência, é dinamizado o processo de doação.
“Trata-se de um processo de doação segura de pilhas, baterias e equipamentos elétricos, mas também de mobiliário e outros produtos, que dá a garantia de que estes bens são utilizados pelas instituições e não integram circuitos comerciais paralelos”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth, em comunicado.
O projeto permite também incentivar o prolongamento da vida dos equipamentos, prevenir a produção de resíduos, evitar o desperdício e garantir uma maior eficiência no uso de recursos, já que os equipamentos a doar não poderiam ser vendidos.
“Para as empresas é uma oportunidade de escoar o stock de forma solidária e sustentável. Possibilita ainda a obtenção de benefícios fiscais e a antecipação face a novas diretrizes, que irão proibir a destruição de produtos duradouros não vendidos, tal como previsto no Regulamento para a Concepção Ecológica de Produtos Sustentáveis”, acrescenta Pedro Nazareth.
Empresas como Whirlpool, Schneider, IKEA, Rádio Popular, entre outras, já aderiram à plataforma “Ondedoar.pt” como doadores de equipamentos, enquanto instituições como a Refood e a AMI, estão inscritas como instituições que pretendem receber as doações.
A Whirpool já disponibilizou cerca de 200 equipamentos. Parte desses eletrodomésticos está, neste momento, em processo de doação à rede da organização de combate ao desperdício alimentar Refood, à AMI e a outras instituições similares. Há 40 associações e instituições já inscritas para receber equipamentos, revela uma nota do Electrão, que acompanha as várias fases do processo de doação “de forma a garantir que os equipamentos doados têm o fim a que se destinam”, destaca na nota.
Foto: Facebook Electrão