Criar uma ativação de marca memorável: experiências inesquecíveis que deixam marca. Ainda é possível?
Rui Goulart, founder and partner Brandp Porque é que passados tantos anos nos lembramos de um anúncio, de uma campanha, de uma frase de assinatura, de uma marca que se […]
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Rui Goulart, founder and partner Brandp
Porque é que passados tantos anos nos lembramos de um anúncio, de uma campanha, de uma frase de assinatura, de uma marca que se calhar já não existe no mercado ou de uma música?
Porque esse momento criado pela marca deixou uma impressão emocional que se mantém presente até aos dias de hoje. Não há fórmulas mágicas para o conseguir. Podemos usar a mais recente tecnologia topo de gama, os influencers mais conhecidos, investirmos milhões, e até apostarmos num projeto inovador à escala global – se não criar uma experiência marcante e uma ligação emocional com o público será esquecida.
No mundo do marketing, criar uma ativação de marca memorável é quase como encontrar ouro. Mas o que é uma ativação de marca memorável? É aquela que no dia corre muito bem, ou que até viraliza e apresenta resultados fantásticos durante uma semana; ou é aquela que cria uma experiência que ressoa profundamente e é difícil de esquecer? No atual mercado extremamente competitivo, onde já tudo foi inventado, e já nada é novidade, ainda é possível fazer isto?
Como em tudo no marketing, a imaginação é o limite, mas existem alguns alicerces importantes.
As ativações memoráveis são construídas com base na autenticidade. Alinham-se com os valores, a missão e a identidade da marca, criando uma ligação genuína com o público. Esta genuinidade é importante e muito valorizada pelo público. Quando não existe, a campanha pode facilmente transformar-se no chamado “tiro no pé”.
Uma boa campanha explora e fomenta emoções poderosas. Quer se trate de alegria, surpresa, nostalgia ou inspiração, fomentam sentimentos que deixam uma marca duradoura. É verdade que já ninguém consegue inventar nada de novo, mas é possível criar algo que se destaque da multidão. Arriscar, inovar, apostar na criatividade e oferecer algo diferente e impactante, que incentive os clientes a serem participantes ativos em vez de observadores passivos.
O impacto aumenta se contarem uma história ou tiverem uma narrativa com a qual o público se identifique, que deixe um sentido de propósito ou significado.
E porque é que tem de ser impactante? Porque o consumidor é atualmente bombardeado com centenas de estímulos diariamente e apenas vai conseguir reter aquele que for diferente e, apesar de toda a evolução do marketing ao longo dos anos, a fidelização e a referência continua a ser a melhor publicidade que uma marca pode ter.
Uma experiência envolvente e marcante cria mais facilmente laços, que por sua vez promovem a fidelização. Cria Buzz e uma vontade de partilha com amigos e familiares, o que amplia o alcance da marca, e (muito importante), cria associações positivas com uma marca. Os clientes recordam não só a experiência, mas também as emoções positivas que lhe estão associadas.
Num mercado altamente competitivo, ser memorável distingue uma marca da concorrência. Ajuda a criar uma identidade única e reconhecível. Num mundo em que os períodos de atenção são curtos, ser memorável é a chave para o sucesso.