Tetra Pak quer doar à Refood 15 mil refeições por cada 100 toneladas de embalagens de cartão recicladas
A ação “Reciclar Alimenta” junta a empresa Tetra Pak à Refood e convida a população a reciclar ainda mais durante o mês do outubro: por cada 100 toneladas de embalagens […]

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A ação “Reciclar Alimenta” junta a empresa Tetra Pak à Refood e convida a população a reciclar ainda mais durante o mês do outubro: por cada 100 toneladas de embalagens de cartão para bebidas, depositadas no ecoponto amarelo, serão doadas 15 mil refeições à instituição.
Com esta iniciativa, as duas entidades esperam, entre 1 e 31 de outubro de 2023, conseguir ultrapassar as 700 toneladas que foram recicladas no ecoponto amarelo em outubro de 2022, e assim doar 120 mil refeições e evitar 60 toneladas de desperdício alimentar.
A ação “Reciclar Alimenta” insere-se no âmbito da campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão. Escolha o seu futuro” e tem como objetivo contribuir para o aumento das taxas de reciclagem de embalagens de cartão para alimentos e bebidas (ECAL) em Portugal, garantir o acesso generalizado a alimentos e bebidas nutritivos e reduzir o desperdício alimentar.
A iniciativa contará com várias ações de comunicação para incentivar a participação dos portugueses, como uma campanha de rádio e comunicação em autocarros, mupis nas estações de metro de Lisboa e Porto, entre outros.. Este ano, tem ainda a participação do apresentador Manuel Luís Goucha.
“Combater o desperdício alimentar é um dos principais focos da Tetra Pak e por isso não podia estar mais orgulhosa pelo facto de a Refood ter aceitado a nossa proposta e se ter juntado a esta iniciativa”, afirma a responsável de Sustentabilidade da Tetra Pak Iberia, em comunicado. Ingrid Falcão acrescenta que o objetivo é ajudar a ultrapassar os números do ano passado e afirma a convicção da adesão da população à iniciativa, “com um impacto positivo tanto para o ambiente como para as famílias mais carenciadas”.
Por seu lado, Hunter Halder, presidente e fundador do movimento Refood, destaca que a “Reciclar Alimenta” reflete o compromisso social e ambiental da Tetra Pak “e a sua proatividade” para reduzir o desperdício alimentar. “A Refood trabalha para reduzir o desperdício alimentar, alimentando pessoas carenciadas através do envolvimento de toda a comunidade. Esta campanha alinha-se perfeitamente com a nossa missão e com a economia circular, contribuindo assim para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desta iniciativa que vai alimentar muitas famílias portuguesas em situações desfavorecidas e, ao mesmo tempo, incentivar a reciclagem”, afirma.
A Refood, entidade portuguesa que gere excedentes alimentares e os redistribui pelas pessoas mais carenciadas, trabalha com um grupo de 6.500 voluntários em 60 centros autónomos por todo o país. Mensalmente, cobre as necessidades de cerca de sete mil pessoas, através da recolha e distribuição de toneladas de excedentes alimentares.