Green Trade Lab é a novidade do Portugal Exportador que regressa em outubro
O Portugal Exportador volta a 19 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, e a grande novidade será o Green Trade Lab dedicado à sustentabilidade das empresas e aos fatores ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa).

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O evento destinado a apoiar a internacionalização das empresas portuguesas regressa a 19 de outubro ao Centro de Congressos de Lisboa, numa iniciativa organizada pela Fundação AIP e com o apoio institucional da AICEP.
Ao longo de 10 horas de contatos, o Portugal Exportador dá a conhecer aos participantes os instrumentos e entidades de apoio à exportação, especializados por mercados e setores. Encontros B2B, workshops, conferências, cafés temáticos, consultoria e Executive Meetings vão decorrer em simultâneo, com o objetivo de estimular a internacionalização das empresas, em especial as PME, privilegiando o contato com fornecedores e investidores.
Na edição deste ano, a grande novidade será o Green Trade Lab dedicado à sustentabilidade das empresas e aos fatores ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa). “Falamos de temas cada vez mais relevantes para as empresas exportadoras, uma vez que desempenham um papel fundamental na competitividade, acesso a mercados, gestão de riscos, acesso a financiamento bem como à construção de relacionamentos comerciais e sólidos. As empresas ao adotarem práticas sustentáveis, tendo em consideração os fatores ESG, podem posicionar-se de forma favorável no mercado global, contribuindo para um desenvolvimento económico mais sustentável e responsável”, sublinha a organização.
O Green Trade Lab apresenta-se como um espaço privilegiado para partilha de informação, apresentação de casos de estudos em PME exportadoras e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para as empresas visitantes contactarem potenciais fornecedores, como entidades de certificação, consultadorias na área do ambiente, experts em sustentabilidade entre outros prestadores de serviço na área.
O Meet The Leaders é outro dos espaços privilegiados de contatos. Na edição deste ano volta a colocar frente a frente investidores e start-ups interessadas num dos seis mercados em foco no Portugal Exportador 2023 – Espanha, Alemanha, Reino Unido, EUA, América Latina e Angola.
O Portugal Exportador realiza-se há 18 anos, “o que se traduz em apoio a mais de 20 mil empresas portuguesas exportadoras”, destaca a organização.
Na edição de 2022 a novidade foi o Digital Lab, e permitiu às empresas o acesso a ferramentas e fornecedores por forma a melhorarem ou a concretizarem a digitalização do negócio e incluiu várias conferências, mais de 20 cafés temáticos, 24 talks e a participação de mais de 64 oradores. Na área de exposição, estiveram presentes empresas na área digital, fornecedores de serviços, associações, embaixadas e câmaras de comércio. A organização indica que foram realizadas 365 reuniões de consultoria de grupo, 498 horas de consultoria individual e registados 1200 visitantes profissionais, 1400 participantes nas conferências e 2500 registos em eventos paralelos e números da plataforma de agendamento.