416
LEIA A EDIÇÃO 416 DO HIPERSUPER
A Alimentaria regressa em março do próximo ano. O Hipersuper conversou com Toni Valls que, embora sublinhe ser cedo para especificar o número, avança que a previsão é que haja um crescimento de 20% da participação portuguesa na feira referência do setor agroalimentar e que vai apresentar várias novidades. Uma entrevista a ler nesta edição.
Hipersuper
Vinhos da Península de Setúbal premiados em concursos nacionais e internacionais
Snack’In For You chega a Portugal
Bimbo lança a sua nova campanha de Natal sob o mote “Histórias que unem gerações”
Essência do Vinho de regresso ao Casino Madeira
Trás-os-Montes em Prova leva até ao Porto 27 produtores e 150 referências
Promoções vão dominar as compras de Natal
EUA Canadá e Brasil são mercados prioritários para a ViniPortugal em 2025
Campanha de Natal da Auchan celebra “a outra metade da história” por trás dos momentos mais especiais desta época
Renova celebra a arte e a criatividade no Museu Thyssen
Campanha da Roady apoia a Cruz Vermelha Portuguesa
Edição 416 do Hipersuper
A Alimentaria regressa em março do próximo ano. O Hipersuper conversou com Toni Valls que, embora sublinhe ser cedo para especificar o número, avança que a previsão é que haja um crescimento de 20% da participação portuguesa na feira referência do setor agroalimentar e que vai apresentar várias novidades. Uma entrevista a ler nesta edição.
A edição de setembro do Hipersuper tem como tema central a sustentabilidade e fomos saber quais os desafios e como as empresas têm trabalhado este eixo. Profissionais de vários setores asseguram que a sustentabilidade faz parte da estratégia das empresas. Os três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e económico – fazem parte do seu dia-a-dia, e neles procuram garantir o equilíbrio financeiro sem descurar o ambiente e o bem-estar social.
A mudança para padrões de produção e consumo mais sustentáveis tem sido uma ambição de todos e a grande distribuição alimentar assume um papel fundamental neste campo. Aldi, Continente, Intermarché e Mercadona assumem esse papel e não escondem que cada vez mais trabalham a sustentabilidade, uma preocupação que começa logo na primeira fase da cadeia de valor.
A Wallapop chegou a Portugal em 2022 com o objetivo de “revolucionar” a compra e venda de artigos em segunda mão. Fomos conversar com Sara Van-Deste, head of special projects na Wallapop, que não esconde a satisfação com o crescimento em Portugal e garante mesmo: “continuaremos a trabalhar para ser a plataforma líder de consumo consciente e humano em Portugal, à semelhança do que acontece em Espanha”.
“É preciso pensar bem a reutilização para que implique verdadeiros ganhos ambientais”. Ao Hipersuper, Susana Fonseca, vice-presidente e coordenadora da área Sociedades Sustentáveis da Zero, defende a cobrança dos sacos ultraleves nos supermercados. Independentemente do material de embalagem – plástico, papel, alumínio – o que é necessário é colocar menos material a circular, defende.
Pode ler também nesta edição o que pensa Carla Pinto, diretora executiva da APCC, um setor que gera mais de 280 mil postos de trabalho e 475 milhões de visitas por ano, e tem um papel fulcral na sustentabilidade.
No mês do regresso às aulas, tradicionalmente uma das campanhas mais importantes do ano, fomos conversar com a diretora geral da note! Inês Moniz da Cunha. Quisemos saber também se o regresso às aulas está a ser mais sustentável e se há mais famílias a optar por um consumo mais amigo do ambiente. A Staples, a Firmo, a FNAC e a Auchan avançam que têm trabalhado a sua oferta para responder à procura dos consumidores.
Também nesta edição pode ler uma entrevista com Joana Peixoto, diretora de marketing, comunicação e sustentabilidade da Edenred que não tem dúvidas: nesta empresa, “o modelo de negócio e os objetivos de sustentabilidade estão intrinsecamente ligados”.
O Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos (Merece) já reciclou mais de seis milhões de cartões antigos. Fomos saber como surgiu e como tem crescido este movimento. Filipa Castela, diretora de marketing da Contisystems, empresa que promove esta iniciativa, afirma ao Hipersuper que a ambição é continuar a crescer para fazer mais e melhor pelo planeta.
Nesta edição de setembro fomos também saber como é que a Leroy Merlin quer aumentar as vendas à distância e conhecer o sistema da Intelligent Retail Solutions que permite gerir a abertura e o fecho de qualquer tipo de armário, transformando-o numa caixa de correio inteligente.
A Adega de Palmela está a fazer um trabalho de reposicionamento do seu portefólio com o lançamento de marcas e vinhos em segmentos mais valorizados em preço e, como tal, fomos ouvir a diretora comercial Susana Madeiras que conta, em discurso direto, o trabalho que a empresa tem vindo a fazer nos últimos anos para mostrar aos consumidores a qualidade dos vinhos que produz e, assim, valorizar as suas marcas nas prateleiras dos supermercados, em restaurantes e nos mercados internacionais.
Mais a sul, de vinhas centenárias que resultam de um método de produção ancestral, introduzido pelos romanos há cerca de dois mil anos no Alentejo, saem as uvas que dão origem ao vinho da talha da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito. Estivemos no terreno e contamos nesta edição a história milenar da produção de vinho dentro de um copo.
Ainda nesta edição entrevistas com Jean Michel Beranger, diretor geral da Associação Princesa Amandine Ibérica, e com Nuno Afonso, vice president sales & operations Daymon International, que sublinha a importância de Portugal na estratégia da consultora pioneira no desenvolvimento de marcas próprias.
E como habitualmente, a análise da Kantar e os vários artigos de opinião que encontra ao folhear esta edição e nos fazem refletir sobre alguns temas que merecem muita atenção.
Boa leitura