Combate ao desperdício junta associações e governo em conferência que procura soluções para a perda de alimentos
O movimento Unidos contra o Desperdício vai promover uma conferência com o objetivo de debater os problemas e as possíveis soluções para os alimentos que vão para o lixo

Rita Gonçalves
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
O Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar vai ser assinalado pelo Movimento Unidos contra o Desperdício. Na próxima quinta-feira, 29 de setembro, o movimento promove uma conferência na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, com o objetivo de debater os problemas e as possíveis soluções para esta realidade com impacto social, económico e ambiental.
O primeiro painel com o tema “Portugal: terra de oportunidades ou desperdícios” conta a participação do secretário de Estado do ambiente, Hugo Pires, do presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Armindo Monteiro, e da presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet. A moderação será feita pela partner da Deloitte com a liderança do setor energy, resources & industrials, Sofia Tenreiro.
O segundo painel, orientado pela questão “Quem semeia boas ideias colhe soluções”, é moderado por Bernardo Ferrão, diretor adjunto de informação da SIC, e conta com a participação da ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, Américo Guiar, do presidente da assembleia geral da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), José Luís Simões, e do diretor geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier.
A cadeia de supermercados Pingo Doce juntou-se à iniciativa para partilhar dicas e receitas para reduzir o desperdício e dar a conhecer alguns projetos nesta área. A insígnia conseguiu, em 2022, evitar que cerca de 16.000 toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, através de projetos como a utilização de legumes não calibrados para confecionar as suas sopas, a redução de preços dos produtos prestes a atingir o prazo de validade e doação diária de alimentos a instituições, entre outros.