Sonae Tech Hub é dos edifícios mais sustentáveis do mundo
O Sonae Tech Hub, situado na sede do Grupo Sonae, na Maia, integra a restrita lista de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais […]
Hipersuper
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
O Sonae Tech Hub, situado na sede do Grupo Sonae, na Maia, integra a restrita lista de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais elevada, sendo ainda o único em Portugal a acumular as certificações LEED e WELL nos níveis platina.
O certificado com o nível Platina é o mais elevado atribuído pelo International WELL Building Institute e pelo US Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis.
O investimento no mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus ascendeu a 11 milhões de euros. Inaugurado em 2019 e gerido pela Sonae Sierra, empresa do Grupo dedicada ao setor imobiliário, é um espaço de inovação com uma área bruta acima do solo superior a 6.900 metros quadrados, com quatro pisos de escritórios e dois de estacionamento subterrâneo. Além das zonas de trabalho individual em open space, inclui espaços de brainstorming e de colaboração, salas de reuniões, um restaurante e cafetaria Go Natural.
O Sonae Tech Hub tem 570 m2 de painéis solares, que contribuem para uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, do uso eficiente da água, com aproveitamento de águas pluviais, e um conceito que privilegia um ambiente premium, quer ao nível da qualidade do ar como do conforto térmico. “De forma a promover a transição para a mobilidade sustentável e elétrica, o parque do edifício tem postos de carregamento elétrico, estando também implementadas iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade suave, nomeadamente pela utilização de bicicleta”, informa ainda o comunicado.
“Estamos perante um edifício único quer pelas suas especificidades quer pelo seu pioneirismo em Portugal na obtenção das duas certificações mais prestigiadas do mundo ao nível da sustentabilidade, saúde e bem-estar”, sublinha Marco Aurélio Nunes, Director de Investment Management na Sierra, sublinhado o orgulho do Grupo em receber a certificação no nível Platina, “que vem materializar a nossa ambição de proporcionar condições únicas no espaço de trabalho, fomentando a colaboração, a criatividade e o bem-estar, e que se junta à certificação LEED, obtida em 2020, que distinguiu este edifício ao nível da sustentabilidade”.
Em 2020, o Sonae Tech Hub já tinha recebido a certificação LEED de nível Platinum, alcançando a pontuação mais elevada atribuída a um edifício em Portugal e que premiou as suas características ambientais. O Sonae Tech Hub foi, assim, considerado o edifício construído de raiz mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial. A certificação WELL é considerada a primeira do mundo focada exclusivamente em critérios de saúde e bem-estar. Entre os requisitos avaliados estão ar, água, iluminação, materiais e conforto térmico, nutrição, mente, mobilidade, acústica e comunidade.
A Sonae Sierra é uma empresa multinacional que opera de forma integrada no negócio imobiliário. Com projetos realizados em mais de 35 países, gere atualmente cerca de oito mil milhões de euros em ativos.