pagamento
Consumo cresceu 12% durante o verão
Com base nos dados fornecidos pelo SIBS Analytics, o consumo em Portugal cresceu 12% face ao mesmo período do ano passado. Para este crescimento contribuiu o aumento em 23% de […]
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
Com base nos dados fornecidos pelo SIBS Analytics, o consumo em Portugal cresceu 12% face ao mesmo período do ano passado. Para este crescimento contribuiu o aumento em 23% de transações com cartões estrangeiros e de 11% com cartões nacionais. O valor médio por cada operação foi de 41€ para os cartões nacionais e 49€ com cartões estrangeiros.
Relativamente ao consumo com cartões estrangeiros, cerca de 60% foi efetuado por turistas de 5 países: França (23%), Reino Unido (13%), Espanha (12%), E.U.A. (6%) e Alemanha (6%).
Quanto às férias dos portugueses em Portugal, o Distrito de Faro revelou mais uma vez ser o destino de eleição, tendo cerca de 1/5 das operações com cartões nacionais efetuadas a mais de 50km do local de origem sido realizadas na região do Algarve. O SIBS Analytics revela mesmo que 78% das transações realizadas no Distrito de Faro durante os meses de julho e agosto de 2023 têm origem em 7 outros Distritos de Portugal: Braga, Porto (8%), Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa (14%) e Setúbal.
As transações de portugueses no estrangeiro durante os meses de julho e agosto cresceram 19% face ao mesmo período de 2022, tendo 73% do peso total das transações dos portugueses no estrangeiro se distribuído entre Espanha (42%), França (17%), Itália (6%), Alemanha (4%) e Bélgica (4%).
Os setores de alojamento e lazer registaram também um grande crescimento face ao mesmo período de 2022 – +24% e +23%, respetivamente – seguindo-se a restauração (+19%) e os transportes (+11%).
No sentido de perceber os hábitos de consumo em Portugal, e dos portugueses, entre julho e agosto, a SIBS divulga, em parceria com o Turismo de Portugal, os indicadores da atividade registada na Rede Multibanco, nomeadamente no que diz respeito aos pagamentos e levantamentos, em formato de infografia, de forma clara e factual, e com comparativos com períodos anteriores.