Pedro Henriques, diretor comercial e marketing da Kaffa
“Com a entrada na área de solúveis confirmamos a nossa visão de futuro e aposta estratégica na inovação”
A Kaffa acaba de entrar no segmento de solúveis e consolidar a presença no mercado do café onde é já um dos principais players mundiais no fabrico de cápsulas. Kaffa Tradição e Kaffa Saudade são as novas referências já disponíveis no mercado. O Hipersuper conversou com Pedro Henriques, diretor comercial e marketing da empresa de origem familiar, fundada em 1960 e que fechou 2022 com uma faturação na ordem dos 32 milhões de euros depois de vender 270 milhões de cápsulas.
Ana Rita Almeida
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Kaffa acaba de entrar no segmento de solúveis e consolidar a presença no mercado do café onde é já um dos principais players mundiais no fabrico de cápsulas. Kaffa Tradição e Kaffa Saudade são as novas referências já disponíveis no mercado. O Hipersuper conversou com Pedro Henriques, diretor comercial e marketing da empresa de origem familiar, fundada em 1960 e que fechou 2022 com uma faturação na ordem dos 32 milhões de euros depois de vender 270 milhões de cápsulas.
Estão a entrar na categoria solúveis. Porquê este passo?
A Kaffa é especialista na produção de café e o caminho que temos vindo a traçar pretende reforçar e consolidar a nossa presença integrada no mercado do café. Neste momento, estamos em todos os segmentos deste mercado e, apesar de sermos um dos mais importantes players mundiais no fabrico de cápsulas de café, queremos também oferecer ao consumidor outras alternativas de consumo de café, que vão de encontro às necessidades que temos vindo a identificar no mercado nacional. No final do ano passado entrámos no segmento do café em grão e já este ano reforçamos a nossa presença neste segmento com o lançamento de 3 novos produtos. No início de 2023 iniciamos a operação no mercado de ‘moídos’ e agora, com a entrada na área de solúveis, confirmamos a nossa visão de futuro e aposta estratégica na inovação concretizando a oferta integrada de produtos na Categoria dos Cafés de extrema qualidade a que nos propusemos.
Qual é atualmente a oferta?
A Kaffa é uma marca familiar e de origem portuguesa que sempre se dedicou ao mercado de café. Desde a sua fundação (em 1960) e até aos dias de hoje tem sido um caminho evolutivo. Hoje produzimos cápsulas de café para todos os sistemas disponíveis no mercado, para o nosso sistema próprio e exclusivo (sistema Kaffa) e desenvolvemos sistemas fechados e exclusivos para clientes. O nosso know-how e experiência neste mercado tornam-nos numa referência incontornável no fabrico de cápsulas de café, não só a nível nacional, mas também internacional. Por isso, e graças a todo um desenvolvimento interno que envolve todas as equipas na procura das melhores ofertas qualitativas para os nossos clientes e parceiros, conseguimos que o consumidor final valorizasse de forma muito significativa, os produtos que produzimos na nossa fábrica. Hoje em dia, 1 em cada 5 cápsulas de café adquiridas em Hipermercados e Supermercados no nosso país, são produzidas na Kaffa.
Mas quisemos alargar a oferta a todos os segmentos de mercado e em 2022 entramos no segmento de café em grão e já este ano reforçamos esta gama com o lançamento de 3 novos produtos. Neste momento temos 4 referências de café em grão (Quiosque – embalagem de 1 kg e 250 gr; Manjerico (embalagem de 1 kg e de 250 gr).
No mercado ‘moídos’ a KAFFA iniciou a operação com o lançamento (em fevereiro de 2023) de 3 produtos, todos em embalagem de 250 gr (Quiosque, Quiosque Descafeinado e Manjerico).
Atualmente, e com a entrada no segmento de Cafés Puros & Misturas Solúveis, estamos em todos os segmentos de mercado de café. É esse o caminho a que nos propomos. Mais que uma Grande Empresa de Cápsulas de Café, uma Grande Empresa de Café.
Kaffa Tradição e Kaffa Saudade. Os nomes pretendem explorar a portugalidade e o orgulho em ser uma marca portuguesa?
Sem dúvida e esse é um dos nossos grandes objetivos porque entendemos que a portugalidade associada aos produtos Kaffa, de facto, distingue-nos.
O packaging e todo o conceito comunicacional que transmite a portugalidade da Kaffa está testado, consolidado e, efetivamente transmite o verdadeiro adn da marca assente nos valores, hábitos e tradições portuguesas. Contamos com mais de 60 anos de atividade no mercado de café e somos, orgulhosamente, uma das marcas de maior sucesso e longevidade na produção de café em Portugal.
Este lançamento consolida a presença em todos os segmentos em Portugal. Vai também estar disponível para os mercados internacionais?
Sem dúvida. Após a consolidação da operação no mercado nacional com a nossa marca, poderemos equacionar a presença em mercados internacionais.
Os primeiros resultados são bastante animadores.
Os consumidores estão a valorizar embalagens fabricadas com materiais sustentáveis. Também nesta gama essa vai ser uma das prioridades?
A sustentabilidade é uma das grandes prioridades da Kaffa e toda a nossa operação é desenvolvida para garantir que os nossos produtos têm o mínimo impacto ambiental possível. Possuímos inúmeras certificações de qualidade, segurança alimentar e de produto que nos garantem o cumprimento de práticas e normas para fornecimentos responsáveis. Em todo o processo produtivo procuramos produzir da forma mais sustentável possível, com recurso a materiais mais amigos do ambiente e, neste segmento dos solúveis estamos também a caminhar nesse sentido procurando, através da inovação, soluções mais ‘amigas do ambiente’.
Esta entrevista foi originalmente publicada na edição 415 do Hipersuper.