Vinho do Porto Velhotes tem nova imagem
Além do rótulo que agora ganha nova vida, na parte inferior das garrafas estão agora patentes barras coloridas que identificam o tipo vinho

Hipersuper
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Desde 1934 que três homens se sentam à mesa para beber um cálice de vinho do Porto – um boticário, um advogado e um juiz. O retrato é desde o início do milénio a imagem da marca de vinho do Porto Velhotes, da Calém (Sogevinus). O rótulo dos vinhos foi agora renovado procurando “preservar o estilo clássico e tradicional de Velhotes sem descurar uma roupagem mais contemporânea, que confere à marca o estatuto de ‘vintage moderno'”, explica a Sogevinus, em comunicado.
A conceção ficou a cargo da agência Lola-Normajean, que introduziu detalhes gráficos, como arabescos e molduras, ilustrações detalhadas, texturas amplas e uma vasta paleta cromática para enriquecer o novo rótulo.
O objetivo do rebranding é “manter os consumidores de sempre, mas também alcançar novos públicos sem perder a identidade quase nonagenária. Esta é uma evolução da imagem atual, não uma revolução, que pretende modernizar a marca, garantir a consistência com o seu tom de comunicação e aumentar destaque em ponto de venda”.
“O conhecido logo de Velhotes perde, assim, as sombras e torna-se mais leve. Está também maior, dando um amplo destaque aos três homens que figuram ao centro de todas as garrafas. A imagem torna-se mais moderna, ainda que com apontamentos retro, sem que o dinamismo e a elegância estejam comprometidos”, acrescenta a empresa.
Além do rótulo que agora ganha nova vida, na parte inferior das garrafas estão agora patentes barras coloridas que identificam o tipo vinho: o vermelho cereja está para o Ruby como o verde está para o Porto Branco. Ao todo, contam-se sete referências: Tawny, Ruby, White Lágrima, White, LBV, Special Reserve Tawny e 10 Anos Tawny, os três últimos pertencentes ao segmento mais premium, “cuja cor de fundo do rótulo foi alterada para negro de modo a diferenciar a gama e dar destaque à qualidade da mesma”.
A renovação de imagem tem em conta a história da marca e o respetivo legado. Segundo o mito que se tem perpetuado há quase 90 anos, tudo começou quando, no século XX, um representante da Calém viajou em trabalho aos Países Baixos; no regresso trouxe um quadro onde três homens surgiam representados a beber um cálice de vinho do Porto – a pintura serviu de inspiração para a criação de uma marca que ganhou preferência entre os consumidores portugueses e não só.