Faturação das lojas dos Centros Comerciais cresce 11%
Segundo o estudo desenvolvido pela Reduniq Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais, no primeiro semestre de 2023 a faturação com cartão nas lojas dos Centros Comerciais cresceu quase 11% em relação ao mesmo período de 2022.
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O estudo é da Reduniq Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), e revela que a faturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais no primeiro semestre de 2023 apresentou uma variação positiva de 11% em relação ao mesmo período de 2022, que foi um ano recorde de vendas no sector.
De acordo com a Reduniq Insight os fins-de-semana representam 39% das compras (transações) realizadas com cartões nas lojas dos Centros Comerciais. O estudo revela também que nos dias úteis da semana, o período pós-laboral representou também 39% das compras das lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
A compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais, no período em análise, situou-se nos 31,8 Euros e o gasto médio mensal por cliente nos 84,6 Euros.
O estudo avança ainda que as vendas das lojas dos Centros Comerciais a turistas representaram 11% do total da faturação, o que demonstra a grande atratividade destes espaços para quem visita o país.
Em termos setoriais, no primeiro semestre de 2023, 33% do total de faturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 28% foi gasto em Supermercados, 13% em Eletrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração. “Papelarias, livrarias, revistas e tabaco” representaram 7% da faturação em lojas dos Centros Comerciais no período em análise.