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Richard Demory - diretor de marketing em Portugal Oney Bank

Richard Demory – diretor de marketing em Portugal Oney Bank

Consumo

“O balanço em Portugal é francamente positivo”

O Oney Bank lançou recentemente em Portugal o seguro Mobilidade que responde à crescente procura dos consumidores nesta solução e está alinhado com a política de responsabilidade social e ambiental […]

Ana Rita Almeida
Richard Demory - diretor de marketing em Portugal Oney Bank

Richard Demory – diretor de marketing em Portugal Oney Bank

Consumo

“O balanço em Portugal é francamente positivo”

O Oney Bank lançou recentemente em Portugal o seguro Mobilidade que responde à crescente procura dos consumidores nesta solução e está alinhado com a política de responsabilidade social e ambiental […]

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Ana Rita Almeida
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O Oney Bank lançou recentemente em Portugal o seguro Mobilidade que responde à crescente procura dos consumidores nesta solução e está alinhado com a política de responsabilidade social e ambiental da empresa. Este lançamento foi o ponto de partida para uma conversa com Richard Demory, diretor de marketing do Oney Bank em Portugal, que reforça o compromisso para com o ambiente e fala sobre a operação no nosso país.

Estão presentes em Portugal desde 1994. Qual o balanço da vossa presença no nosso país?
O balanço em Portugal é francamente positivo. Desde a nossa entrada no país criámos centenas de postos de trabalho e temos acompanhado as tendências de consumo de milhões de portugueses com soluções de financiamento e seguros que dão liberdade de escolha a cada consumidor. Trabalhamos com retalhistas e marcas de setores diferentes, para acompanhar os seus negócios e registamos uma satisfação muito elevada, tanto dos nossos parceiros como dos nossos clientes!
Nos últimos anos verificou-se uma evolução significativa nas soluções e nos tipos de crédito à disposição dos consumidores, que o Oney acompanhou sempre. Esta evolução refletiu-se tanto na diversificação dos tipos de crédito, como na simplificação dos processos de obtenção do mesmo, aspeto em que o Oney se destaca, também, pela disponibilização de soluções mais flexíveis, rápidas e acessíveis. O consumidor está mais recetivo a novas formas de pagamento e esta tendência é transversal na sociedade.
Por outro lado, no Oney privilegiamos a simplicidade e também a transparência na comunicação com o cliente. O nosso objetivo passa sempre por contribuir para uma maior literacia financeira e por isso, abordamos temas como crédito, poupança, responsabilidades financeiras… queremos que os consumidores tenham acesso a toda a informação e conhecimento que lhes permita escolhas mais responsáveis.

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Ao falar no Oney Bank é obrigatório realçar o Cartão Jumbo, hoje Cartão Oney Auchan. Tem sido uma parceria de sucesso…
O Cartão Oney Auchan – antigo Cartão Jumbo mais – foi o primeiro cartão de crédito associado à área do retalho. Criado em 1994, este cartão faz parte do dia a dia de milhares de portugueses e é o maior e mais representativo cartão privativo em Portugal.
A verdade é que a história das duas entidades está intrinsecamente ligada. Afinal, a nossa começou no grupo Auchan, que detinha o Oney Bank a 100%, e que desde outubro de 2019 mantém 49.9% do seu capital, uma vez que o BPCE adquiriu 50.1%.
Graças à satisfação dos clientes, ao sucesso e ao potencial das soluções apresentadas, alargou-se o âmbito da empresa a outras insígnias e a outras áreas de negócio, para que um maior número de cidadãos pudesse ser beneficiado.
É importante também destacarmos que o Cartão Oney Auchan, enquanto cartão de crédito privativo, é uma vantagem exclusiva dos membros do Clube Auchan, ou seja, está totalmente integrado no programa de fidelização do nosso parceiro. Destacamos também o nosso acompanhamento local e nacional, na animação de momentos-chave para a Auchan e falamos concretamente de momentos de aniversário e aberturas de lojas.

Que principais atributos valorizam no mercado português?
É inegável que há muitos aspetos que nos ligam a Portugal: da cultura à gastronomia, passando pelo gosto de beber uma cerveja numa boa esplanada e, sobretudo, a possibilidade de usufruir de uma refeição a preços acessíveis. Acreditamos que estes fatores contribuem para o sucesso das nossas franquias em Portugal e é com base neles que decidimos continuar a apostar neste país.
A decisão de continuar a apostar em Portugal parte assim de uma evolução natural pela proximidade do país e pela boa receção que as nossas insígnias têm no mercado português. De facto, a forma como temos crescido é exemplo da confiança que os franchisados portugueses depositam em nós. Por exemplo, nos dois anos de pandemia, quando o setor estava a passar por sérias dificuldades, fomos dos poucos negócios a duplicar a presença em número de lojas nesse período.

Quantos parceiros têm em Portugal? Qual tem sido o crescimento e quais as soluções mais procuradas?
Estamos em constante crescimento ao nível de novos parceiros. Em Portugal conseguimos diversificar em várias áreas como tecnologia, eletrodomésticos, casa e decoração, alimentação e bens para animais, mobilidade, energia, cultura e lazer, música, moda, desporto, joalharia…
À escala do nosso grupo, por exemplo o Buy Now Pay Later não é de todo novo, uma vez que o produto foi lançado há mais de 15 anos em França, com a Pixmania, um parceiro web que queria um produto muito mais simples, mais fácil de subscrever e de gerir.
No caso concreto de Portugal, de acordo com o estudo que realizamos regularmente – Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra – esta solução é utilizada por mais de um terço dos portugueses (35%).
Há outro dado muito interessante, que é o facto de 44% dos portugueses nos explicarem que não teriam comprado determinado produto, se na marca em questão não fosse possível pagar de modo fracionado. Os retalhistas parceiros têm vindo a aumentar porque compreenderam muito bem a contribuição destes produtos para o seu negócio, como uma ferramenta que permite concretizar as vendas, aumentar o cabaz médio e aumentar a fidelização dos clientes.
Sem esquecer soluções de financiamento com duração mais alargadas, que continuam a ser privilegiadas pelos consumidores, como Cartões de Crédito, Linhas de Crédito… Temos uma gama de soluções para todas as necessidades.

O crédito pessoal diminuiu no período da pandemia. Os valores já voltaram a inverter?
É um facto que a pandemia afetou todos os setores, sem exceção, pois verificou-se uma diminuição de concessão de crédito pessoal durante esse período, em grande parte devido à incerteza económica. No entanto, verifica-se agora que esta tendência se alterou, voltando a registar-se procura nesta tipologia de crédito.

Neste momento quais as principais soluções que oferecem?
Atualmente, o Oney oferece uma gama de produtos e serviços que passam pelo Crédito Pessoal Oney, Crédito Energias Renováveis e Linha de Crédito, bem como cartões de crédito privativos com as marcas Auchan, Leroy Merlin, Norauto, entre outros; meios de pagamento fracionado como o 3x 4x Oney, e seguros.
Esta realidade do setor dos seguros é muito interessante, porque permite–nos expandir a gama… para ajudar a concretizar, já desenhámos seguros no âmbito da proteção auto, casa e saúde; criámos também para as situações de proteção de pagamento; proteção de pessoas, incluindo situações de lesões e hospitalares, por exemplo; assim como seguros para equipamentos, e aqui falamos tanto de equipamentos de mobilidade mais sustentáveis, como para situações em que queremos aumentar a garantia dos produtos. Portanto, continuamos a diversificar bastante neste setor dos seguros.

O atual contexto em que vivemos fez com que os hábitos dos consumidores mudassem. Como têm trabalhado esta realidade?
É um facto que houve transformação no setor e um boost no comércio digital durante os confinamentos, com limitações impostas à mobilidade dos cidadãos e espaços comerciais fechados. Mas esta tendência continua muito para além dos confinamentos.
A mudança dos hábitos de consumo foi notória e verifica-se ao nível dos pagamentos, acelerando o crescimento do ‘sem contacto’, e, no âmbito do crédito, de novas soluções como o Buy Now Pay Later que, no contexto económico atual, é uma solução para apoiar o consumo em Portugal e na Europa.
Num cenário de inflação, no final de 2022, divulgámos os resultados da terceira edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, que concluiu que quase 1 em cada 3 consumidores europeus vai recorrer a soluções de financiamento para grandes compras e que 35% dos portugueses planeiam pagar as suas compras em 3 ou 4 prestações.
Dadas as circunstâncias económicas atuais, os pagamentos fracionados tornaram-se na opção preferencial para apoiar o cliente num consumo melhor e para gerir da melhor forma as despesas do dia-a-dia.

Muitas vezes fala-se em facilitismo na aquisição de um crédito. Como lidam com estas afirmações e como trabalham para um consumo com responsabilidade?
Acreditamos que a literacia financeira desempenha um papel fundamental na vida dos consumidores e que é imprescindível que todos tenham a capacidade de compreender e utilizar o crédito de forma responsável.
Queremos que os nossos clientes tomem decisões financeiras informadas e que façam a gestão do dinheiro de forma responsável e, por isso, promovemos, em parceria com a Sol Sem Fronteiras (ONGD) sessões de literacia financeira. Até ao momento, as nossas sessões já chegaram a quase 4 mil alunos dos vários níveis de ensino, de norte a sul do país. Estamos muito satisfeitos com estes resultados.
Só neste ano letivo o Oney promoveu mais de 60 sessões de literacia financeira, com o apoio de 20 colaboradores em 19 escolas, chegando assim a 1572 alunos que ficaram dotados de conhecimentos para tomar decisões sobre as suas finanças pessoais de modo mais responsável. De futuro, queremos continuar a contribuir para a formação de uma sociedade financeiramente mais informada.
Por outro lado, o Oney, como uma das empresas que opera no mercado de crédito regulada pelo Banco de Portugal, tem como requisito garantir que toda a informação prestada ao consumidor é sempre clara e transparente, bem como respeita todos os critérios do regulador, para avaliar se existe um risco potencial de sobre-endividamento do cliente, ao nível de todos os produtos, inclusive com o Buy Now Pay Later.

Qual o foco do Oney Bank para Portugal nos próximos tempos?
O nosso foco mantém-se no acompanhamento dos nossos parceiros, dos retalhistas e dos consumidores, e na inovação e criação de produtos e de serviços que respondam às necessidades de ambos, com maior enfoque no digital.

“A sustentabilidade no setor financeiro é de extrema importância”

Richard Demory - diretor de marketing em Portugal Oney Bank Acabam de lançar o Seguro Mobilidade. Em que consiste este novo seguro?
É um seguro de mobilidade que se aplica a meios de transporte mais sustentáveis, adquiridos nas lojas da Auchan e que pretende fomentar um estilo de vida mais ‘verde’ e responder às necessidades dos consumidores que veem como prioridade as questões ambientais.
Este seguro permite segurar bicicletas elétricas, intermodais, de estrada, montanha ou cidade, bicicletas para crianças; trotinetes elétricas, skates elétricos, hoverboards, bem como os respetivos acessórios. Não tem franquias nem períodos de carência e a adesão pode ser efetuada no momento da compra dos equipamentos, nas lojas Auchan, ou posteriormente, a qualquer momento, através do QR Code disponibilizado

Já tinham lançado o Crédito Energias Renováveis Oney. Esta é uma resposta a uma crescente procura por soluções amigas do ambiente?
Sim, lançámos este crédito no início de 2023 e financia e apoia os projetos domésticos sustentáveis. Sabemos que é uma tendência em crescimento, que entrou definitivamente no dia-a-dia dos portugueses, que revelam estar cada vez mais dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais conscientes. Segundo o mesmo Barómetro, mais de 90% dos portugueses estão dispostos a mudar os hábitos de consumo para escolhas mais conscientes e criteriosas.

Como olha para este segmento em Portugal?
A sustentabilidade no setor financeiro é de extrema importância e manifesta-se em diversas áreas. Entre elas, destacam-se a integração dos critérios ESG nas decisões de investimento, na concessão de crédito e no desenvolvimento de produtos, e, no Oney, estamos bastante atentos a essas tendências. Além disso, assumimos o compromisso de incorporar a sustentabilidade no nosso modelo de negócio, o que se reflete na promoção de investimentos mais sustentáveis e na execução de projetos com impacto positivo no meio ambiente.
Reconhecemos a crescente procura por soluções de eficiência energética e mobilidade sustentável, entre outros exemplos. Essa procura impulsiona a criação de produtos financeiros específicos que atendam a essas necessidades. Trabalhamos nesse sentido, contribuindo para oferecer seguros para a mobilidade em transportes amigos do ambiente e criando campanhas que incentivem a aquisição de produtos mais sustentáveis.
Além disso, realizamos pesquisas regulares para compreender e acompanhar os hábitos de consumo das pessoas e orientar as decisões de negócio, para que sejam cada vez mais amigas do planeta.
A sustentabilidade desempenha também um papel fundamental na construção de uma reputação positiva para as instituições financeiras. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e procuram estabelecer parcerias com empresas comprometidas com estas temáticas.
É essencial adaptarmos as nossas práticas para responder a essas expetativas, demonstrando o nosso empenho e responsabilidade socio-ambiental. Estamos dedicados a desenvolver estratégias que promovam um futuro mais sustentável e resiliente, contribuindo para a preservação do nosso planeta.

É um lançamento em consonância com a vossa política de responsabilidade social e ambiental. Como têm trabalhado esta área?
Sim, estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável. Procuramos desenvolver produtos alinhados com essa intenção. Um exemplo é o Crédito Energias Renováveis que visa apoiar e financiar projetos domésticos sustentáveis. Outro exemplo é o Seguro Mobilidade, que também temos com o nosso parceiro Norauto, projetado para atuar em situações que envolvam meios de transporte mais sustentáveis.
Por outro lado, temos estabelecido parcerias estratégicas com organizações que partilham os mesmos valores e objetivos em relação à sustentabilidade e assim também fortalecemos o impacto positivo que podemos ter no meio ambiente e na sociedade em geral.
Um bom exemplo disso é a importância que reconhecemos à educação financeira e temos investido na promoção da literacia financeira. Nos últimos três anos, em parceria com a Sol Sem Fronteiras, chegámos a quase 4 mil alunos, de diferentes níveis educacionais, contribuindo para uma sociedade mais informada e preparada para tomar decisões financeiras responsáveis.
Por último, destacamos a nossa participação ativa em iniciativas de limpeza de praias como o World Clean Up Day, na qual recolhemos mais de uma tonelada de lixo em 2022.
Trabalhamos com retalhistas e marcas de setores diferentes, para acompanhar os seus negócios e registamos uma satisfação muito elevada, tanto dos nossos parceiros como dos nossos clientes.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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No Rules Wines quer promover o melhor do Dão e elevar esta região vitivinícola “a um patamar superior”

A No Rules Wines junta trio do Dão: o enólogo Tiago Macena, o empresário António Sousa Martins e o consultor internacional de vinhos, Cláudio Martins.

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Há dois anos no mercado, a No Rules Wines, fundada por António Sousa Martins, Cláudio Martins e Tiago Macena, nasceu com vontade de se distinguir pela irreverência e autenticidade de fazer “vinhos tranquilos do Dão sem regras”, honrando a tradição do Dão, mas procurando “elevar esta região vitivinícola a um patamar superior”.
Este é o terroir base do projeto, que surge com o objetivo principal de “expressar uma enologia que mostre a origem das uvas”, através de um investimento inicial de 1 milhão de euros.
“Temos alguns vinhos menos usuais, tirando partido do potencial enológico da região e da nossa vontade de arriscar em alguns vinhos. A maior parte dos vinhos são DOC Dão, mas também temos vinhos Indicação Geográfica Protegida (IGP), nos quais nos é permitido o trabalho com outras técnicas e castas”, afirma Tiago Macena, em comunicado.Código foi a primeira marca de vinhos apresentado ao mercado, com quatro propostas, entre brancos e tintos, e que em poucos meses, viu esgotado o stock de cerca de 3 mil garrafas de cada referência. Em breve, uma sala de provas, à porta fechada, na adega que a empresa tem em Nelas vai permitir receber entusiastas por experiências vínicas fora da caixa, avança a No Rules Wines.
A aquisição de uma vinha no Douro também está nos planos do trio.

A No Rules Wines foi fundada por António Sousa Martins, Cláudio Martins e Tiago Macena.

Autenticidade, Sustentabilidade e Transparência são os pilares principais da empresa, que já marca presença em alguns mercados internacionais, concretamente em Angola e Reino Unido. Para António Sousa Martins, o objetivo é “continuar a explorar novos mercados” e posicionar a No Rules Wines, com sede em Oliveira do Hospital, entre as melhores do setor vinícola. “Desde a produção de vinhos mais requintados, em poucas quantidades e valores mais elevados, a vinhos ‘simples’ e ‘descomplicados’, a preços mais acessíveis e em maiores volumes, a empresa quer ‘promover o melhor do Dão’”, sublinha
Encruzado, Granius, Origem, Solstício, Bical e Uva Cão são os seis vinhos que fazem parte da marca Código.

Vinhos que “mercado está a absorver de forma extraordinária”

O Código Origem Branco, Solstício e o Granius 22, chegaram ao mercado no segundo semestre 2023 e rapidamente foram absorvidos pelos consumidores. Seguiu-se um monovarietal, o Encruzado 2022, no início de 2023.
Em maio, chegaram ao mercado as novas colheitas (Código Origem Tinto 22 e Origem Branco 23) que “vieram reforçar a oferta para uma procura que o mercado está a absorver de forma extraordinária”, afirma Cláudio Martins.
Para os colecionadores especiais, há uma edição limitada, de seis garrafas.
Em julho, do Código serão lançadas novas colheitas de Bical e Uva Cão e duas novas referências Infusão Subtil e Manifesto.

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Alimentar

Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

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tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

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Produção

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou a Feira Nacional de Agricultura

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou este sábado a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 24), certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, […]

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O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou este sábado a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 24), certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que se prolonga até ao dia 16 de junho.
Este ano o evento comemora três aniversários: os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de atividade do CNEMA.
Na entrada principal do CNEMA, o visitante é convidado a viajar numa exibição retrospetiva de todo o histórico do evento – a exposição “O Início”. E foi mesmo Marcelo Rebelo de Sousa o primeiro a fazer o percurso e a saudar a iniciativa.
Pecuária Extensiva, é o tema deste ano, atividade que ocupa uma área de 64% da superfície agrícola útil em território nacional, com um papel determinante na sustentabilidade e na preservação dos espaços rurais do país.

Presidente da República enaltece importância da FNA

No âmbito da exibição de um breve excerto alusivo ao documentário sobre a história e evolução do evento, o Presidente da República salientou a importância do certame para a “agricultura portuguesa” e para os agricultores.
O chefe de estado português afirmou que a “feira representa muito por Portugal, pela agricultura portuguesa, pela riqueza natural portuguesa, pela biodiversidade, raças autóctones, pelo labor pelos agricultores, e por aquilo que é uma componente fundamental da riqueza do nosso país”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Santarém acordou em festa

Santarém recebeu logo de manhã o habitual desfile de campinos e de gado, que percorreu as ruas do centro da cidade e que contou com a presença de diversas entidades e grupos locais que animaram a manhã em pontos estrategicamente definidos.

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Distribuição

Auchan reforça compromisso com a proteção dos oceanos e junta-se à campanha da MSC

“Na Auchan, a sustentabilidade é um pilar estratégico e, por isso, aliamos a qualidade dos nossos produtos à necessidade de preservação do planeta.” destaca Rita Cruz, diretora de responsabilidade corporativa ambiental e social da Auchan Retail.

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A Auchan reforça a sua visão 2032 – Alimentar uma Vida Melhor e Preservar o Planeta – e junta-se à campanha da Marine Stewardship Council (MSC) que tem como mote ‘A Pesca Sustentável significa mais peixes’.

Com um compromisso assumido com a sustentabilidade, a Auchan assume, desde 2009,  uma política de comércio sustentável de pescado destacando-se dois compromissos da retalhista: a diminuição, suspensão ou cessação da comercialização das espécies que se identifiquem ameaçadas, tal como fez, em 2008, com todas as espécies de tubarão ameaçadas, tornando-se, assim, na primeira insígnia de distribuição internacional a implementar esta medida de resposta à situação de sobrevivência deste peixe emblemático; e, privilegiar a oferta de produtos provenientes de pesca sustentável ou com menor grau de risco para a biodiversidade. Exemplo disso são o Bacalhau Produção Controlada Auchan comercializado desde 2019 e a Pescada Congelada Auchan, ambos com uma certificação MSC, exemplifica a retalhista.

“Na Auchan, a sustentabilidade é um pilar estratégico e, por isso, aliamos a qualidade dos nossos produtos à necessidade de preservação do planeta. Já temos uma oferta de produtos da nossa marca com certificação por parte de entidades com quem colaboramos na procura por alimentos que promovam uma vida melhor para os nossos clientes. A campanha da MSC, em defesa dos nossos oceanos e da pesca sustentável, está muito alinhada com os nossos objetivos e, por isso, fez todo sentido podermos juntar-nos a esta causa”, explica Rita Cruz, diretora de responsabilidade corporativa ambiental e social da Auchan Retail.

“No MSC, valorizamos e apreciamos enormemente o apoio da Auchan Retail pela pesca sustentável e pelo trabalho que a nossa organização está a fazer em Portugal. Estamos convencidos de que, graças ao apoio de retalhistas como a Auchan Retail a iniciativas como o Dia Mundial dos Oceanos, avançamos para uma maior consciencialização da sustentabilidade do mar e dos seus produtos na sociedade em geral”, afirma Laura Rodríguez, diretora da MSC Portugal e Espanha.

Para assinalar e promover a preocupação com os oceanos, a MSC lançou uma campanha, que estará no ar até ao final de junho, e que pretende destacar o impacto positivo da pesca sustentável na preservação da vida marinha. Assim, na Auchan, existe uma seleção de produtos que têm o selo de certificação da MSC, que atestam a origem, confiança, credibilidade e manuseamento de peixes selvagens e outros produtos de mar.

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Mercadona promove conferência “Semear o Futuro” na Feira Nacional de Agricultura

A conferência Semear o Futuro é uma das iniciativas da Mercadona na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, de 8 a 16 de junho.

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A Mercadona volta a marcar presença, de 8 a 16 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Tal como em anos anteriores, a empresa estará presente no espaço dedicado ao “Portugal Sou Eu”, iniciativa do Ministério da Economia que visa a dinamização e valorização da oferta nacional, criada há mais de uma década, reforçando o seu compromisso de colaboração com a produção nacional, iniciado já antes de a empresa ter presença física em Portugal, e reforçado com o acordo com a CAP, também parceiro deste programa.

“Marcar presença, uma vez mais, na FNA, representa uma excelente oportunidade de estar mais perto dos “Chefes” (clientes) e mostrar à Sociedade o nosso compromisso com o Sector Agroalimentar Nacional. A Mercadona continua a apostar na produção nacional, compromisso que temos vindo a reforçar ano após ano e que, em 2023, representou 1.178 milhões de euros em compras aos nossos 1.000 fornecedores nacionais.” sublinha Pedro Barraco, diretor de cadeia agroalimentar da Mercadona, em comunicado.

Cozinha com a Mercadona”

A Mercadona estará presente com ações de “showcooking” através de um conjunto de oito receitas criadas em parceria com a Chef Tia Cátia. A empresa convidou também alguns dos seus Fornecedores a estarem presentes e a fazerem provas com os seus produtos à venda nos supermercados Mercadona em território nacional.

1ª Conferência Semear o Futuro

Este ano, em parceria com a CAP, Confederação dos Agricultores de Portugal, a Mercadona criou o projeto “Semear o Futuro”, uma iniciativa dedicada a explorar e promover a importância do setor agroalimentar em Portugal e que culmina com uma conferência, no dia 13 de junho, na sala Ribatejo, no CNEMA.
Este evento, cujas inscrições se encontram abertas, contará com intervenções de especialistas no setor.

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Fotografia Fruit Attraction

Fotografia Fruit Attraction

Exportação

Fruit Attraction já tem mais de 90% do espaço de exposição ocupado

A Fruit Attraction, marcada para os dias 8, 9 e 10 de outubro, em Madrid, tem alocados 65.000 m² de espaço de exposição, um aumento de 39% em comparação com o mesmo período do ano passado. A organização antecipa a participação de mais de 2.000 empresas de 55 países, apresentando 70.000 m² com produtos frescos e mais de 100.000 profissionais de 145 países.

A Fruit Attraction, marcada para os dias 8,9 e 10 de outubro em Madrid, já tem mais de 90% do espaço de exposição ocupado.

A quatro meses do evento, a organização avança que foram alocados 65.000 m² de espaço de exposição, um aumento de 39% em comparação com o mesmo período do ano passado. A organização antecipa a participação de mais de 2.000 empresas de 55 países, apresentando 70.000 m² com produtos frescos e mais de 100.000 profissionais de 145 países.

A feira confirmou a participação de quase todas as áreas de produção e Comunidades Autónomas de Espanha, bem como a participação internacional de 45 países, incluindo novos mercados como a Arábia Saudita e Hong Kong.

Pela primeira vez, a Fruit Attraction 2024 vai ocupar dez pavilhões (1-10) na IFEMA Madrid, transformando a cidade num epicentro global para o marketing de produtos frescos. Inovação, qualidade e diversidade são atributos chave deste importante centro de negócios, reconhecido por operadores e retalhistas em todo o mundo como essencial para planearem as suas campanhas no crucial mês de outubro.

Sob o tema “Descubra a Essência do Setor”, este evento líder para o setor de frutas e vegetais será organizado em torno de quatro áreas de exposição. A mais representada será novamente Fresh Produce, que exibirá uma ampla variedade de produtos hortícolas, além da Auxiliary Industry, que reúne toda a cadeia de valor da indústria, e Fresh Food Logistics, o espaço dedicado à logística, transporte e gestão da cadeia de frio para alimentos.

Uma novidade desta edição é a Innova&Tech, a nova área que reunirá os setores Biotech Attraction e Smart Agro, proporcionando um espaço para empresas focadas na inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em genómica

O abacate será o produto estrela deste ano, com várias iniciativas em torno deste superalimento, cujo sucesso tem crescido significativamente em Espanha nos últimos anos, tanto em termos de cultivo quanto de exportações. Além do Congresso “Abacate de Espanha”, a feira acolherá outras atividades, como uma liga na qual estudantes de escolas de hotelaria e catering espanholas competirão numa sessão de show cooking liderada por Daniel del Toro, bem como diferentes workshops e demonstrações.

Na sua próxima edição, a feira irá continuar a implementar iniciativas destinadas a impulsionar as vendas, promoção, desenvolvimento e crescimento das empresas expositoras. O Programa Internacional de Compradores será novamente acompanhado pela iniciativa de Países Importadores convidados, com foco principal na China e na Arábia Saudita. O objetivo passa por promover as relações comerciais entre os países da União Europeia e estes mercados fora da UE, apoiado por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B.

Mais uma vez, o The Innovation Hub e o Fruit Next serão as áreas dedicadas à inovação e novos desenvolvimentos comerciais na indústria. Neste contexto, a Fruit Attraction voltará a acolher os Innovation Hub Awards, que se tornaram um evento fundamental para apoiar o compromisso empresarial da indústria.

Como novidade, a Fruit Attraction apresentará os Best Stand Awards, reconhecendo os espaços de exposição que se destacam pela sua criatividade e design numa das três categorias: Comunidades Autónomas e Instituições, países e regiões, e empresas.

A feira também se irá tornar num centro de conhecimento, oferecendo um programa completo de sessões técnicas caracterizadas por uma grande variedade de conteúdos, bem como pelo elevado nível dos participantes e palestrantes. Entre outros, a Fruit Attraction irá acolher os congressos Grape Attraction, Biofruit Congress e Fresh Food Logistics The Summit.

Fotografia Fruit Attraction

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Nuno Luz nomeado diretor-geral da FNAC Ibéria

Nuno Luz nomeado diretor-geral da FNAC Ibéria

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O atual diretor-geral da Fnac Portugal, Nuno Luz, foi nomeado diretor-geral da Fnac Ibéria – Portugal e Espanha –, cargo que assumiu no início deste mês. Nuno Luz passa, assim, a integrar o Comité Executivo do Grupo Fnac Darty e irá reportar diretamente ao CEO do Grupo Fnac Darty, Enrique Martinez.

Por sua vez, Domingo Guillén Figuerola, atual diretor de vendas omnical da Fnac Espanha, assumirá as funções de diretor-geral da Fnac Espanha, sucedendo a Annabel Chaussat, que ocupa a posição até 15 de junho de 2024. Domingo Guillén Figuerola ficará sob a responsabilidade hierárquica de Nuno Luz.

Nuno Luz iniciou o seu percurso na Fnac Portugal como diretor comercial, em maio de 2016, e assumiu a direção geral da empresa em outubro de 2017. Sob a sua liderança, a Fnac consolidou o seu crescimento e desenvolvimento de forma sustentada, impulsionados pela abertura de novas lojas FNAC e Nature & Découvertes, pela aquisição da PC Clinic e pelo aumento da venda de serviços. Recentemente, encabeçou, com sucesso, a operação de aquisição da MediaMarkt, em Portugal. 

É de recordar que o mercado ibérico é um mercado estratégico para o Grupo Fnac Darty, tendo registado 732 milhões de euros de vendas, em 2023. Na Península Ibérica, o Grupo conta com 88 lojas do universo Fnac.

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FMCG

Ervideira lança o 15º Invisível e celebra mais de um milhão de garrafas deste monocasta

A Ervideira lançou a 15ª edição do seu vinho de maior sucesso. O Invisível, um branco, feito a partir de uvas tintas da casta Aragonez, foi um marco inovador no setor em 2009.

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A Ervideira lançou a 15ª edição do seu vinho de maior sucesso. O Invisível, um branco, feito a partir de uvas tintas, foi um marco inovador no setor em 2009.

Este monocasta elaborado a partir da casta Aragonez, com vindima mecânica e noturna, deu origem a uma nova categoria de vinhos que se consolidou junto dos consumidores e até aos dias de hoje vendeu mais de 1 milhão de garrafas, contando já com 10 milhões de euros no mercado.

“Um milhão de garrafas vendidas em 15 anos é algo de que a Ervideira tem que se orgulhar”, assume Duarte Leal da Costa, diretor executivo da empresa vitivinícola sediada no Alentejo.

Apenas em 2024, o Invisível, da qual a Ervideira produz 125 mil garrafas/ano, representa 400 mil euros de faturação.

Uma das particularidades do Invisível é ser um vinho que pode ser servido a diversas temperaturas e a acompanhar os mais diferentes pratos, permitindo uma enorme versatilidade: desde como welcome drink, até ao acompanhamento de petiscos, pratos de peixe e de carne.

“O Invisível tornou-se um caso de estudo no setor, pois deu origem a um novo estilo de vinho. Este novo estilo não se prende apenas com o facto de ser um ‘blanc de noir’- vinho branco feito a partir de uvas tintas – mas também pela particularidade que traz ao ser um vinho adequado a ser servido e apreciado a uma multiplicidade de temperaturas e em momentos tão diferentes, bem como é um vinho que agrada 100% dos consumidores, o que é um facto extraordinário”, apresenta Duarte Leal da Costa.

Nelson Rolo, enólogo responsável pela produção deste monocasta, sublinha que “um bom vinho, hoje, é um vinho com qualidade, que seja prazeroso, mas que tenha a capacidade de harmonizar com pratos diferentes. Isto é estar atualizado para produzir um vinho versátil”.

O enólogo da Ervideira destaca que o que permite ao Invisível ter esta elasticidade térmica na hora de servir “é a sua casta Aragonez e a tecnologia utilizada no seu processo de criação”. “À semelhança das edições anteriores, a vindima do Invisível é feita à noite, para haver menos luz e temperaturas mais baixas – fatores muito importantes para reduzir a oxidação e anular fermentações indesejadas”, explica.

O Invisível é elaborado com base nos melhores lotes de Aragonez. O mosto é transportado em camião frigorífico até à adega, onde é conduzido por gravidade para uma câmara de frio. Ali permanece a decantar durante 24h a baixas temperaturas. Após esse processo, o mosto é inoculado com leveduras selecionadas e a fermentação decorre a uma temperatura controlada de 12ºC, durante 15dias.

A 15ª edição do Invisível está disponível nos pontos de venda habituais.

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Distribuição

Associações de Portugal e Espanha pedem maior reconhecimento do setor da distribuição na Europa

APED, ASEDAS e ANGED lançaram um manifesto com as prioridades do setor da distribuição que devem ser tidas em conta pelos decisores políticos na próxima legislatura europeia.

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A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Asociación Española de Distribuidores, Autoservicios y Supermercados (ASEDAS) e a Asociación Nacional de Grandes Empresas de Distribución (ANGED) lançaram um manifesto com as prioridades do setor da distribuição que devem ser tidas em conta pelos decisores políticos na próxima legislatura europeia.

A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 9 de junho, as associações signatárias apelam a um maior diálogo dos atores políticos europeus com este setor, que “está no centro da economia europeia e do bem-estar dos cidadãos deste território”, sendo um dos 14 ecossistemas estratégicos definidos pela Comissão Europeia na sua proposta de reforma da política industrial europeia.

“É o elo de ligação entre fabricantes e 450 milhões de consumidores, o maior empregador do setor privado na Europa – 26 milhões de pessoas -, gera 10% do PIB da União Europeia, com mais de 99% das cinco milhões de empresas retalhistas e grossistas na Europa a serem Pequenas e Médias Empresas (PME)”, destacam.

O aumento dos preços da energia e dos combustíveis, constrangimentos no transporte internacional, impactos decorrentes de conflitos armados, escassez de matérias-primas e inflação são os principais desafios apontados ao setor pelas associações signatárias do manifesto.

A estes, acrescentam “um verdadeiro ‘tsunami’ regulatório, com mais de 3.000 normas regulamentares em constante evolução e alteração, que aumentou consideravelmente os custos de funcionamento das empresas”.

A partir deste cenário, APED, ASEDAS e ANGED apontam a necessidade de serem criadas novas soluções e maior flexibilidade na regulamentação laboral para responder às novas necessidades do mundo do trabalho e aos novos estilos de vida e necessidades dos consumidores.

Defendem ainda uma regulamentação que garanta segurança jurídica e um ambiente empresarial estável, que assegure condições de concorrência e acesso a um mercado que permita o desenvolvimento dos seus modelos de negócio.

E apelam a que o quadro regulamentar garanta a segurança alimentar em todas as circunstâncias, relações comerciais estáveis na cadeia, utilização de tecnologias que reforcem a segurança dos estabelecimentos comerciais e deem uma garantia da qualidade dos produtos e a rotulagem adequada, aliada ao combate ao desperdício alimentar.

“Perante um mercado cada vez mais globalizado e que permite que comerciantes de países terceiros obtenham uma vantagem competitiva sobre empresas da União Europeia, os signatários defendem a necessidade de estabelecer condições de concorrência equitativas entre as empresas europeias e os operadores internacionais, bem como garantir um level playing field, com as mesmas regras para todos os operadores, independentemente de operarem em ambiente físicos ou digitais”, alertam ainda.

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Distribuição

Missão Continente doou em 2023 mais de 360 mil euros através do projeto Sacos Solidários

No total, desde o início do projeto, em 2021, já foram angariados, com a ajuda dos consumidores, mais de 810 mil euros através da venda de mais de 1,5 milhões de sacos.

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Em 2023, a Missão Continente doou mais de 360 mil euros, através do projeto ‘Sacos Solidários’, a 20 instituições que atuam em áreas vitais como apoio à infância e juventude, o apoio animal, organizações internacionais, a diversidade e inclusão e o combate à fome, pela venda de 721 165 sacos. No total, desde o início do projeto, em 2021, já foram angariados, com a ajuda dos consumidores, mais de 810 mil euros através da venda de mais de 1,5 milhões de sacos.

A Missão Continente realizou esta terça-feira a entrega simbólica do valor angariado em 2023, entregues a 20 instituições, que totalizaram um apoio de 360 582,50 euros.

As 20 instituições apoiadas são: o Movimento Transformers, a Obra do Frei Gil, a CrescerSer, a Casa S. Francisco Assis, a PRAVI, a Liga Port, a Direitos Animal, a Associação Animais de Rua, a Animalife, a UNICEF, a Um pequeno gesto, a Hope for fulanis, a The Big Hand, o Espaço T, a Corações com Coroa, o Teatro do Vão, a Associação Salvador, a Refood, a Comunidade Vida e Paz, a Porta Solidária e as Cáritas Paroquial Matriz Portimão.

“O projeto ‘Sacos Solidários’ é um símbolo do compromisso contínuo da Missão Continente com o bem-estar das nossas comunidades. Através da colaboração dos nossos clientes e parceiros, conseguimos alcançar resultados incríveis e continuar a construir um futuro mais solidário e sustentável. Estamos muito satisfeitos com o impacto positivo que esta iniciativa tem tido e estamos entusiasmados por continuar a trabalhar em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.”, sublinha Rita Barrocas, coordenadora de responsabilidade social do Continente.

Durante o evento de divulgação dos resultados da edição anterior, foi ainda apresentada a nova coleção dos ‘Sacos Solidários’ para 2024. A edição deste traz novos temas e parcerias, reafirmando o compromisso da Missão Continente com a construção de um mundo mais solidário e sustentável. Os temas selecionados para esta edição incluem a Saúde Mental, o Acesso a Cuidados e Bens Essenciais, a Educação e o Envelhecimento Ativo. Estas áreas foram identificadas como prioritárias durante a Sessão Plenária do Conselho Estratégico da Missão Continente de 2022.

A Saúde Mental continua a ser uma área de foco para a Missão Continente, com apoios a instituições como a ASMAL, a CAPITI, o Centro Dr. João dos Santos e o Gondomar Social. O objetivo é promover o bem-estar psicológico e combater estigmas associados a esta área.

No âmbito do Acesso a Cuidados e Bens Essenciais, a Missão Continente colaborará com a Associação Cais, Associação Crescer, a Associação Just a Change e a Misericórdia de Gaia, garantindo que todos possam viver com dignidade e segurança.

Para a área da Educação, a Missão Continente apoia instituições como a Academia Johnson Semedo, a ADCE, o Grupo Social de Sto. Agostinho e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, assegurando oportunidades educacionais de qualidade para todas as crianças.

O Envelhecimento Ativo será promovido através de parcerias com a Pedalar sem Idade Portugal, o Centro Cultural e Social de Sto. Adrião, o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e o Centro Social Paroquial de Sta. Margarida de Abrã, garantindo um envelhecimento com dignidade e vitalidade.

Os sacos solidários, disponíveis por 1,50€ nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, destinam-se a apoiar causas sociais considerados relevantes e fraturantes, revertendo 0,50€ por cada saco vendido para as instituições parceiras.

 

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