Richard Demory – diretor de marketing em Portugal Oney Bank
“O balanço em Portugal é francamente positivo”
O Oney Bank lançou recentemente em Portugal o seguro Mobilidade que responde à crescente procura dos consumidores nesta solução e está alinhado com a política de responsabilidade social e ambiental […]
Ana Rita Almeida
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
O Oney Bank lançou recentemente em Portugal o seguro Mobilidade que responde à crescente procura dos consumidores nesta solução e está alinhado com a política de responsabilidade social e ambiental da empresa. Este lançamento foi o ponto de partida para uma conversa com Richard Demory, diretor de marketing do Oney Bank em Portugal, que reforça o compromisso para com o ambiente e fala sobre a operação no nosso país.
Estão presentes em Portugal desde 1994. Qual o balanço da vossa presença no nosso país?
O balanço em Portugal é francamente positivo. Desde a nossa entrada no país criámos centenas de postos de trabalho e temos acompanhado as tendências de consumo de milhões de portugueses com soluções de financiamento e seguros que dão liberdade de escolha a cada consumidor. Trabalhamos com retalhistas e marcas de setores diferentes, para acompanhar os seus negócios e registamos uma satisfação muito elevada, tanto dos nossos parceiros como dos nossos clientes!
Nos últimos anos verificou-se uma evolução significativa nas soluções e nos tipos de crédito à disposição dos consumidores, que o Oney acompanhou sempre. Esta evolução refletiu-se tanto na diversificação dos tipos de crédito, como na simplificação dos processos de obtenção do mesmo, aspeto em que o Oney se destaca, também, pela disponibilização de soluções mais flexíveis, rápidas e acessíveis. O consumidor está mais recetivo a novas formas de pagamento e esta tendência é transversal na sociedade.
Por outro lado, no Oney privilegiamos a simplicidade e também a transparência na comunicação com o cliente. O nosso objetivo passa sempre por contribuir para uma maior literacia financeira e por isso, abordamos temas como crédito, poupança, responsabilidades financeiras… queremos que os consumidores tenham acesso a toda a informação e conhecimento que lhes permita escolhas mais responsáveis.
Ao falar no Oney Bank é obrigatório realçar o Cartão Jumbo, hoje Cartão Oney Auchan. Tem sido uma parceria de sucesso…
O Cartão Oney Auchan – antigo Cartão Jumbo mais – foi o primeiro cartão de crédito associado à área do retalho. Criado em 1994, este cartão faz parte do dia a dia de milhares de portugueses e é o maior e mais representativo cartão privativo em Portugal.
A verdade é que a história das duas entidades está intrinsecamente ligada. Afinal, a nossa começou no grupo Auchan, que detinha o Oney Bank a 100%, e que desde outubro de 2019 mantém 49.9% do seu capital, uma vez que o BPCE adquiriu 50.1%.
Graças à satisfação dos clientes, ao sucesso e ao potencial das soluções apresentadas, alargou-se o âmbito da empresa a outras insígnias e a outras áreas de negócio, para que um maior número de cidadãos pudesse ser beneficiado.
É importante também destacarmos que o Cartão Oney Auchan, enquanto cartão de crédito privativo, é uma vantagem exclusiva dos membros do Clube Auchan, ou seja, está totalmente integrado no programa de fidelização do nosso parceiro. Destacamos também o nosso acompanhamento local e nacional, na animação de momentos-chave para a Auchan e falamos concretamente de momentos de aniversário e aberturas de lojas.
Que principais atributos valorizam no mercado português?
É inegável que há muitos aspetos que nos ligam a Portugal: da cultura à gastronomia, passando pelo gosto de beber uma cerveja numa boa esplanada e, sobretudo, a possibilidade de usufruir de uma refeição a preços acessíveis. Acreditamos que estes fatores contribuem para o sucesso das nossas franquias em Portugal e é com base neles que decidimos continuar a apostar neste país.
A decisão de continuar a apostar em Portugal parte assim de uma evolução natural pela proximidade do país e pela boa receção que as nossas insígnias têm no mercado português. De facto, a forma como temos crescido é exemplo da confiança que os franchisados portugueses depositam em nós. Por exemplo, nos dois anos de pandemia, quando o setor estava a passar por sérias dificuldades, fomos dos poucos negócios a duplicar a presença em número de lojas nesse período.
Quantos parceiros têm em Portugal? Qual tem sido o crescimento e quais as soluções mais procuradas?
Estamos em constante crescimento ao nível de novos parceiros. Em Portugal conseguimos diversificar em várias áreas como tecnologia, eletrodomésticos, casa e decoração, alimentação e bens para animais, mobilidade, energia, cultura e lazer, música, moda, desporto, joalharia…
À escala do nosso grupo, por exemplo o Buy Now Pay Later não é de todo novo, uma vez que o produto foi lançado há mais de 15 anos em França, com a Pixmania, um parceiro web que queria um produto muito mais simples, mais fácil de subscrever e de gerir.
No caso concreto de Portugal, de acordo com o estudo que realizamos regularmente – Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra – esta solução é utilizada por mais de um terço dos portugueses (35%).
Há outro dado muito interessante, que é o facto de 44% dos portugueses nos explicarem que não teriam comprado determinado produto, se na marca em questão não fosse possível pagar de modo fracionado. Os retalhistas parceiros têm vindo a aumentar porque compreenderam muito bem a contribuição destes produtos para o seu negócio, como uma ferramenta que permite concretizar as vendas, aumentar o cabaz médio e aumentar a fidelização dos clientes.
Sem esquecer soluções de financiamento com duração mais alargadas, que continuam a ser privilegiadas pelos consumidores, como Cartões de Crédito, Linhas de Crédito… Temos uma gama de soluções para todas as necessidades.
O crédito pessoal diminuiu no período da pandemia. Os valores já voltaram a inverter?
É um facto que a pandemia afetou todos os setores, sem exceção, pois verificou-se uma diminuição de concessão de crédito pessoal durante esse período, em grande parte devido à incerteza económica. No entanto, verifica-se agora que esta tendência se alterou, voltando a registar-se procura nesta tipologia de crédito.
Neste momento quais as principais soluções que oferecem?
Atualmente, o Oney oferece uma gama de produtos e serviços que passam pelo Crédito Pessoal Oney, Crédito Energias Renováveis e Linha de Crédito, bem como cartões de crédito privativos com as marcas Auchan, Leroy Merlin, Norauto, entre outros; meios de pagamento fracionado como o 3x 4x Oney, e seguros.
Esta realidade do setor dos seguros é muito interessante, porque permite–nos expandir a gama… para ajudar a concretizar, já desenhámos seguros no âmbito da proteção auto, casa e saúde; criámos também para as situações de proteção de pagamento; proteção de pessoas, incluindo situações de lesões e hospitalares, por exemplo; assim como seguros para equipamentos, e aqui falamos tanto de equipamentos de mobilidade mais sustentáveis, como para situações em que queremos aumentar a garantia dos produtos. Portanto, continuamos a diversificar bastante neste setor dos seguros.
O atual contexto em que vivemos fez com que os hábitos dos consumidores mudassem. Como têm trabalhado esta realidade?
É um facto que houve transformação no setor e um boost no comércio digital durante os confinamentos, com limitações impostas à mobilidade dos cidadãos e espaços comerciais fechados. Mas esta tendência continua muito para além dos confinamentos.
A mudança dos hábitos de consumo foi notória e verifica-se ao nível dos pagamentos, acelerando o crescimento do ‘sem contacto’, e, no âmbito do crédito, de novas soluções como o Buy Now Pay Later que, no contexto económico atual, é uma solução para apoiar o consumo em Portugal e na Europa.
Num cenário de inflação, no final de 2022, divulgámos os resultados da terceira edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, que concluiu que quase 1 em cada 3 consumidores europeus vai recorrer a soluções de financiamento para grandes compras e que 35% dos portugueses planeiam pagar as suas compras em 3 ou 4 prestações.
Dadas as circunstâncias económicas atuais, os pagamentos fracionados tornaram-se na opção preferencial para apoiar o cliente num consumo melhor e para gerir da melhor forma as despesas do dia-a-dia.
Muitas vezes fala-se em facilitismo na aquisição de um crédito. Como lidam com estas afirmações e como trabalham para um consumo com responsabilidade?
Acreditamos que a literacia financeira desempenha um papel fundamental na vida dos consumidores e que é imprescindível que todos tenham a capacidade de compreender e utilizar o crédito de forma responsável.
Queremos que os nossos clientes tomem decisões financeiras informadas e que façam a gestão do dinheiro de forma responsável e, por isso, promovemos, em parceria com a Sol Sem Fronteiras (ONGD) sessões de literacia financeira. Até ao momento, as nossas sessões já chegaram a quase 4 mil alunos dos vários níveis de ensino, de norte a sul do país. Estamos muito satisfeitos com estes resultados.
Só neste ano letivo o Oney promoveu mais de 60 sessões de literacia financeira, com o apoio de 20 colaboradores em 19 escolas, chegando assim a 1572 alunos que ficaram dotados de conhecimentos para tomar decisões sobre as suas finanças pessoais de modo mais responsável. De futuro, queremos continuar a contribuir para a formação de uma sociedade financeiramente mais informada.
Por outro lado, o Oney, como uma das empresas que opera no mercado de crédito regulada pelo Banco de Portugal, tem como requisito garantir que toda a informação prestada ao consumidor é sempre clara e transparente, bem como respeita todos os critérios do regulador, para avaliar se existe um risco potencial de sobre-endividamento do cliente, ao nível de todos os produtos, inclusive com o Buy Now Pay Later.
Qual o foco do Oney Bank para Portugal nos próximos tempos?
O nosso foco mantém-se no acompanhamento dos nossos parceiros, dos retalhistas e dos consumidores, e na inovação e criação de produtos e de serviços que respondam às necessidades de ambos, com maior enfoque no digital.
“A sustentabilidade no setor financeiro é de extrema importância”
Acabam de lançar o Seguro Mobilidade. Em que consiste este novo seguro?
É um seguro de mobilidade que se aplica a meios de transporte mais sustentáveis, adquiridos nas lojas da Auchan e que pretende fomentar um estilo de vida mais ‘verde’ e responder às necessidades dos consumidores que veem como prioridade as questões ambientais.
Este seguro permite segurar bicicletas elétricas, intermodais, de estrada, montanha ou cidade, bicicletas para crianças; trotinetes elétricas, skates elétricos, hoverboards, bem como os respetivos acessórios. Não tem franquias nem períodos de carência e a adesão pode ser efetuada no momento da compra dos equipamentos, nas lojas Auchan, ou posteriormente, a qualquer momento, através do QR Code disponibilizado
Já tinham lançado o Crédito Energias Renováveis Oney. Esta é uma resposta a uma crescente procura por soluções amigas do ambiente?
Sim, lançámos este crédito no início de 2023 e financia e apoia os projetos domésticos sustentáveis. Sabemos que é uma tendência em crescimento, que entrou definitivamente no dia-a-dia dos portugueses, que revelam estar cada vez mais dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais conscientes. Segundo o mesmo Barómetro, mais de 90% dos portugueses estão dispostos a mudar os hábitos de consumo para escolhas mais conscientes e criteriosas.
Como olha para este segmento em Portugal?
A sustentabilidade no setor financeiro é de extrema importância e manifesta-se em diversas áreas. Entre elas, destacam-se a integração dos critérios ESG nas decisões de investimento, na concessão de crédito e no desenvolvimento de produtos, e, no Oney, estamos bastante atentos a essas tendências. Além disso, assumimos o compromisso de incorporar a sustentabilidade no nosso modelo de negócio, o que se reflete na promoção de investimentos mais sustentáveis e na execução de projetos com impacto positivo no meio ambiente.
Reconhecemos a crescente procura por soluções de eficiência energética e mobilidade sustentável, entre outros exemplos. Essa procura impulsiona a criação de produtos financeiros específicos que atendam a essas necessidades. Trabalhamos nesse sentido, contribuindo para oferecer seguros para a mobilidade em transportes amigos do ambiente e criando campanhas que incentivem a aquisição de produtos mais sustentáveis.
Além disso, realizamos pesquisas regulares para compreender e acompanhar os hábitos de consumo das pessoas e orientar as decisões de negócio, para que sejam cada vez mais amigas do planeta.
A sustentabilidade desempenha também um papel fundamental na construção de uma reputação positiva para as instituições financeiras. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e procuram estabelecer parcerias com empresas comprometidas com estas temáticas.
É essencial adaptarmos as nossas práticas para responder a essas expetativas, demonstrando o nosso empenho e responsabilidade socio-ambiental. Estamos dedicados a desenvolver estratégias que promovam um futuro mais sustentável e resiliente, contribuindo para a preservação do nosso planeta.
É um lançamento em consonância com a vossa política de responsabilidade social e ambiental. Como têm trabalhado esta área?
Sim, estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável. Procuramos desenvolver produtos alinhados com essa intenção. Um exemplo é o Crédito Energias Renováveis que visa apoiar e financiar projetos domésticos sustentáveis. Outro exemplo é o Seguro Mobilidade, que também temos com o nosso parceiro Norauto, projetado para atuar em situações que envolvam meios de transporte mais sustentáveis.
Por outro lado, temos estabelecido parcerias estratégicas com organizações que partilham os mesmos valores e objetivos em relação à sustentabilidade e assim também fortalecemos o impacto positivo que podemos ter no meio ambiente e na sociedade em geral.
Um bom exemplo disso é a importância que reconhecemos à educação financeira e temos investido na promoção da literacia financeira. Nos últimos três anos, em parceria com a Sol Sem Fronteiras, chegámos a quase 4 mil alunos, de diferentes níveis educacionais, contribuindo para uma sociedade mais informada e preparada para tomar decisões financeiras responsáveis.
Por último, destacamos a nossa participação ativa em iniciativas de limpeza de praias como o World Clean Up Day, na qual recolhemos mais de uma tonelada de lixo em 2022.
Trabalhamos com retalhistas e marcas de setores diferentes, para acompanhar os seus negócios e registamos uma satisfação muito elevada, tanto dos nossos parceiros como dos nossos clientes.